Com um Telescópio de 60mm de abertura vejo ke +/- ?

Com um Telescópio de 60mm de abertura consigo ver sturno de perto,ver as machas e tal ?E as nebulosas ?E as galaxias?

Alguem sabe quantos kilometroas ele alcança ?

vlw abraços

Update:

Mas não da pra ver nem um pouco das nebulosas ?Nem das galaxias ???? Se a resposta for sim me digam como fica a imagem (distorçida,fraça,longe,)COMO ?não entendo muito disso

vlw galera

Update 3:

Mas não da pra ver nem um pouco das nebulosas ?Nem das galaxias ???? Se a resposta for sim me digam como fica a imagem (distorçida,fraça,longe,)COMO ?não entendo muito disso

vlw galera

Comments

• Eu tenho um telescopio refrator da Tasco de 60mm, e digo que da pra vc observar as crateras, "mares", montanhas da nossa lua.

vc tambem pode ver a beleza das Pleiades em Touro.

Nebulosa M42 em Orion fica sendo uma mancha fraca de luz branca em contraste com a escuridão do universo.

da pra ver os aneis de Saturno, inclusive com uma divisão, faixas equatoriais quando o planeta esta em aproximação.

Jupter da pra ver as 4 maiores luas, da pra ver faixas da atmosfera.

Venus da pra ver suas fases.

Marte tb da pra ver mais sem detalhes da atmosfera.

da pra ver muitos aglomerados de estrelas.Para observação de galaxias este telecopio não é muito bom.

Se vc esta começando vale a pena ter este de 60mm, mas se quiser um que seja realmente bom, vc vai ter que invistir uns R$5000, em algo que tenha uns 200mm de abertura.

• Alguns objetos como LUA e suas crateras, PLANETAS e ESTRELAS brilhantes, são mais fáceis de observar que GALÁXIAS ou NEBULOSAS, estas requerem um céu limpo, sem lua, sem iluminação artificial por perto e com baixa umidade relativa do ar, alem de uma lente mais potente.

• Talvez consigas ver um pouquinho da nebulosa de Orion (pertinho das 3 Marias), mas muito fraco pois esta abertura é pequena e capta pouca luz (a imagem fica escura). Para nebulosas as aberturas devem ser maior que 100mm para lunetas e 130mm para refletores. Galáxias a mesma coisa, mas talvez não tão ruim pois algumas são mais brilhantes como Andrômeda e talvez NGC253. Tudo isso se estiveres num local bem escuro, longe da cidade.

Mas a pergunta que não quer calar: sabes onde estão estes objetos celestes? Sem saber ode estão não será a luneta que vai te mostrar.

Aberturas pequenas como essa além de captarem pouca luz, diminuem a resolução (a capacidade de ver detalhes) e não permitem grandes aumentos, no máximo 120x.

Mas ela serve para ver planetas. Certamente, se souberes identificar Saturno, vais ver seus anéis (como uma pequena bolinha com uma alça ao redor, nesta época os anéis de Saturno estão de perfil e de difícil visualização). Em Júpiter vais ver a bolinha do planeta e suas 4 principais luas.

Use este simulador para ter uma ideia:

http://www.scopesim.com/index.php?option=com_conte...

.

Sign In or Register to comment.