Pessoal , me ajudem em quimica!!! darei 10 pontos ( sobre ligaçoes quimicas)?

A fórmula molecular de uma substancia é QR². A molécula desta substancia apresenta somente ligaçoes covalentes simples. Os números atomicos dos elementos Q e R que constituem a substancia QR² podem se, respectivamente:

a) 12 e 16

b) 16 e 8

c) 56 e 35

d) 8 e 9

Pessoal me expliquem a questão também pois quero entender

Comments

• Vamos por partes:Se você pegar a tabela periodica vera que a letra a, o 12 pertence a familia 2A e um metal(magnesio),e o 16 e um ametal da familia 6A(enxofre),metal com ametal ligação ionica.resposta errada.A letra b,o 16 pertence a familia 6A(enxofre),o 8 pertence tambem a familia 6A(oxigenio),os dois 6 eletrons compartilhando fica SO ou seja(QR),resposta errada.A letra c o 56 pertence a familia 2A um metal(Bario),o 35 pertence a familia 7A(Bromo),um ametal,um metal com um ametal,ligação ionica,resposta errada.Quando identificar ligação ionica ja esta errada porque o enunciado diz que e covalente(ametal com ametal).A letra d,o 8 pertence a familia 6A(oxigenio),um ametal,o 9 pertence a familia 7A(fluor),tambem um ametal,os dois irão compartilhar os eletrons para se tornar estaveis,igual os gases nobres8 eletrons,mas observe que o oxigenio da familia 6A necessita de 2 eletrons e o da familia 7A necessita apenas 1 eletron,então sera necessario um outro da familia 7A para completar o oxigenio.Então sera a resposta certa letra D, OF2 ou QR2.pelo numero atomico você descobre a familia e a familia esta relacionada com o numero de eletrons.2A,2 eletrons,6A,6 eletrons,e assim por diante.espero ter ajudado.

• Letra c?! Foi um chuteee.........

Sign In or Register to comment.