Quem é que concede os "poderes" a um líder religioso?
Todos os líderes religiosos (padres, pastores, sacerdotes...), tem uma espécie de poder: desde benzer água até poder realizar rituais (baptizados, absolver pecados, libertar as almas...).
Quem é que lhes concede tal poder? A única diferença entre eles e os comuns mortais são os seus diplomas de teologia (e por vezes nem isso). Também não pode ser a reza, pois conheço pessoas que de certeza rezam bem mais do que eles e não é por isso que têm esse tipo de capacidades...
Posso eu (um comum Ateu) realizar essas tarefas? E porquê? O que é que me iguala / diferencia deles?
Comments
Os poderes que um religioso possui são dados por quem acredita nele. Simples.
Primeiro: você não pode realizar essas coisas porque você é ATEU, se não crê como fazer acontecer, e segundo, esse poder é dado por Deus, claro que muitos não tem dom para tais atos, mas os que verdadeiramente os tem, os recebe de Deus.
Bom, eu vou te responder... O que diferencia é a santidade...
Vou te contar uma historia bÃblica
Tinha um homem que via Paulo, apóstolo de Jesus, expulsar demonios, aprendeu direitnho...
Aà tinha um demonio que se manifestou em uma pessoa e ele foi lá expulsar, sabe o q o demonio disse? Paulo eu sei quem é, Jesus eu sei quem é, Mas e vc? E o endemoniado deu uma surra no homem, coisa q jamais aconteceu com Jesus e seus discipulos, muito pelo contrário, os demonios só viam a Jesus e caiam de joelhos e começavam a clamar penitencia... Estas 2 historias estao em atos 19 e Marcos 5
Qdo vc tem uma vida aos pés ed Cristo vc recebe a autoridade de Cristo de pisar serpentes e escorpioes e realizar sinais maravilhas e
Jà os padres, a sua autoridade quem concede é o papa, bom não concordo com isso, mas leia aà a bÃblia e veja vc mesmo o que te digo
O PODER VEM DO ALTO, DEUS DÃ A QUEM BEM ENTENDE, ELE DEU PODER ATE PARA UMA MULA FALAR
O poder de abençoar nos é dado a cada um de nós. Não só os padres e pastores podem fazê-lo, porque a bênção é transmitida por Deus. O que ocorre é que padres e pastores assumiram uma missão exclusiva de estar sempre a serviço de Deus. Assim, possuem esse "poder" natural que não os tornam diferentes de ninguém.
Nem sempre são dados por quém acredita nele! na maioria dos casos são alto intitulações em que ele mesmo, diz que foi Deus quem disse que ele fosse aceito no mundo da farsa e da mentira, e atravéis da eloquência e do prestigio, muitas vezes dar certo. A ilusão sócio económica-cultural é quem dita as regras assim como a pólitica.
Amigo, sou católica, e respeito sua religião. Muitas pessoas podem me humilhar agora, mas a Igreja Católica, tem muita coisa q as pessoas nao sabem..Porque o DÃZIMO? Oque aquilo faz? Eu nao pago dÃzimo... nao dou meu dinheiro à igreja.... Dou meu Dinheiro a Deus. Por isso nao pago dÃzimos. Pra q? pra esses padres q dizem ter todo poder, ir lá, e abusar de CRIANÃAS? que poder eh esse?? Deus Condena isso..
E sempre falei isso, e sempre vou falar.
A igreja católica, era uma farsa. Pode ler em livros da época medieval, e vai ver. A única coisa q mudou, foi os anos. Pq continua o mesmo.
Sou católica, canto na igreja, Acredito em Deus e Jesus. Mas não acredito em certos padres, e partes do Clero. Mas ainda acredito, q Deus da poder, a qm acredita, e confia nele.
Essa resposta do Petrus foi ótima.
Já ouviu dizer que "querer é poder"?
Pois é,... todo aquele que se "eleva" no reino de Deus é porque "quis muito" ser um ministro de Deus. Deus o chamou e ele não negou esse chamado. Ele não foi pensando no dinheiro, mas no quanto é maravilhoso ter um pacto com Deus, salvando pessoas das trevas e dando-lhes uma vida digna.
Esse é o pregador que vive 24 horas por dia para fazer a obra de Deus.
à isso...
Bom, infelizmente, no meio do caminho, alguns se desviam (lÃderes da Renascer, Edir Macedo, etc.)...
.
.
Poder, segundo o dicionário Michaelis é: “faculdade de quem comanda, governa”; enquanto que autoridade é definida como: “habilidade de quem influencia”. Note que poder é descrito como faculdade enquanto autoridade é uma habilidade.
Jesus deu poder aos discÃpulos..Lucas 9/1
"E, CONVOCANDO os seus doze discÃpulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades."
Na atualidade ...continuam recebendo de Deus.