balanço energetico dos alimentos?

presciso faser um trabalho de escola cujo tema é "Balanço Energetico dos Alimentos" mas eu ñ to conseguindo faser

no trabalho tem os temas

-como medir a quantidade de energia

-como repor a energia gasta

eu ñ acho esses dois topicos

se vcs poderem me achudar serei muito grato

agradeço desde já

Comments

  • Balanço Energético é quando a quantidade de energia (calorias) ingerida através dos alimentos é maior do que aquela que o organismo gasta com seu metabolismo basal somado às atividades físicas diárias diz-se que há um balanço energético positivo e a pessoa acumula gordura corpórea.

    Caso isso ocorra por um período longo de tempo, instala-se a obesidade.

    Calorimetria. A determinação de energia disponível nos alimentos é baseada na sua combustão em um calorímetro de bomba. A energia não é captada como ATP, mas sim convertida em calor; daí o uso da kilocaloria (uma unidade de energia calorimétrica) para quantificar a energia disponível nos alimentos. A correção dos dados da bomba calorimétrica para avaliar como o organismo consegue usar cada um dos macronutrientes resulta em valores de energia metabolizáveis iguais a 4 Kcal/g para carboidratos e proteínas e de 9 Kcal/g para gorduras. Bebidas alcoólicas (etanol) fornecem 7 Kcal/g.

    Equação do Balanço Energético. A primeira lei da termodinâmica declara que a energia não é criada nem destruída, mas sim que se transforma de uma forma para outra. Como a energia ingerida e a gasta devem ser contabilizadas, essa lei serve como base para a equação do balanço energético. Colocado de maneira simples, o excesso da ingestão energética comparada ao gasto promoverá o armazenamento da energia corporal; por outro lado, o déficit da ingestão energética comparado ao gasto promoverá a perda dos estoques de energia do organismo. O número de fatores que regulam a ingestão e gasto de energia em seres humanos é grande e complexo. Com relação à ingestão, o hipotálamo integra os sinais relacionados ao trato gastrintestinal, os sinais com origem no metabolismo de macronutrientes (principalmente no fígado) e os sinais químicos do sistema nervoso central e do periférico que são anabólicos (estímulo da fome, ex., neuropeptídeo Y) ou catabólicos (supressão da fome; ex.: leptina) para determinar os fatores biológicos que estimulam ou não a ingestão de alimentos. Além disso, esses sinais “biológicos”são associados a fatores psicossociais (ex.: cultura), fatores comportamentais (ex.: ingestão de salgadinhos durante os comerciais da televisão) e fatores ambientais (ex.: tamanho das porções, qualidades sensoriais dos alimentos). O comportamento resultante não é o mero resultado do aumento ou redução do impulso biológico para comer, mas é derivado da complexa integração de muitos fatores internos e externos.

    Mais dados nos links abaixo:

    http://www.gssi.com.br/publicacoes/sse/pdf/gatorad...

    http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/03...

Sign In or Register to comment.