Quem for inteligente responde essa aqui!?

Alguém tem algum material referente ao Cinema e a escola/educação?

Estou fazendo uma pesquisa com o tema "O cinema em sala de aula"(metodologia de ensino). Estou precisando de mateiras sobre o assunto, tipo indicações de sites com trabalhos prontos, livros e revistas. Enfim qualquer material que tenha alguma relação com esse tema.

Update:

Kika obrigada pela sua resposta, mas só utilizei essa referência inteligente p pessoal responder minha perguntas, pois eu fiz com outro estilo e ninguém respondeu! É eu fiquei estressada mesmo, mas só depois de ver as primeiras respostas que foram totalmente ignorantentes!Bjus....

Update 3:

Kazan amei sua respostas!

Comments

  • Além de puro entretenimento, o cinema representa um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público. Esta obra de apoio para professores, revela caminhos para transformar a exibição de filmes na sala de aula em um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor. Descreve os procedimentos básicos para analisar um filme e indica numerosas atividades práticas, com sugestões de títulos e de abordagens por disciplina ou por temas transversais. Com instruções claras e precisas, este livro contribui para que o cinema deixe de ser usado, quando muito, como mera ilustração de aulas e se torne um instrumento didático poderoso no trabalho dos professores.

    http://www.espacoacademico.com.br/079/79araujo.htm

    http://www.editoracontexto.com.br/livro.php?livro_...

    http://www.min-edu.pt/np3/2741.html

    http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_te...

    http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/pa...

  • Olha na minha escola, nós tentamos apresentar trabalhos através de Cinema e tal.

    Minha professora de Inglês passou um trabalho, fazendo com q os alunos apresentasem algo sobre o ABBA, porém sem cartazes, mas sim um viodeclipe, gravação, e ainda com direito a show dentro da sala!

    Foi engraçado porque fomos separados em grupos e cada grupo ficou com Um Ano, no Final, foi uma aula completamente diferente e gostosa!!

  • Preciso dizer que voce esta procurando no lugar errado?

    Mas vou te tar uma idéia que eu tive:

    Lembra do seriado LOST? Pois então. Este seriado pode ser levado para dentro da sala de aula pelos seguintes motivos:

    1- Inglês: como são personagens de diversos de países, há diversos dialetos e pronúncias diferentes, o que pode facilitar o aprendizado do idioma. E para quem já sabe um pouco, é uma excelente oportunidade para reconhecer estilos, testar gramática, aprimorar o vocabulário. E claro, por se tratar de algo interessante, atrativo para diferentes faixas etárias inclusive, abre um canal de comunicação o que facilita em muito o aprendizado. De uma forma divertida.

    2- Psicologia/comportamento - Quem é quem! Do que é feito um lider? O que leva uma pessoa a enfrentar ou fugir de um problema? Como lidar com seus próprios medos? E o medo dos Outros? Porque se reunir em grupos? Porque se ausentar? E tantas outras questôes relacionadas com o tema. O professor pode incitar discussôes sobre o comportamento dos personagens. Indagar o porque dele ter tomado aquela atitude, ou se o personagem tivesse feito diferente, quais seriam as consequências. Testar os dilemas. Confrontar opiniôes. Fazer a rapaziada PENSAR. Argumentar, discutir e defender um ponto de vista.

    3- Filosofia/teologia - Existe coincidência? Existe destino? Como aceitar uma situação? São escolhas? São Kharmas? O que é Kharma? Ciencia ou religião? Jack ou John? Novamente uma discussão proposta pelo professor e direcionada a desenvolver esse raciocinio filosófico que é muito forte na série.

    Infelizmente, meu conhecimento generalista não é tâo grande e eu não consigo ir muito além desse pequeno raciocínio que fiz.

    Mas tenho certeza, que J.J. Abrams, Damon Lindelof e toda galera da protução tem muito mais a oferecer em seu seriado.

    Tente montar uma tese com esste tema: Lost na sala de aula ou ponha em prática, observe, experimente, conclua.

    E claro, divulgue.

    E nos avise...

  • Você poderia procurar a TV Globo que tem, com certeza, material interessante para ser copilado. Outros organismos como o Museu da Imagem e do Som na Pç. XV. Boa sorte.

  • faça uma aula divertida!!

    a varios filmes e livro!!

    tem um livero q se chama..viagem ao centro da terra..tambem tem o filme!!!e bem interessante...tem o filme o segredo..pra dizer as pessoas q numca deves pensar negativos sobre as coisas!!

  • Colega... desculpe...

    no tom que vc fala...

    com as palavras que utiliza...

    do jeito que se mostra stressada...

    complica mesmo!

    Boa sorte!

    Pesquisei algo... vamos ver se ajuda... vide abaixo:

    Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

    Cinema e escola: receita que dá certo

    Em nossa sociedade estamos passando por um período de muitas mudanças e avanços, dentre eles a evolução dos aparatos tecnológicos. A utilização das novas tecnologias em sala de aula, como suporte para se transmitir conhecimento aos alunos, faz parte das discussões pedagógicas atuais. O papel da TV e das novas mídias na educação e a importância e dificuldades do uso do cinema nas escolas, deverá ser discutidos por educadores que visualizam a importância da viabilidade de implantação do ensino do cinema para crianças e adolescentes. Deve haver a construção de uma política pública que valorize a função pedagógica do cinema e da produção audiovisual, como geradores de conhecimento. Ainda assim devemos discutir a democratização da produção e acesso ao cinema.Os filmes apresentam múltiplas possibilidades de criatividade e habilidade do professor em conduzir o processo, pode ser uma experiência riquíssima, principalmente considerando o fato de se estabelecer uma relação interdisciplinar a partir do conteúdo do filme, tornando a aprendizagem, mas dinâmica, crítica e participativa.

    Levar o aluno a assistir um filme pode ser que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, e também uma ferramenta de aprendizado.

    Para o educador se utilizar do cinema para ensinar é de extrema importância, pois os filmes nos passam mensagens e ainda , nos levam a reflexão.

    Postado por Vivian Garcia às 15:43

    Cinema na escola

    Por: Prof. Moysés Faria

    Moysés Faria das Chagas

    Resumo:

    Este trabalho discute a possibilidade do cinema como medida sócio-educativa inovadora e de grande atratividade para o ensino de arte-educação através da mídia, como forma de mediação desta prática cultural nas escolas. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que, através de uma perspectiva projetada pela produção cinematográfica proporcionada pela arte-educação para educar com o cinema, sobre o cinema e através de todos os meios disponíveis, sendo possível desenvolver um percurso didático que ultrapasse alguma fronteira no trabalho com a criança e o adolescente: das crianças e adolescentes consumidores e espectadoras às crianças e adolescentes produtores de cultura. A fim de construir uma apropriação crítica e criativa das mídias, propõe-se um percurso educativo na escola que possa assegurar a experiência da fruição, análise e criação, envolvendo a produção cinematográfica realizada com professores e alunos nas escolas.

    Palavras chave: Arte-educação, mídia na educação, cinema na escola, produção cinematográfica, crianças e adolescentes.

    Introdução:

    O cinema, no contexto da arte-educação como mídia educativa, pode ser compreendido a partir de diversas dimensões estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas inter-relacionadas com o caráter instrumental da cinematografia, aplicados como suporte do ensino através da utilização de ferramentas psicodinâmicas, e sobre tudo, com o caráter de objeto temático de educar com o cinema e sobre o cinema. Ou seja, a educação pode abordar o cinema como instrumento objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos. Matisse estava certo em dizer que “os meios através dos quais a arte se expressa e o sentimento pela vida que os estimula são inseparáveis” (GEERTZ, 2002, p.148). Tomemos como exemplo o tema cinema na escola, considerando que a realização cinematográfica é por essência artesanal e quando aplicado no âmbito escolar tem força suficiente para transformar socialmente o indivíduo, em sua maneira de pensar e de agir, porque oferece a oportunidade para comunicar e expressar os sentimentos através de Mostra de filmes e do fazer cinematográfico, integrando, informando, educando, divertindo, gerando conhecimento e envolvendo professores, alunos e a comunidade escolar num trabalho coletivo e segmentado na Arte-educação, de forma bastante criativa, promovendo inclusive o fomento da arte como sistema cultural. Estudar arte é explorar uma sensibilidade; de que esta sensibilidade é essencialmente uma formação coletiva; e de que as bases de tal formação são tão amplas e tão profundas como a própria vida social, nos afasta daquela visão que considera a força estética como uma expressão grandeloqüente dos prazeres do artesanato (GEERTZ, 2002, p.149). Como observou Baxandall, o público não necessita aquilo que já possui. Necessita sim um objeto precioso, no qual lhe seja possível ver aquilo que sabe; precioso o bastante, para que, ao ver nele o que sabe, possa aprofundar esse seu conhecimento (GEERTZ, 2002, p. 158). O dicionário classifica arte como sendo “a produção consc

  • nao perca tempo com isso

    vá para o bar mais proximo e beba, beba muito!

  • sou burro mesmo !!!!!

  • Sou burro demais para quem procura por trabalhos prontos.

  • realmente vc nao é inteligente...

Sign In or Register to comment.