Você acha que hoje em dia ainda existem pais e mães que agem assim ?

"Toda vez que ela o via, o coração disparava. Foi assim desde que fora a primeira vez à fazenda dos pais dela para negociar um bezerro nascido há pouco dias.

Bastou um bom-dia do rapaz, sem nenhuma segunda intenção, para despertar nela uma sensação que lhe pareceu muito estranha, mas ao mesmo tempo muito boa.

Acabara de conhecer o amor, e foi à primeira vista.

Ela se chamava Dorotéia. Tinha apenas 16 anos, recém-completados. Era uma mocinha encantadora, de pele bem branquinha e umas poucas sardas, que lhe davam certo charme.

Ele se chamava Orlando e aparentava ter uns vinte anos. Era moreno, alto, cabelos pretos lisos, músculos rígidos, com aparência de alguém acostumado ao trabalho pesado. Era peão da fazenda "Aurora", que ficava a alguns quilômetros da dela.

Orlando não percebeu nenhuma manifestação especial por parte da moça, mas os pais desta sim.

Ele veio outras vezes à fazenda dela e aí sim começou a notar os olhares e sorrisos que ela lhe dava e os cochichos com a irmã mais nova. Logo começou a interessar-se também por ela. Como era solteiro, achava que não havia mal nisso.

Puro engano.

Os pais da moça, observando o comportamento da filha e do peão, decidiram proibir a vinda deste à fazenda. Para eles, sua filha deveria casar-se com o filho do compadre Eduardo Noronha, dono da próspera fazenda "Maringá", distante cerca de uma hora da sua.

Dorotéia, porém, não tinha nenhuma atração por Armando

Noronha. Aos olhos dela, o rapaz parecia feio, com uns óculos de lentes garrafais.

Como precaução, pediram ao fazendeiro vizinho que mandasse Orlando para o mais longe possível daquelas paragens. Dentro de pouco tempo, o rapaz recebe a notícia de que trabalharia em Goiás, onde ganharia o triplo do que recebia ali.

Tentou se comunicar com Dorotéia, mas não houve ocasião para isso. Partiu, mas com a convicção de que voltaria e, depois de se estabilizar, levaria sua amada.

Para Dorotéia, foi contada a história de que Orlando havia fugido com uma das moças da fazenda onde trabalhava, e que esta estava grávida do rapaz.

A moça não se conteve e chorou durante vários dias. Como Orlando pudera fazer aquilo com ela?

Ele ainda tentou corresponder-se com Dorotéia, mas as cartas não chegaram às suas mãos.

Os pais de Dorotéia tomaram conhecimento de que Orlando prometera voltar para buscá-la. Resolveram tomar uma atitude mais drástica.

Tempos depois, chega a notícia de que Orlando havia sido morto numa briga com um dos empregados da fazenda onde trabalhava. A versão era a de que um dos peões se engraçara da esposa deste e, para lavar a honra, Orlando foi tirar satisfações com o tal rapaz.

Dorotéia tinha assim a confirmação de que o namorado a havia abandonado por outra. Mas ainda assim chorou a morte do amado.

Diante desses fatos, ela, mesmo contra a vontade, aceitou casar com o filho do compadre Eduardo Noronha.

Foram infelizes para sempre..."

.

* LAIRSON COSTA - Amor Impossível. In: Contando História. Belém: L & A Editora,

2006.

Publicado no Recanto das Letras em 17/12/2008

./\___/\

(=~_~=)

.*•.¸¸.•*

.¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)

.(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•► ॐ Beijinhღs carinhღsღs, meus Amores ॐ

♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥

Comments

• Nossa ! Amiga!

No meu tempo de namoro, eu diria anos 80. Era assim mesmo, embora esta situação já estivesse em sua fase final, pois, já havia uma coscientização muito grande a respeito do amor e que de nada adiantaria os pais escolherem com quem os filhos deveriam se casar.

Ainda hoje há muitos fatos da geração passada que demonstra claramente esta situação. Mas, atualmente os jovens são mais conscientes e acabam se tornando desobedientes e com razão.

A novela das 8 está enfatizando este episódio, o que traz ainda mais conscientização aos pais, porque há na verdade muitos pais que querem a todo custo casar o filho ou a filha com um parceiro ou parceira que seja próspera financeiramente.

Mas, isto já é passado, mesmo a escolha sendo feita pelo jovem ainda assim está difícil dizer que vai dar certo.

• Muito triste essa historia Cyganinha. Eu não derramei lágrimas porque tenho dificuldade em derrama-las, mas chorei por dentro. Eu fiquei com medo de que a garota cometesse suicidio no final. Uma vida infeliz deve ser melhor que o suicidio, pois pelo menos tem alguns momentos que valem a pena. Com certeza ainda existem pais e mães que agem assim. Mas não devem ser muitos, só os muito doentes mentais mesmo, pois eu tentei me lembrar de alguém conhecido que é assim e não consegui.

Beijos Cy

• Os tempos são outros, mas ainda há pessoas com esta miopia, capazes de condenar a felicidade dos próprios filhos, mesmo sem a intenção de fazê-lo. Na verdade, o que se acreditava era que a moça amasse o escolhido por eles com o tempo, esquecendo do infortunado.

• Minha linda!!!!! infelismente nesse nosso mundo há todo o tipo de gente, isso sempre existiu e sempre vai existir!!!!!!

As pessoas são de uma certa maneira desinformadas do mundo atual e acham que só elas tem o poder de saber o que é certo ou o que é errado pra tudos e todos!!!! bjs. em seu coração

• Nossa amiga, que história trágica!!!!! Fiquei triste por Dorotéia;;;

Parece até enredo de novela! Porém creio que sim, isso acontece muito, mas acho que mais nos interiores de nosso país, onde as mães, mas principalmente os pais buscam ainda casamentos arranjados para suas filhas, sem se preocupar com o que a própria menina quer...Triste isso....Não sei o que faria se isso me fosse imposto.Provavelmente fugiria!!!!

Bjinhos a vc querida!

Livy =)))

=================

PS: MEIRE!!!! Vc voltou!!!!!!!!!!!!!! Que bom!!!!!

• Claro que sim, sem dúvidas, principalmente pais mais ricos (quanto mais rico, mais quer ser)....e como não são felizes em seus casamentos, não permitem que os filhos sejam também....

Ou talvez façam na intenção de proteger, por julgar que seus filhos ainda não tem discernimento, pra saber o que é melhor para eles...

• "E foram infelizes para sempre..."

Acontece sim, em muitos setores da sociedade. Conheço alguns casos.

Triste quando acontece esta imposição por parte dos pais, que em muitos casos, não aprendem.

Carinho, Cyg!

LUZ!

• Existem sim.

Deus presente na família tudo é possível.

O que pode ser infeliz pra alguém, pode ser feliz para outro.

Tudo depende do nosso ponto de vista e do nosso sentimento, ou seja: do nosso pensamento.

QUER SE DIVERTIR?

É simples:

Olhe as coisas por outro ângulo.

• Eu não tenho a menor dúvida de que o comportamento de muitos pais ainda é esse, mudam os detalhes, mas o autoritarismo e a truculência em nome do amor pelos filhos.., eu não tenho a menor dúvida.

Beijos e margaridas na janela

• Claro....

pelo que si, pelo que no....

Sign In or Register to comment.