Reprodução de bettas ... aquaristas respondam aqui!?

Pessoal estou pretendendo reproduzir bettas, e como é a primeira vez que tento tenho estudado bastante sobre o assunto, mas ainda tenho duas dúvidas que não ficaram muito claras no meu processo de estudo.

1- sobre o macho: ele obrigatoriamente fica sem comer durante todo o processo de reprodução, acasalamento e cuidados com filhotes, ou somente em alguma dessas etapas, ou eu ainda posso alimenta-lo durante o processo??? percebi que isso é um tanto controverso para os escritores do assunto.

2- sobre a fêmea: esta estando ovulada, se eu demorar a reprozi-la depois de algum tempo ela deixa de ficar ovulada sozinha ou depois de ovular ela vai estar sempre a espera do macho? caso ela deixe de estar ovulada sozinha, quanto tempo dura mais ou menos a ovulação dela naturalmente, sem presença de nenhum macho?

P.S.: Eu sempre escolho melhor resposta e dou estrelinhas também.

Conto com a ajuda de vocês!

Update:

Ok Caio, eu inclusive já estou intensificando a alimentação dele antes da reprodução, mas a minha dúvida na verdade é se ele não pode mesmo se alimentar durante o processo reprodutivo, porque alguns artigos dizem que não e outros dizem que sim, então eu queria ter uma resposta de alguém que de fato teve a experiência, que já reproduziu bettas, sem ser meramente teoria sabe!

Comments

  • Olá!

    Por muitos anos eu criei bettas. Tive muito sucesso, mas no início.... Tinha muitas dúvidas e não existia internet, somente livros, as vezes contraditórios, e informações e alguns criadores que não faziam questão de mostrar como conseguiam criar.

    Em relação ao macho eu posso dizer que, se você tem vários e já reparou, eles possuem uma certa personalidade. Alguns são agressivos, outros são calmos, e assim vai... Alguns cuidam bem do ninho e dos filhotes, outros não, alguns conseguem tirar muitos ovos da fêmeas e outros não. Todos os machos que eu tinha eram assim, cada um com uma característica peculiar. Logo, alguns deles aceitavam alimentos durante o namoro e durante a manutenção dos ovos no ninho. Durante a reprodução nenhum nunca ia atrás de alimento. A grande maioria não dava bola para comida durante todo o processo. Eu tentava dar umas bolinhas de ração, alguns comiam, outros não. Se não comesse eu tirava elas com uma mangueirinha de aquário, todo dia eu dava uma sinfonada no fundo do aquário para tirar fezes e restos de comida (se houvesse). Eu evitava dar alimentos vivos, como larvas de mosquitos, para os machos enquanto eles estivessem cuidando dos ovos e filhotes. Nada teórico, mas parecia que eles ficavam mais instigados a comer os filhotes, não posso provar isso, é somente uma observação. O que eu sempre fazia era o que sempre dizem, alimentava bem antes da criação e suas reservas de gordura mantinham-no vivo durante esses dias.

    Em relação ao período de ovulação da fêmea, como eu lhe disse, os livros que tinha não falavam nada a respeito em relação ao tempo que ela fica e em relação ao que acontece se não colocar um macho junto. Minha criação era grande e nunca deixava uma fêmea sem criar, mas o que eu percebia é que ela dava uma emagrecida depois de um tempo sem criar, mas logo voltava a ficar redondinha e com as listras verticais, assim que a colocasse perto de aquários com machos. Nem sempre as fêmeas aptas a criar estão com as listras verticais, havia fêmeas que pareciam magras e sem listras e produziam muitos ovos, o contrário também ocorria, entretanto, vale ressaltar, que a quantidade de ovos liberadas depende da experiencia e capacidade do macho.

    Gostaria de ajudar mais, fazia tempo que não falava sobre criação de bettas. Quero lhe dizer que tenha a liberdade de me enviar e-mails com dúvidas e posso compartilhar tudo o que dava de errado e certo nos meus tempos de betta. Qualquer coisa pode me escrever: [email protected]

    Há muito macete em relação à criação de Bettas, criar é a mais fácil etapa, "vingar" os filhotinhos é mais complicado. Qualquel coisa escreva!!!

    Um grande abraço e bom aquarismo para você!!!

    Rodrigo

  • ai ten umas nos FUTEBOL BRASILEIRO q enxe o saco.. akelas perguntas d uma pessoa engradecendo o próprio time --' e otras do tipo "Quem vai ganhar tal jogo?" e o pior eh q essa pergunta eh repetida varias vezes.. --' ou "Qual o melhor time do Brasil?" nossa axo q tinah q limbar essas perguntas repetidas..

  • Sobre o macho: ele deve ficar sem comer do momento em que o colocar junto a fêmea até a tirada dele do aquário dos alevinos (quando estes começarem a nadar na horizontal). Em nada prejudicará o macho caso você resolva alimentá-lo, porém a medida de não alimentá-lo se da ao fato de previnir que se disperte o instinto predatório e ele coma os alevinos.

    Sobre a fêmea: Sim ela deixa. Nunca reparei no tempo que dura.

    Saiba mais sobre Bettas no meu Blog: http://blogdeaquariofilia.blogspot.com/2011/03/esp...

  • bettas sao solitarias

    as vezes ocorrem brigas entre macho e fem~ea como nao tenho experiencia com elas e melhor se irnformar um pouco mais

  • Essa história de que o macho não pode comer antes da reprodução é um mito o que ele não pode é comer durante e nem depois pois isso irá afetar o cuidado dele com os filhotes.

    Observações importantes:

    Ao colocar a fêmea no aquário, ela deverá estar "ovada", ou seja, com seu ventre inchado e com algumas linhas verticais, o que indica que ela está pronta para a reprodução. É aconselhado que, antes da reprodução, os aquários do macho e da fêmea sejam colocados lado a lado para eles irem se "acostumando" um com o outro.

  • Campanha "Ganhei 2 pontos por não responder nada!"

    ........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡

    ........|..........2 Pontos .....|||"|""\__

    ........|__________________|||_|___|)<

    ........!(@)';(@)";"""**!(@)(@)****!(@)

    JUNTE-SE A NÓS GALERA, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE.

    E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS

Sign In or Register to comment.