Você concorda que "NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO"? ?

Essa é uma frase célebre e de conteúdo polêmico de Fernando Pessoa. Gosto muito dessa frase no modo como a entendo. E você?

Update:

Oi Márcio (quase Psicólogo),

A navegação pressupôe ponto de saída e chegada, rota, instrumentos precisos para o controle da Nau, etc.

Viver não tem nada disso! Viver, você vive e pronto! E a 'rota' estará sujeita à toda sorte de intepéries e imprevistos e mesmo assim você vai.. tem que ir! Depois que sai do porto (nasce) não tem como voltar...

+ ou - assim que a entendo,

Beijo,

Kiss

Comments

• Oi Kiss, tudo bem?

Olha, eu não concordo muito com a frase não, talvez pq eu tenha interpretado de uma outra forma.

É preciso viver sim, saber admirar a vida, ter a certeza de que estamos vivos para podermos navegar, e ir atrás de nossos sonhos, nossos objetivos.

Se não é preciso viver, pra que navegar em busca de algo?

Eu gostaria de saber qual o seu ponto de vista sobre essa frase, pois se gosta da mesma, é pq concorda com ela.

Bjokas no coração.

• Kiss, você não nos diz como entende esse verso, bastante conhecido, do poema "Os Argonautas". Mas não consigo imaginar tantas formas assim de o entender.

O que Pessoa diz é que a navegação se faz com ciência e cálculos, o que permite que se fixe seu destino, e que haja uma quase certeza de se o alcançar.

Já para viver não se dispõe de uma ciência a isso dedicada, há mais elementos imponderáveis, e muitas vezes incontroláveis, acidentes de percurso e eventos inesperados. E não se tem nenhuma garantia de chegar ao destino desejado.

Não vejo absolutamente nada de polêmico no verso. É apenas um verso destacado de seu texto, e contexto. O poema, aliás, só se tornou popular por ter sido musicado e gravado por Caetano Veloso, salvo engano meu.

Mas, de qual quer forma, em tese, eu concordo com a idéia.

• Concordo com o Caê em tudo, boa apreciação e objectiva.

Eu amo Fernando Pessoa (não fosse eu portuguesa) mas mais como homónimo e não heterónimo.

Me perdoe, mas não acho polémico, mas sim realista. Fernando Pessoa representava várias personalidade e devido ao seu amor platónico e frustrado por Ofélia, cometia a maior loucura com as palavras. O português permite que isso aconteça devido à sua beleza e complexidade. Há um ditado popular que diz que viver não custa, custa é saber viver. Acho que o que o poeta e escritor refere é isso mesmo, viver não é preciso a não ser que tenha os instrumentos para a navegar com sabedoria.

• Entendo que para evoluírmos é preciso agir, se arriscar, aprender e se aperfeiçoar... Viver é um fato, pois, mesmo parados, estaremos vivos e vivendo de acordo com os ponteiros do relógio.

• Tambem gosto muito do Fernado Pessoa e dessa frase.

Na navegação se errar não tem volta, tem que ser preciso, exato. Mas na vida sempre há alguma forma de consertar o erro! Dale Dale Fernando Pessoa.

• A frase é muito interessante. E realmente tem seu sentido de diferenciar navegar e viver.

Quando se navega, com certeza, agente tem um ponto específico de chegar, afinal ninguém sai p navegar sem um destino. E isso feito com muita precisão de cálculo, para nada dar errado e não sair do caminho desejado.

Viver não é preciso. OU melhor, não tem um lugar exato p chegarmos, nada determinado com antecedência. A cada dia mudamos nossas direções e tudo se altera.

Já debati essa frase em uma aula de filosofia. Esse foi o resultado que tiramos.

Sign In or Register to comment.