pilula do dia seguinte atraza a menstruação?
tive relações e não usei preservativo então no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte.mas eu ja havia mestruado naquele mês e depois de tomar a pilula 5 dias depois minha mestrução veio de novo e nesse mes ela ainda nao veio devo fica preocupada com a ausencia da minha mestruação??
Comments
A pílula do dia seguinte é um método emergencial utilizado pelas mulheres para evitar uma possível gravidez após manter relações sexuais sem o uso de preservativos, ou problemas com a camisinha na hora da relação, enfim caso haja suspeitas de gravidez após 24 horas do ato sexual consumado.
Mas o uso desenfreado do medicamente e sem prescrição médica vem causando uma grande preocupação, pois a pílula do dia seguinte deve ser usada somente em casos emergenciais e não a todo o momento que houver penetração do homem na mulher desprotegida de métodos anticonceptivos.
O alto nível de hormônios nesse medicamento pode gerar vários efeitos colaterais desconfortáveis na mulher além de engordá-la, alguns dos tais efeitos são fortes dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual, ficando quase impossível de se calcular o dia da menstruação e o período fértil, sensibilidades nos seios, náuseas e vômitos também são efeitos colaterais da pílula do sai seguinte.
Se ocorrer vômito e ou diarréia após duas horas da ingestão da pílula é recomendável tomar outra dose, para que a mesma tenha efeito sobre a possível gravidez, e junto à pílula tomar um remédio para evitar diarréia e vômito, mas tudo isso com prescrição médica.
Não pense você que a pílula age como um método abortivo, pois ela só serve para evitar que a gravidez ocorra e nunca, de forma alguma a pílula deve ser tomada sobre suspeita ou gravidez confirmada.