Função sintática:Como descobrir se o objeto é direto ou indireto, na oração com pronomes oblíquos?

Olá a todos. Eu tenho uma certa dificuldade para saber se o objeto é direto ou indireto, quando a frase tem pronome oblíquos. Alguem poderia me ajudar? Não sei, só uma dica serve.

Exemplo de frase: Os deuses NOS vendem tudo a preço de trabalho.

Desde já, obrigado.

Comments

• OBJETIVAS DIRETAS:

A oração subordinada objetiva direta é aquela que funciona como objeto direto da o-ração principal. Em sua estrutura básica, ela é formada por sujeito + VTD + oração subordina-da substantiva objetiva direta. É uma maneira prática para encontrá-la perguntar, depois do verbo da principal, o que...?. Vale ressaltar que o verbo da oração principal deve ser sempre tran-sitivo direto. Observemos os exemplos abaixo:

• Sei que uma praça e uma casa são belas quando me comovem.

• E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

• Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

• Sonho que meu pai me vem matar.

• Pediu-lhes com lágrimas nos olhos que dessem remédio ao mal.

• Talvez penses que teu pai não queria que tivesses nascido.

• Nenhum homem pode domar a língua.

• Muitos economistas previram que o desemprego aumentaria.

As orações subordinadas substantivas objetivas diretas podem vir encabeçadas pela conjunção subordinativa integrante se e por pronomes interrogativos, nas frases interrogativas indiretas. Analisemos os exemplos da Gramática Aplicada aos Textos, de INFANTE (1996):

se ela virá a festa

como você chegou aqui

onde você esteve

Quero saber... quanto foi gasto

quando você chegou

qual foi o problema

Há também um tipo de oração subordinada substantiva objetiva direta reduzidas de in-finitivo, como podemos ver nos exemplos abaixo:

a ) Deixe-me descansar

b ) Mandei-os entrar

c ) Ouvi-o gritar

Percebemos que nesses casos os pronomes oblíquos atuam como sujeitos dos infiniti-vos verbais. Para percebermos melhor, vamos observar agora as orações reduzidas transformadas em orações desenvolvidas:

a ) Deixe que eu descanse

b ) Mandei que eles entrassem

c ) Ouvi que ele gritava

Como podemos notar, os pronomes oblíquos, nas orações desenvolvidas, foram subs-tituídas pelas formas correspondentes, e assim fica-nos claro que se trata dos sujeitos das formas verbais.

OBJETIVAS INDIRETAS:

A oração subordinada substantiva objetiva indireta é a que completa a principal, exer-cendo nela a função de objeto indireto.A preposição que introduz a objetiva indireta é exigida pelo verbo da principal (verbo transitivo indireto). Sua estrutura básica é: sujeito+VTI+oração subordinada substantiva objetiva indireta. Vejamos os exemplos:

a) Alguém me convencera de que eu devia jejuar.

b) O agente convenceu-o de que não é nem camelô, nem policial, nem cobrador de impostos.

Em alguns casos, da mesma forma que o objeto indireto, a oração objetiva indireta também se inicia com preposição, que pode, às vezes, estar subentendida. Exemplos:

a) Ninguém discorda (de) que a proteção à natureza é essencial à vida.

b) Duvido (de) que esse prefeito dê prioridade às questões sociais.

• moleque ecu moro na favela sempre tem tiroteio tem que ficar ligado em tudo,é policia atirando e perguntar depois quem é é traficante contra traficante o negócio aqui é doido

Sign In or Register to comment.