E mais uma vez o Brasil promulga lei que prejudica o cidadão!!!?

A Nova Lei dos Estagiários está causando muita dor de cabeça para quem já tem contrato de estágio assinado...

Muitos estagiários são horistas e com a redução de 8 h para 6 h o valor da bolsa auxílio, que já não é uma Brastemp, ficou pior ainda...

E para piorar... os estagiários que tinham contratos há mais de 2 anos na empresa estão sendo dispensados e voltando ao mercado de trabalho...

Isto acaba de acontecer com uma estagiária minha... o contrato previsto dela era de 3 anos para depois ser efetivada... no começo desta semana ela fez 2 anos e a empresa teve que dispensá-la, pois não faz parte do orçamento aprovado pela Matriz no Exterior, novas contratações.

Só que agora ela tá saindo sem direito a nada (seguro desemprego, FGTS, perspectiva de novo emprego...) e as contas dela e a faculdade??? quem vai pagar???

Como isto me entristece... apesar de todos os abusos sofridos pelos estagiários, pelo menos eles tinham um dinheirinho no final do mês e não precisavam ficar na fila do desemprego...

Lamentável!!!

Update:

A Lei já foi sansionada e publicada em Diário Oficial.

Lei 11.788, 25/09/2008, publicada na DOU de 26/09/2008.

Antes de criticar... procure se informar melhor....

Update 3:

Caro Luiz, sei que geralmente é isto que acontece, contudo a menina e nem nós contávamos com isto... afinal ela teria mais 7 meses se estágio pela frente...

Já fui por muitos anos estagiária e sei que é apenas uma máscara para não pagar os impostos previdenciários...

A questão não é esta... a questão é a Lei vir mexer em algo que já estava em andamento e prejudicando as pessoas.

Quem ganha, por exemplo, 500,00, passará a ganhar 300,00 (pq diminui a jornada)... e aí, como faz com o orçamento???

Comments

  • Fico triste pela sua amiga , mas a lei é boa porque muitas empresas ficavam com estagiários por um longo tempo, na maioria das vezes não pagando nada ou pagando um valor muito pequeno , e depois do tempo de estágio eram dispensados . Foi para acabar com a prática abusiva que a lei foi criada . Vai haver uns acertos nessa fase inicial , mas futuramente as coisas vão se encaixar e os estagiários serão os beneficiados , ou pelo menos não serão explorados .

  • Que eu sabia esta Lei não é válida, para estagiário que já esteja estagiando.....

    Isso irá vigorar de fato no ano que vem...

    A partir do momento que a pessoa fecha um contrato ela esta ciente das condições e limitações referentes a seguro desemprego,fgts..etc

    Meu conselho é para vc como "empresária",se informe melhor!

  • Bem, a lei do estágio buscou corrigir alguns problemas que surgiram graças a falta de profundidade da lei anterior, vejamos.

    Você fala da dispensa de sua estagiária como se fosse algo que não acontecia com a lei anterior, se um estagiários era dispensado antes, ele também não tinha direito a nenhum dos beefícios trabalhistas e previdenciários que a legislação destina aos empregados.

    A nova lei busca prevenir a prática comum em várias empresas que é a utilização dos estagiáros como mão de obra barata e desonerada de obigações trabalhistas e previdenciárias.

  • Pois eu acho que essa lei protege os estagiários e prejudica os empresários, que querem sempre se dar bem pagando baixos salários.

  • Quatro pessoas responderam de modo sensato a sua pergunta.

    Tenho quase certeza de você não irá escolher entre estas a melhor resposta, porque pelo que posso ver você já fez um julgamento da lei, mas, se quiser um conselho, mesmo que não as escolha, leia direitinho o que a Jackeline, o Pedro e o Luiz Elias M e a akelarus falaram, pois eles deixaram aqui argumentos sérios e satisfatórios, que compravam que nosso empresariado não é "santinho" e se beneficiava com a prática da exploração do estagiário!

    O negócio no Brasil é explorar, tanto faz que sejam trabalhadores do campo, bóias-fria ou estagiários. Temos de acabar com isso. As pessoas que trabalham precisam receber algo digno, e não a esmola que os empresários querem pagar. Dessa vez parabenizo o Senado por ter aprovado a lei!

  • E aqui no Exterior, os jornais dizem que a pobreza no Brasil acabou. Classe media para todos.........?!

  • CARAJO, QUANDO VOCÊS NÃO TÊM DO QUE FALAR MAL INVENTAM....

    POBRES-COITADOS!

    O texto passou por duas votações no Senado e outras duas na Câmara e segue agora para sansão presidencial.

    A REDUÇÃO DA JORNADA E A RESTRIÇÃO DO TEMPO DE CONTRATO, QUE PASSARÁ A VALER POR NO MÁXIMO DOIS ANOS, PODEM ATACAR A UTILIZAÇÃO DO ESTÁGIO COMO FONTE DE MÃO-DE-OBRA BARATA E ASSIM TRAZÊ-LO DE VOLTA PARA SEU OBJETIVO: COMPLEMENTAR A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS.

    O QUE PRECISA É TER MAIS FISCALIZAÇÃO, PRA SER IDENTIFICADA AS EMPRESAS QUE ATUAM DE FORMA ERRADA.

    A advogada trabalhista Aparecida Tokumi Hashimoto, do Granadeiro Guimarães Advogados, se mostrou mais otimista com a chegada da nova regulamentação. “Sou completamente a favor. Estagiário não pode ser contratado para substituir profissional formado, com registro”, defende.

    Ela discorda da tese de que só as empresas sérias serão afetadas com as mudanças e as que agem na ilegalidade continuariam a explorar estagiários. “Empresas sérias não serão prejudicadas, pois a maioria já cumpre a lei. Quem desvirtua o estágio é que terá que se adequar”, diz.

    Confira as principais mudanças da nova Lei de Estágios:

    Restrição de jornada

    - Quatro horas para ensino fundamental (últimos anos) profissional de educação de jovens e adultos

    - Seis horas para ensino superior, ensino profissional de nível médio e ensino médio regular

    - Jornada reduzida a pelo menos a metade em época de provas

    Duração do estágio

    - Máximo de dois anos por empresa, com exceção de profissões em que há regulamentação própria

    Bolsa-auxílio

    - Remuneração compulsória para estágio não obrigatório

    - Vale-transporte compulsório para estágio não obrigatório

    - A concessão de outros benefícios é permitida, sem que isso estabeleça vínculo empregatício

    Férias

    - Recesso remunerado de 30 dias em estágios com duração superior a um ano

    - Recesso proporcional quando o estágio tiver duração inferior

    Saúde e segurança no trabalho

    - Serão aplicadas ao estagiário as legislações trabalhistas que envolvem saúde e segurança no trabalho

  • Como disseram acima, alguém sempre perde nas mudanças; e já estava virando umna farra a utilização de estagiários como mão de obra barata

  • Confia no PT aquele que brigou pelos direitos dos trabalhadores?

  • vc queria o que um presidente que nunca trabalhou na vida viveu sua vida as custa dos metalurgicos e agora ele não quer quee os outros trabalhem,tenho um irmão que tinha dois estagiárioio e mandou embora por causa da nova lei,e a vida salve salve lulinha

Sign In or Register to comment.