De 0 a 1000, que nota você dá em minha redação?
Tema: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
Por cerca de quatro séculos, Brasil, alguns países da África e Portugal representaram uma das maiores relações com o tráfico negreiro, tendo o mesmo oficialmente extinto em 1888. Entretanto, ainda há traços do escravismo no contexto mundial, como é o caso de Brasil, China e Turquia.
Atualmente, a Turquia representa um dos maiores mercados no que tange à exploração sexual. Jovens são levados de seus países com a promessa de melhores condições de vida, fama e carreira promissora. Percebe-se, então, uma grande falta de fiscalização por parte de ambos os países, tanto do que cede como o do que recebe.
Em outros casos têm-se como fator determinante a educação. O baixo nível de escolaridade aliado a uma péssima qualidade de vida em determinada região ou país faz com que o mesmo tenha indivíduos cada vez mais sem perspectivas de vida. Tal fato é um dos principais motivos que essas pessoas têm para aceitarem qualquer oferta de emprego que melhore suas condições de vida.
Nota-se, portanto, um conjunto de fatores que levam, no contexto mundial, a ainda existência, mesmo que tênue, da escravidão e exploração do trabalho. Faz-se necessário, principalmente, a intervenção por parte do governo, pois o mesmo é o único, com investimentos no setor de educação e fiscalização, que conseguirá reverter esse quadro.
Por favor, dê uma nota de 0 a 1000 e, se possível, comentem sobre minha introdução, desenvolvimento e conclusão. Desde já, obrigado.
Update:Aquilo dali não é um título, é o tema do ENEM de 2010 (eu acho). O texto também não é curto, deu exatamente 29 linhas na folha de redação, onde o máximo são 30 linhas. E a redação tem que ser Argumentativa.
Comments
Como uma redação, está ótimo.
Embora seja um texto curto, é bem sintético, só que pouco explicativo. Parece um texto que parte do pressuposto de que o leitor já possui um mínimo de conhecimento acerca dos temas dispostos nos parágrafos.
O título também me parece um tanto desconexo com o assunto do texto, mas daí, entraríamos em um debate filosófico sobre a gêneses da concepção de dignidade humana que, ao meu ver, compreende um período de tempo extensamente maior que o analisado no texto.
Como trabalho científico, carece de fontes externas que fundamentem os dados do texto. Dá uma impressão de ser percepção pessoal subjetiva, não se sustenta como fato científico.
Se for redação de ensino médio, está ótimo, compre bem as limitações desta fase da escolarização!, se for à nível superior, deixa à desejar:
Eu avaliaria com uns 600 pontos.