como controlar a ansiedade e o nervosismo?

sou uma pessoa normalmente tranquila, na presença de pessoas conhecidas, mas, quando tenho que falar em público o coração acelera, começo a tremer, respiração mais ofegante e descompaço na fala.

o que fazer para minimizar estes efeitos indesejáveis do nervosismo.

por que isso aconteçe.

abraço

Comments

  • Vamos simplificar: o medo de falar em público supera o medo da morte, segundo "trocentas" pesquisas.

    Sou professor e, vez por outra, sou "convocado" a dar palestras para um público diferente do meu alunado. Aí acontece o mesmo que com você, apesar de 11 anos de profissão. A boca seca mesmo. Você fica literalmente sem saliva e a palestra se torna inviável.

    Dicas:

    1 - Quando tiver que falar em público, leve um copinho de água mineral e, descaradamente, peça desculpas ao público por estar com sede e vá tomando devagarinho a sua água, enquanto a adrenalina volta aos níveis normais. NUNCA declare que a água é por causa da boca seca e da timidez;

    2 - Conte uma piadinha bem escolhida para "quebrar o gelo". Se a platéia for muito séria e você não souber contar piadas, recorra a um fato pitoresco a respeito do assunto de que vai falar. Exemplo: Eu tinha que dar uma aula sobre descoberta do Brasil. Era num cursinho pré-vestibular e o auditório estava lotado de mauricinhos tirando sarro da minha cara - eu era novato. Daí, saquei do bolso uma curiosidade tirada dos livros do Eduardo Bueno: - Gente; a aula de hoje vai ser sobre o porquê de os portugueses decidirem negociar com povos que temperavam a comida com cuspe. Deu certo!

  • Olha, meu sogro era muuuito nervoso..!ele teve um infarto e desde então num pode mais se estressar !

    ele diz q pra se controlar ele pensa no mal q faá pra ele..e nas consequencias sabee.!!!

    tipo...pensa q num precisa ficar esquentando a cabeça a toaa com certas coisas q até possam ser bobagenss.!