como controlar a ansiedade e o nervosismo?

sou uma pessoa normalmente tranquila, na presença de pessoas conhecidas, mas, quando tenho que falar em público o coração acelera, começo a tremer, respiração mais ofegante e descompaço na fala.

o que fazer para minimizar estes efeitos indesejáveis do nervosismo.

por que isso aconteçe.

abraço

Comments

  • Vamos simplificar: o medo de falar em público supera o medo da morte, segundo "trocentas" pesquisas.

    Sou professor e, vez por outra, sou "convocado" a dar palestras para um público diferente do meu alunado. Aí acontece o mesmo que com você, apesar de 11 anos de profissão. A boca seca mesmo. Você fica literalmente sem saliva e a palestra se torna inviável.

    Dicas:

    1 - Quando tiver que falar em público, leve um copinho de água mineral e, descaradamente, peça desculpas ao público por estar com sede e vá tomando devagarinho a sua água, enquanto a adrenalina volta aos níveis normais. NUNCA declare que a água é por causa da boca seca e da timidez;

    2 - Conte uma piadinha bem escolhida para "quebrar o gelo". Se a platéia for muito séria e você não souber contar piadas, recorra a um fato pitoresco a respeito do assunto de que vai falar. Exemplo: Eu tinha que dar uma aula sobre descoberta do Brasil. Era num cursinho pré-vestibular e o auditório estava lotado de mauricinhos tirando sarro da minha cara - eu era novato. Daí, saquei do bolso uma curiosidade tirada dos livros do Eduardo Bueno: - Gente; a aula de hoje vai ser sobre o porquê de os portugueses decidirem negociar com povos que temperavam a comida com cuspe. Deu certo!

  • Olha, meu sogro era muuuito nervoso..!ele teve um infarto e desde então num pode mais se estressar !

    ele diz q pra se controlar ele pensa no mal q faá pra ele..e nas consequencias sabee.!!!

    tipo...pensa q num precisa ficar esquentando a cabeça a toaa com certas coisas q até possam ser bobagenss.!

    e nervosismo piora tudo pq qnd temos q resolver alogo e estamos nervosos parece q tudo fica maior e mais difícil..!!

    conte até 10...ou lembre de algo gostoso de comer..ou de fazer;;...boa Sorte.!

  • Pense "fica Relaxado'' e nahora de dormir ''Relaxe, Durma relaxado'' bem devargarinho eu tambem tenho isso amigo e controlo pensando em "relaxo"

  • Tomar maracogina...

    ou suco de maracuja ajuda

    sou assim também.

  • Bom, o melhor mesmo è tomar um bom suco de maracuja na hora do discurso..Pensar positivo e subir no palco e ser aplaudido por todos;(

    Espero ter ajudado!..

  • Caro Fábio,

    Esse é um problema comum e fácil de se resolver.

    "Calafrios, friozinho na barriga, tremedeira nas pernas, a voz falha na hora "h", você fica vermelho, sua frio, você não sabe onde colocar as mãos etc".

    Isso se chama "timidez".

    Tente analisar quais os fatores que levam você a sentir tudo isso.

    Vou te ajudar:

    Essas reações ocorrem porque você está sendo avaliado quando tem que falar em público e tem medo, receio, insegurança naquilo que está sendo abordado.

    É preciso ter auto confiança.

    As pessoas além de você, não meros mortais passiveis de erros assim como você. Portanto, nenhuma delas é melhor ou pior do que você.

    Quando se fala em público, cria-se uma espécie de "sala de aula" onde você é o professor e os receptores são seus alunos. Ou seja, tome conta da situação.

    Prepare seus argumentos previamente, isso sempre ajuda.

    Procure fazer um curso de "Como Falar em Público", isso realmente funciona, você aprenderá técnicas para falar em público com naturalidade.

    A ajuda de um psicólogo também seria bem indicada para você.

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte!

  • Bem, esse problema é muito comum, o melhor que você pode fazer é fazê-lo mais vezes pois com a prática esses sintomas tendem a desaparecer. Tente também ir para classes de yoga, eles o ajudarão muito aí.

  • Acho que primeiro você precisa identificar os motivos desse nervosismo, se é timidez, se é medo de errar, etc. E depois trabalhar em cima, talvez até com um psicólogo ou com exercícios de concentração.

Sign In or Register to comment.