Ano Paulino: Levando São Paulo e explicando livros bíblicos aos que não conhecem...Quer conhecer?

Leia um pouquinh, não sinta preguiça, Pois na leitura se esconde o conhecimento:

Na época de Paulo escrever uma carta não era tarefa fácil, custava muito, de modo qu quase sempre Paulo ditava (Romanos 16,22). Ele cstumava assinar o escrito (1Cor 16,21). Usava-se o pergaminho, ou seja, couro de ovelha curtido e preparado para isso (2 Timóteo 4,13). Para escrever, o copista arranhava o couro com estilete de ferro banhado em tinta.

Paulo escreveu várias cartas às cmunidades. Algumas se perderam (1 Cor 5,9; 16,1). Além disso, é discutível se todas as cartas que conservam seu nome são de fato dele. Chegamos assim a chamá-las de paulinas e deuteropaulinas.

Paulinas são essas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filêmon. São chamadas assim porque ninguém duvida que tenham Paulo como autor.

As deuterpaulinas são: Efésios, Colossenses, 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito. São chamadas assim porque há dúvidas se são de Paulo ou não. Podem ter sido escritas por companheiros dele.

Hebreus certamente não é de Paulo. O grego é a língua usada por Paulo em suas cartas.

O Ano Paulino está aí, propondo que nos aprofundemos um pouco na vida e história de Paulo. Propondo que aprendamos um pouco mais a Palavra de Deus.

A Paz de Cristo!

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Comments

  • O que eu poderia acrescentar é que todas essas cartas, sendo elas escritas de próprio punho por Paulo, ou por algum discípulo seu (Atos por exemplo foi escrito por S.Lucas), elas foram precedidas pela fundação dessas igrejas.

    O esquema de evangelização de Paulo era criar comunidades cristãs e depois mantê-las através de cartas de exortação e ou de doutrinação.

    Algo que revela o seu zelo apostólico e a preocupação de união entre todas elas numa mesma e única doutrina.

    Este é um aspecto de catolicidade de Paulo que, apesar de fundar muitas igrejas teve desde o início a preocupação de mantê-las unidas para que o cristianismo não se derivasse em várias correntes autônomas.

    E a última missão de Paulo é em Roma, isso traduz que o fim da missão do Apóstolo é exatamente na comunidade que congregaria todas as outras, através de seu testemunho de martírios.

  • Belíssima explanação, Danielle.

    Vindo de você algo tão admirável é natural.

    Lembremos também que Paulo disseminou a Igreja em diversas localidades e comunidades.

  • Obrigada, Dani.Aprendí mais um pouco.

    bjs, Luz!!!

  • Achei bem interessante, obrigada!

    Beijos

  • Conhece a Bíblia... e torna-te ateu. :-)

    Exemplo:

    O 'CÍRCULO' DA TERRA

    http://atheismo.wikispaces.com/O+%27c%C3%ADrculo%2...

  • TODAS essas cartas forão escritas pos paulo!!!

    as 14!! vamos ver os motivos pelos quail podemos ter serteza que forão escritas por paulo uma a uma:

    efesios:

    Paulo menciona a si mesmo como o escritor logo na primeira palavra e quatro vezes faz referências ou alusões a si próprio como “o prisioneiro no Senhor”. (Efé. 1:1; 3:1, 13; 4:1; 6:20) As contestações a ser Paulo o escritor ficaram sem efeito. O Papiro Chester Beatty N.° 2 (P46), que, acredita-se, foi escrito por volta do ano 200 EC, tem 86 folhas de um códice que contém as epístolas de Paulo. Entre elas acha-se a epístola aos efésios, revelando assim que figurava naquele tempo entre as suas cartas.

    colossenses:

    O apóstolo Paulo escreveu essa carta, conforme ele o declara nas suas palavras iniciais e finais. (1:1; 4:18) Na conclusão diz também que a escreveu da prisão. Isto deve ter sido na época de seu primeiro encarceramento em Roma, em 59-61 EC, período em que escreveu diversas cartas de encorajamento, sendo a carta aos colossenses despachada junto com a carta a Filêmon.

    2 tessalonicenses

    a segunda carta do apóstolo Paulo aos tessalonicenses foi escrita logo após a primeira. Sabemos que foi escrita não muito depois da primeira carta, e também da mesma cidade, Corinto, uma vez que os mesmos irmãos, Silvano e Timóteo, de novo se juntam a Paulo em mandar cumprimentos à congregação de Tessalônica. Eram todos servos viajantes da primitiva congregação cristã, e não há registro de que tenham estado juntos de novo depois dessa associação em Corinto. (2 Tes. 1:1; Atos 18:5, 18) O tema e a natureza do assunto indicam que Paulo sentia urgente necessidade de corrigir prontamente a congregação com respeito a um erro em que ela incorrera.

    1 timoteo

    Ao sair da prisão, Paulo evidentemente recomeçou sua atividade missionária junto com Timóteo e Tito. Se Paulo realmente chegou até a Espanha, como alguns supõem, não é certo. Clemente de Roma escreveu (c. 95 EC) que Paulo chegou “ao extremo limite do O[cidente]”, que podia ter incluído a Espanha. De onde escreveu Paulo a sua primeira carta a Timóteo? Primeira Timóteo 1:3 indica que Paulo providenciou que Timóteo cuidasse de certos assuntos congregacionais em Éfeso, enquanto ele mesmo seguiu para a Macedônia. Parece que foi dali que escreveu a carta a Timóteo, que ficara em Éfeso.

    2 timoteo:

    A carta foi provavelmente escrita por volta de 65 EC, pouco antes do martírio de Paulo. Timóteo com certeza ainda estava em Éfeso, pois Paulo o incentivara a permanecer ali. (1 Tim. 1:3) Agora, duas vezes Paulo insta Timóteo a que vá ter com ele depressa, e pede que traga Marcos consigo, e também o manto e os rolos que deixara em Trôade. (2 Tim. 4:9, 11, 13, 21) Escrito numa época tão crítica, esta carta continha poderoso encorajamento a Timóteo, e tem continuado a dar encorajamento proveitoso para os cristãos verdadeiros em todas as eras desde então.

    tito:

    Paulo deve ter escrito a carta entre seu primeiro e segundo encarceramento em Roma, ou por volta de 61 a 64 EC. O peso da evidência em favor da autenticidade da carta a Tito é o mesmo que o das cartas contemporâneas a Timóteo, os três livros bíblicos muitas vezes chamados de “cartas pastorais” de Paulo. O estilo de escrita é similar. Tanto Irineu como Orígenes citaram de Tito, e muitas outras antigas autoridades também atestam a canonicidade do livro. Encontra-se nos manuscritos Sinaítico e Alexandrino. Na Biblioteca John Rylands há um fragmento de papiro, P32, que é uma folha de códice de por volta do terceiro século EC, contendo Tito 1:11-15 e 2:3-8. Não há dúvida de que o livro é parte autêntica das Escrituras inspiradas

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