como calcular a sustentaçao aerodinamica?
por favor, me ajudem a calcular sustentaçao de uma asa para aeromodelos, e tambem o coeficiente de sustentaçao. por favor me de a unidade de medida e exemplo. desde ja obrigado.(engenharia, categoria)
por favor, me ajudem a calcular sustentaçao de uma asa para aeromodelos, e tambem o coeficiente de sustentaçao. por favor me de a unidade de medida e exemplo. desde ja obrigado.(engenharia, categoria)
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Olá, a fórmula para calcular a sustentação de uma asa é
L=0,5*c_L*rho*S*V^2, onde
c_L é o coeficiente de sustentação da asa (adimensional - não possui unidade),
rho é a densidade do ar (1,2 kg/m^3 é uma boa aproximação para um aeromodelo),
S é a área planar da asa (em m^2), e
V é a velocidade de deslocamento do fluxo (ou a velocidade na qual seu aeromodelo está voando, em m/s)
Calcular o c_L não é tarefa das mais fáceis, especialmente porque você estará lidando com uma asa tridimensional, e há efeitos no escoamento de uma asa tridimensional que afastam o valor do c_L do valor que seria obtido em um escoamento bidimensional. Fatores como enflechamento, ângulo de diedro, razão de aspecto e forma planar da asa influenciam muito.
Para um aeromodelo convencional, eu recomendo uma asa sem enflechamento, sem twist e sem diedro, com pontas de asa retas para facilitar a construção.
Para calcular o c_L do perfil, sugiro dar uma olhada no livro "Theory of wing sections", de Ira Abbott e A. von Doenhoff. Este livro traz uma coletânea de dados de perfis aerodinâmicos que te poupam o trabalho de calcular o c_L do perfil bidimensional. Hoje em dia os grandes fabricantes de aeronaves não utilizam esses perfis aerodinâmicos, mas para aeromodelos é uma tremenda mão na roda (ou na asa, no caso, he he he...)
Lembre-se que o c_L também varia conforme o ângulo de ataque da asa. O comportamento típico do c_L em relação ao ângulo de ataque é aumentar junto com o ângulo e cair abruptamente (os profissionais da aviação referem-se a esta queda como 'ângulo de estol' (stall), quando o avião/aeromodelo não consegue mais se manter no ar e cai).
Espero não tê-lo confundido muito.