URGENTE!!! Como é o uso do violino como solista nos concertos de Bach e Mozart?
Gostaria de saber como é o uso do violino nos concertos de Bach e Mozart. É um trabalho que emu professor me passou e tenho que terminar ainda hoje!
Obrigado a todos.
Gostaria de saber como é o uso do violino nos concertos de Bach e Mozart. É um trabalho que emu professor me passou e tenho que terminar ainda hoje!
Obrigado a todos.
Comments
Não ficou muito claro sua pergunta. "uso do violino"...
Mas vamos lá...
Nos concertos de Bach (assim como nos de Vivaldi e outros compositores do barroco) o solista tocava os "tuttis" juntos com a orquestra. E sua parte completa o conjunto. À partir do Classicismo (Haydn e Mozart), o solista ganha destaque. Ele é independente e voz mais importante da peça. Toda estrutura musical é repensada no classismo e isso afeta o gênero "concerto" que agora passa para orquestra somente apresentar o tema primeiro, e depois de alguma espera, o solista entra como elemento principal, não apenas "complemento".
No romantismo Mendelssohn vai inovar com uma rapidíssima introdução da orquestra no concerto em mi menor.
Outra diferença entre os concertos que você citou é a cadência, improvisação do intérprete depois do desenvolvimento e antes da coda. E por falar nisso, esses são termos também do classicismo, característica da forma sonata (exposição-de 1 ou mais temas- desenvolvimento-reexposição-coda.)
Vale notar a diferença desses concertos quanto as frases, que no Bach são mais longas, quase intermináveis, ligadas como que uma sequência, já no Mozart, são mais curtas e claramente definidas, além do constante diálogo entre as vozes, como pergunta e resposta.
um abraço♪