Conhecem alguma tecnica para controlar nervosismo durante um teste?

Tenho grande dificuldade em realizar testes, fico nervosa irritada, e acabo errando.

Se alguém tem dicas, por favor me ajudem.

Comments

  • Na verdade fico observando as pessoas e o quanto estão nervosas e apavoradas e imagino que isso não as ajuda em nada. E fico imaginando que o mesmo pode acontecer comigo, q posso até ficar desesperada e aí todo o meu esforço em nada adiantará, sairei do mesmo jeito q entrei então fico tranquila, muito tranquila. As ultimas provas q participei foram a de psicotécnico para carteira de motorista profissional (renovação) e por ultimo disputei uma vaga na escola de musica aqui da minha cidade (Taboão da Serra), nem é necessário dizer q passei em ambos os testes. Poucas provas fui reprovada durante minha vida pelo motivo de manter a calma. Por isso muita calma nessa hora. O que você tem a perder? Uma prova é uma prova e se você pensar q precisa de todos os seus neurônios naquele momento e não pode perde-lo dando-se ao luxo de "ficar nervoso". Então é claro q não será 100%, mas aumentará bastante suas chances. Boa Sorte!!!!

  • Técnicas de respiração

    Shiatzu

    Ioga

    Vão te ensinar maravilhas

  • Certa vez se perguntou a uma atriz veterana se depois de anos de experiência ela ainda ficava nervosa antes de representar. “Claro que sim”, disse ela. “Ainda sinto um frio no estômago antes de toda apresentação. Mas, ao longo dos anos, tenho conseguido regular a temperatura.”

    O objetivo, portanto, é controlar o nervosismo, não eliminá-lo inteiramente. Por quê? Porque nem todo nervosismo é ruim. Existem dois tipos de nervosismo. Um se deve à falta de preparação. Mas o outro é uma forma mais positiva de ansiedade. Este tipo de nervosismo faz-lhe bem, porque o motiva a fazer o melhor. Este nervosismo simplesmente prova que você se importa. Para manter o nervosismo ao mínimo, experimente o seguinte:

    Pense na palestra como conversação, em vez de como discurso. “É só uma conversa comum”, diz o experimentado Charles Osgood, “e é você quem fala o tempo todo”. Coletivamente, a assistência é a pessoa com quem você conversa. Às vezes é apropriado relaxar e sorrir. Quanto mais conversante for sua maneira de falar, mais descontraído ficará. Há momentos, porém, em que a matéria e a ocasião talvez exijam um tom mais formal, sério e até dinâmico.

    Lembre-se de que a assistência está do seu lado! Mesmo quando o nervosismo fica evidente, a assistência em geral usa de empatia. Portanto, encare-a como um amigo. Os ouvintes querem que se saia bem! Imagine que são seus convidados, e você, o anfitrião. Em vez de pensar que a assistência deve deixá-lo à vontade, diga a si mesmo que, como anfitrião, você a deixará à vontade. Essa inversão de posições o ajudará a moderar o nervosismo.

    Concentre-se na mensagem, não em sua pessoa. Imagine que é um carteiro apenas entregando um telegrama. O carteiro recebe pouca atenção; o telegrama é o que o destinatário quer. Acontece o mesmo ao se apresentar uma mensagem em público. O foco das atenções é primariamente a mensagem, não você. Quanto mais entusiasmo sentir pela mensagem, menos ansioso ficará.

    Não coma demais antes. Certo orador profissional lembra-se da ocasião em que comeu demais antes de proferir um discurso de duas horas. Ele relembra: “O sangue que devia estar no cérebro estava no estômago, digerindo bife e batatas.” Uma lauta refeição pode ser o seu pior inimigo ao se apresentar perante uma assistência. Cuidado também com o que bebe. A cafeína pode deixá-lo nervoso. O álcool embota os sentidos.

    Talvez sempre sinta um surto de nervosismo ao começar a falar em público. Mas, com experiência, descobrirá que esse nervosismo inicial não passa disso: nervosismo inicial, que se desvanece pouco depois de começar a falar.

  • Parece loucura, mas já deu certo várias vezes comigo.

    É só vc imaginar que todos a sua volta estão pelados. Tente fazer isto da próxima vez e depois me diga se deu certo.

Sign In or Register to comment.