assinale a alternativa que não apresenta erro de concordância?
A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada
B há de existir colaboradores dedicados
C fui eu quem preparei o almoço
D haviam vários bloqueios na estrada
A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada
B há de existir colaboradores dedicados
C fui eu quem preparei o almoço
D haviam vários bloqueios na estrada
Comments
Alternativa correta: B há de existir colaboradores dedicados
O verbo haver, com sentido de existir, é impessoal. Em uma locução verbal, passa a sua impessoalidade para o verbo principal.
Um abraço
Letra ( C)
O verbo concorda com o pronome pessoal ( EU)
Abraços
Prof. Honô
Eu Só
"D haviam vários bloqueios na estrada" é a correta. O verbo "haver", significando "existir", flexiona, muda, sofre alteração, possuindo, assim, singular e plural. As demais:
A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada / Faltaram pelo menos três ingredientes para feijoada
B há de existir colaboradores dedicados / Hão de existir colaboradores dedicados.
C fui eu quem preparei o almoço / Fui eu que preparei o almoço ou Fui eu quem preparou o almoço
"D haviam vários bloqueios na estrada" é a correta. O verbo "haver", significando "existir", flexiona, muda, sofre alteração, possuindo, assim, singular e plural. As demais:
A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada / Faltaram pelo menos três ingredientes para feijoada
B há de existir colaboradores dedicados / Hão de existir colaboradores dedicados.
C fui eu quem preparei o almoço / Fui eu que preparei o almoço ou Fui eu quem preparou o almoço.