RELIGIOSOS: Se Deus fosse totalmente diferente do que voce acredita, o que voce faria?

Eu vejo muito religiosos fazendo perguntas a teus e agnósticos sobre o que fariam se descobrissem de forma real que deus existe. Como exercício de raciocínio é válido. Não vou perguntar para religiosos o que fariam se descobrissem que deus não existe mas vou fazer propor outro tipo de raciocínio. Imagine que voce, religioso, seja agraciado de ter um contato direto com deus e poder fazer todas as perguntas que quizer sobre a natureza de deus e poder ouvir suas respostas diretamente dele. Depois de vários dias fazendo perguntas, voce se depara com a situação de que deus é 99% diferente do que voce acreditava sobre ele. O 1% restante está relacionado apenas com deus querer o nosso bem. Voce mudaria seus conceitos sobre deus ou iria preferir continuar com seus conceitos antigos e chamaria deus de impostor porque na sua cabeça deus não pode ser diferente do que voce sempre acreditou? E se deus, pelas respostas, fosse um pouco mais próximo do conceito que os budistas tem de deus, o que voce faria?

Update:

Para Aj:

Tirei esse trecho de sua resposta:

"Se ele fosse o contrário do que nós 'pensamos' que ele é, não seria o Deus. "

Agora me diga, por que deus tem que ser obrigatoriamente como voce acredita que ele deva ser????

Update 3:

Para Vovó (Grandma):

Voce escreveu de que sua única certeza é de que Deus é AMOR e de que Jesus Cristo é Seu Filho e Sua demonstração do Seu amor por nós. Se o próprio deus te falasse ao seu ouvido que Jesus foi apenas mais um enviado entre outros para dar testemunho sobre ele e que acreditar em Jesus como único salvador, não leva ninguém à salvação? Voce continuaria sendo cristã ou duvidaria desse deus? Sua fé em Jesus resistiria a uma evidencia mais forte de que sua fé não é a correta? Voce não poderia estar incorrendo em erro por ainda ter tanta fé que só Jesus salva?

Comments

  • Querido Jorge,

    Muito, muito interessante a sua proposta.

    A minha resposta seria, e é:

    Eu tenho a certeza de que eu não conheço nem 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001 de Deus!

    Nem perto disto!

    Vamos dizer 10 elevado a menos infinito.

    Só tenho certeza de duas coisas:

    De que Ele é AMOR e de que Jesus Cristo é Seu Filho e Sua demonstração do Seu amor por nós.

    Sou evangélica e acho até "engraçado" como tanto os meus irmãos na fé como milhões de outros "religiosos" acham que "conhecem" a Deus!

    Não podemos afirmar mais nada sobre Ele: nem que é diferente, nem semelhante nem nada disto: devido à Sua INFINITA grandeza, complexidade, e devido à nossa pequenez, em termos de capacidade de percepção, de conhecimento ( o que são um trilhão de neurônios perto de 10 elevado a infinito?) não temos esta capacidade.

    Num paralelo muito tosco e grosseiro eu diria que assim como uma formiguinha não tem capacidade, não tem idéia do que é o Sol, só sente o seu calor e claridade quando está presente e o frio e os escuro quando ele se põe nem assim somos nós com relação a Deus.

    Obrigada por esta bela pergunta!

    Um abraço, meu caro Jorge!

  • Ele é diferente do que penso, do que você pensa, do que qualquer um pensa. A mente humana não tem capacidade de mensurar Deus, então...

  • O que vc disse sobre o 1% já seria o bastante, só de Deus querer nosso bem, já é uma benção.

    Se ele fosse o contrário do que nós 'pensamos' que ele é, não seria o Deus. E como ele é Luz, Vida, Amor, tudo de bom, não temos pq duvidar de que ele é isso.

  • Nada, porque não há o que fazer.

  • Pediria perdão.

    Pq duvidei inclusive q ele existisse...

  • Antigo Testamento: mistura de lendas e regras criadas por seres humanos se dizendo porta-vozes de Deus para justificar as barbaridades que faziam. No meio disso há textos bonitos como o Cântico dos Cânticos e vários Salmos. Evangelhos: a parte onde Jesus tenta mostrar a verdadeira personalidade de Deus. Apocalipse: parece o delírio de alguém mentalmente perturbado.

  • Muita gente acredita que Deus é a solução de tudo,mas não é verdade

    Deus é apenas uma referência,isto é,foi uma pessoa boa que passou a

    vida fazendo o bem e ajudando o próximo,e assim,surgiu a madre Te -

    reza de Calcutá,Betinho e outros que fazem ou passaram a vida fazen-

    do o bem.

    Deus e Jesus Cristo foram pessoas que se dedicaram suas vidas pra-

    ticando o bem,e a exemplo de todo ser humano,tiveram seus desejos

    sexuais e suas nescessidades fisiológicas.

    Para pedir proteção a Deus e a Nossa Senhora,basta rezar,não há

    nescessidade de darmos o dízimo,dinheiro que pode fazer falta,por isto

    ajudo o próximo,dentro do possível,com a quantia que acredito que não

    fará falta,assim,basta você olhar a sua volta e verá que não precisa de

    oferecer o dízimo para a igreja fazer o bem no seu lugar.

  • O conceito de Deus NUNCA é exatamento como Imaginamos !

    Nem como a maioria dos religiosos.

    Mas isso é normal e não tem nada que desqualifique os teístas

    e religiosos.

    Isso ocorre porque o homem intue a existência de algo superior,

    que é o que chamam de Deus,e expressa sua concepção de Deus de acordo com seu adiantamento,moral,intectual,etc,e também de acordo com a cultura dos respectivos povos.

    Acho que é lamentavel que ateus tratem sua "crença" de que Deus não existe como verdade absoluta,é aquela coisa humana,de achar que as opiniões e pontos de vista pessoais são o mais fiel reflexo da realidade ! Nesse ponto,os ateus são bem parecidos com os religiosos.

    Queria dar uma resposta p/ uma resposta que vc deu numa pergunta minha (sobre "pq os ateus se fazima de vítimas",se não lembrar veja no meu perfil) :

    Claro que existem os que agem de forma questionável em ambos os lados,mas está cheio de ateus aqui debochando e atacando os teístas e religiosos.

    Porque os argumentos dos ateus incomodam tanto alguns ?

    Seria porque muitos desses ateus são antiteístas,não economizam termos chulos,grossos e agressivos,em muitos de seus "questionamentos" ?

    Voce não deve ignorar que o ateísmo-militante está em alta,

    portanto não dá para continuar achando que os ateus são sempre os "mocinhos-bonzinhos" e que os "religiosos terríveis" que sempre atacam,é muito cômodo achar que "o outro" nunca tem um pingo de razão,e ver sempe um lado das coisas,sempre o mais confortável.

    Até mais;

    * Ah,NÃO SER ateu não é sinonimo de ser religioso,Ok ?

Sign In or Register to comment.