O Exército ou a Polícia podem chegar no meio de uma cidade e disparar fuzis indiscriminadamente?
As ações do Exército e das Polícias pelo Brasil afora são ações violentas e ilegais.
Digo isto pois tenho alguma vivência na área e pelo que eu saiba, militares armados podem responder fogo (somente depois de serem atacados) em distancias curtas e com total visão de seus alvos mas nunca da forma que vi pela televisão que militares chegam em uma favela no Rio e sem ter a menor noção abrem fogo dentro de uma favela contra a direção geral de onde estava vindo tiros dos traficantes, só que nesta direção a mais de 100 metros, existiam dezenas senão centenas de moradias de pessoas comuns (um fuzil permite tiro com precisão em um estande de tiro com tudo sob controle e sem luneta a até 400 metros, vejam bem com atiradores altamente treinados, na média os militares tem boa precisão a até 50 metros sob situação de estande de tiro, mais que isto, o militar tem de ter treinamento especializado), tenho certeza absoluta que da forma como vi a ação na televisão, nenhum daqueles militares podem afirmar com certeza no que estavam atirando.
Aquele tipo de reação mesmo em missões externas de segurança (como no Haiti) não é permitido, os militares só podem abrir fogo lá após receberem fogo inimigo e mesmo assim tem que ter ordem superior para abrir fogo.
Além disso pelo que eu saiba, o Exército constitucionalmente não tem poder de Polícia e não podem estar atuando daquela forma, por isso entendo estarem agindo de forma ilegal.
Por isso minha pergunta: O Exército pode chegar no meio de uma cidade e disparar fuzis de forma aleatória, podem agir como Polícia e deter pessoas, e tomar seus celulares e máquinas fotográficas dos moradores, podem invadir residências, etc???
Caso respondam positivamente esta pergunta, gostaria que me informassem qual dispositivo legal ampara tais ações (Leis ou outras fontes) e se estas não contrariam a Constituição Brasileira.
Comments
Olha, a pergunta é ótima!
Pelo meu conhecimento atual sobre constituição, creio que ninguém, absolumente ninguém, tem tal direito.
Tanto o Exército, quanto a Polícia, seja militar, ou civil ou ademais, acho que pra invadir uma moradia, seja lá qual for a circunstância, eles têm que estarem em missão, e terem um mandado de busca.
Quanto ao erro, a falha gravíssima que nós vimos na televisão, um exemplo de inconstitucionalidade de autoridades grandes no país, uma coisa eu posso te dizer meu amigo: a corrupção e esse detalhe aí, já inspiraram muitas evoluções, e até, revoluções. No Brasil, já tivemos a ditadura por causa disso... No meu estado, o Rio Grande do Sul, a corrupção e a "trova" sem tirar os projetos dos papéis com certeza irão causar revoluções perigosas... Prepare-se: o Brasil logo entrará em crise civil, mesmo sendo a sétima maior economia do mundo.
Abração, até breve.
à uma questão de sobrevivência
à podemos esperar que forças se defendam com rosas na mão.
à podemos generalizar todos ou tudo
O exercito ñ poderia estar lá, mais esta.
E a culpa é de quem? "Leis ou normas"!?
à estou defendendo nem condenando é só um ponto de vista!