Quem sofre de Doenças de chagas tem direito a auxilio doença ou aposentadoria imediata?

Minha mãe possui doença de chagas e está sofrendo deste mal. Gostaria de saber como faço pra aposenta-la, tendo em vista que ela é manicure e não paga regularmente o INSS. Como devo fazer passo a passo?

Tambem tenho uma tia que sofre de pressão altissima, toma remedios controlados e tudo. Ela paga regularmente, tambem é manicure. Será que ela tem direito, pois a minha região é muito quente, e a pressão é alta todo dia, qualquer hora se ela continuar trabalhando, vai bater as botas. Como faço para solicitar a aposentadoria tendo em vista o problema dela?

Comments

  • A lei estabelece que é devida a aposentadoria por invalidez ao segurado doente que comprove que sua enfermidade o incapacita total e permanentemente para o trabalho, que tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos um ano, e que esta incapacidade se iniciou durante o contrato de trabalho ou até um ano depois do término do mesmo.

    Nossos tribunais têm decidido que é devida a aposentadoria por invalidez ao segurado, se provado por perícia médica, que a enfermidade – no presente caso a Doença de Chagas (cardiopatia grave causadora de insuficiência cardíaca insuscetível de reabilitação) – o incapacita total e permanentemente para o trabalho.

    Para pagar INSS como autonomo.

    Para fazer o recolhimento pela alíquota de 11%, os trabalhadores deverão preencher a Guia da Previdência Social (GPS) - que é o documento para fazer as contribuições. A inscrição pode ser feita pelo telefone 135, ou pela internet.

  • Descobri a Doenca de Chagas em 2011 atraves de uma doação de sangue,e junto com ela Sopro o escape de Valvula Mitral,tenho direito ao auxilio doença??

  • Sim, tem direito Advogado Amilton Jacques P. Rodrigues

  • Olha eu tenho doença de chagas tbm vivo com convulsões os médicos dizem que não faz parte da doença mas vejo na internet que várias pessoas sofrem de convulsões por essa doença eu não sei mais o que fazer tenho 26 anos e tou aí nessa e pago inss

  • estono auxilio doença a 6 anos foi comprovado que to em capaz au trabalho me atacou no intestino delato não consigo ir au pés só com lavagem queria saber poque ainda não veio minha aposentadoria sendo que esto em capaz au esforço físico faz 6 ano que a doença de chaga ce manifesto tenha 14 anos de contribuição au inss

Sign In or Register to comment.