USAR MOTOR A GASOLINA PRA GERAR ELETRECIDADE PRA USAR NO PROPRIO CARRO.?
Galera, será que se em um carro ao invés de usar o motor a combustão pra gerar força pra rodas , ele fosse usado pra gerar eletricidade pra um motor eletrico , e esse motor eletrico fosse o responsavel por dar movimento para as rodas , não seria mais economico?
Tipo um alternador gigante abastecendo um motor eletrico robusto.
Comments
Para um sistema de pequena potencia como um automóvel , isto é inviável pois como já dito o peso do conjunto seria maior gerando mais gasto de combustível.
Já em um sistema maior como trens e navios já se torna viável visto que uma embreagem para um motor de mais de 1000cv duraria pouco e a transmissão (cambio) teria que ser algo enorme.
As locomotivas grande parte das locomotivas que existem aqui no Brasil funcionam neste sistema chamado de diesel-elétricas, funcionam com motor diesel 2 tempos um gerador e motores acoplados diretamente as rodas.
Os grandes caminhões do setor de mineração tb são diesel eletricos.
Esse sistema já foi ou ainda está em uso nas maquinas de terraplanagem e transporte florestal marca Le Tourneau empresa dos EUA.
São maquinas enormes. Há um trator com motor e gerador e um motor em cada roda, da certo porque nesse caso o excesso de peso não atrapalha e as maquinas precisam de muita tração para enfrentar o inverno americano e canadense.
As maquinas Le Tourneau foram muito usadas na 2ª Guerra Mundial.
Algumas delas foram trazidas para o Brasil, mas usadas eram consideradas uma bombas.
Veja fotos das maquinas Le Tourneau
https://www.google.com.br/search?q=letourneau&tbm=...
Mas esse sistema está sendo intensamente pesquisado, porque para o futuro do automóvel é previsto o uso de eletricidade através de baterias mais energia solar e mais a obtida através do uso emergencial de um pequeno grupo motogerador, para quando não há carga nas baterias e nem sol, neste caso em havendo necessidade a energia seria gerada emergencialmente por um alternador ligado a um motor a gasolina, que serviria para alimentar os motores instalados nas rodas, exatamente como você propõe.
amigo esse conceito seu de usar um motor a gasolina para gerar eletricidade e fazer o veiculo funcionar com o motor eletrico não é viavel e nem vantagem teria pois sabemos que o gerador a gasolina convencional não e viavel de forma nenhuma continuaria poluindo e o consumo nao seria tão diferente alem de que o gerador eletrico teria que ser maior e dobraria o peso, mais o conceito hibrido da volkswagen no ultimo salao no inicio do ano apresentou um veiculo hibrido que faz 111 km com um litro e qual o funcionamento o veiculo utiliza na sua maior parte do tempo eletricidade so passando para combustivel em situações extremas, de desempenho e força e as baterias são recarregadas pela temperatura do sistema esse sim e bem economico
Qualquer mecanismo gera perdas enormes de potência (lei da termodinâmica). Se tu usar um motor de combustão para alimentar um elétrico, deveria usar no mÃnimo 50% mais potência do que usaria para fazer a mesma coisa apenas com o motor à combustão.
Excelente ideia. Uma carretinha para carregar essa parafernália cairia bem. E salve-se quem puder. Até o Einstein.