Sobre a inclusão escolar?

Qual sua opinião? A favor ou contra?

O que pensa a respeito desse assunto?

Update:

Antecipo meus agradecimentos pela gentileza dos amigos que deixaram suas opiniões e todas são muito válidas!

O assunto é extremamente complexo e delicado, uma vez que o ser humano tem uma tendência em excluir o diferente, o deficiente e mesmo aquele que acham que não se encaixa nos moldes ditados pela sociedade.

Quanto à inclusão escolar, não creio que uma Lei seja suficiente para ditar regras a seguir. Acho que cada situação deve ser avaliada individualmente.

Sem professores muito bem preparados e motivados não há o que fazer. Hoje os professores têm dificuldades até com alunos ditos "normais". Além disso, em uma sala com 30 ou mais alunos, um professor não poderá ter uma atenção mais voltada a esse aluno deficiente.

Culpa do professor?? obviamente não. Todo o sistema precisa mudar.

Vou além, toda a sociedade precisa mudar e deixar de encarar o deficiente como pária.

Um grande abraço a todos

Comments

• Amigo, sei que sou voto vencido, mas acredito firmemente que crianças com problemas teriam melhor aproveitamento em escolas e turmas específicas, com professores preparados para lidar com crianças como elas e que não tivessem que dar conta de um conteúdo programático durante o ano letivo. Fatalmente os professores de turmas comuns não podem perder tempo com crianças que não conseguem acompanhar o restante da turma e essas crianças acabam sendo ficando para trás. Se eu tivesse um filho especial, procuraria uma escola especial para ele. Boa sorte.

• sou a favor,mas deveriam ter um professor ou professora a mais na sala de aula...mas como e brasil....mas sou a favor sim.

• Nos primeiros anos, turmas regulares. Saindo do maternal para a alfabetização, eu precisaria verificar se a criança consegue acompanhar a turma, do contrário ela não receberia os cuidados e tratamento dirigidos ao seu aprendizado. Cada caso é um caso e precisa de acompanhamento dos pais que podem ponderar/avaliar até onde uma turma regular está ou sendo adequada para seu filho ou filha.

• Sou a favor,porque todos tem o direito de estudar e serem pessoas normais ,mesmo tendo algumas diferenças!!Isso aí se não haver a inclusão é bulling e descriminição racial,não só pela cor mais também por causa de deficiencias fisicas ,mentais ou até espirituais!!

• A favor.

Tenho um sobrinho com paralisia cerebral. Não anda e não fala.

Mas é inteligentíssimo! Emotivo, sensível, esperto... Eu sei que para quem

não se relaciona com um deficiente (e é importante que eu diga que não vejo

nada de errado em usar tal palavra) o ponto de vista é um tanto quanto diferente.

Está na hora de respeitarmos as pessoas, de ensinarmos as nossas crianças e filhos

que somos seres diferentes, cada um com seus talentos, habilidades, dificuldades, particularidades,

gostos, enfim...

Claro que temos que respeitar, por outro lado, a decisão de quem está diretamente envolvido no processo. Os surdos, por exemplo, em sua maioria, acho, são contra o fechamento do INES, porque as escolas não estão preparadas para recebê-los e dar a eles a educação bilingue que desejam e é necessária. Tbm sou contra o fechamento, claro, imagine o que seria para nós aprender em uma sala que somente houvessem falantes de alemão e eu fosse o único falante do português (eu e meu interprete) isolado no mundinho particular?

• Sou a favor desde que a criança tenha uma atençao mais diferenciada dos outros

Sign In or Register to comment.