Gostaria de saber se sou obrigada a ensinar meus conhecimentos técnicos à minha chefe?

Minha chefe quer que eu ensine à ela e à menina da recepção tudo o que eu sei sobre programação, que é um assunto vasto e que me custou muito para aprender. Ela me disse que aqui dentro tenho que fazer o que ela ordena, só que acho que deve ter um limite para isso. Senão, bastava entrar num emprego novo para que alguém te desse um "curso" de graça. Gostaria de saber se sou obrigada mesmo a ensiná-la essas coisas ou não. Ela quer até separar um horário para que eu as ensine. A legislação trabalhista fala alguma coisa sobre isso? Vale lembrar que o trabalho aqui é somente uma rotina de escritório, mas ela quer aprender para se aperfeiçoar. Pode?

Comments

  • su, juridicamente falando vc não é obrigada a ensinar nada!! vc foi contratada para determinada função, que está descrita na sua carteira porfissional ou no seu contrato de trabalho...tudo que estiver além disso, vc executa se quiser.

    como o vendedor de loja que passa pano na loja ao chegar, ele naum é obrigado a isso, ele pode a qualquer momento recusar-se a faze-lo!

    o mesmo vale para voce como profissional!! Voc~e se aperfeiçoou, estudou, gastou dinheiro e tempo com isso, não é justo que vc ensine, sem querer a alguém!! se essa pessoa quer ter as mesmas qualificações que vc, indique o curso que fez.

    nada disso, pode se recusar.

    não precisa ficar constrangida a isso...procure se negar na frente de algum outro funcionário, que confie, pois em caso de demissão ele poderá testemunhar a seu favor!!

    não se intimide.

    vc não é obrigada a executar nada além das fu~ções determinadas no seu contrato de trabalho!!

    abra o olho, pois ela deve estar preparando o terreno pra te despedir, por isso pediu que ensinasse a outra, isso ocorre muito!!

  • obrigada vc ñ é. mas se vc depende muito desse emprego, vai ensinando algumas coisas (poucas coisas). Cuidado pq depois de vc ensinar tudo ela pode achar q ñ precisa mais de vc e te mandar embora.

    Vc pode tbém dá sugestão de q vcs precisam fazer um curso sobre o assunto, ai vc se livra de ensinar, aumenta seus conhecimentos e fica numa boa com sua chefe e sua colega (q poderá vir a ser sua inimiga, caso perceba q vc ñ quer ensinar). ok!

  • Muito relativo isso e vai depender de quanto vc precisa desse emprego.

    Claro q vc não é obrigado, aliás, a única coisa a q vc é obrigada é exercer a tua função com dedicação.

    Mas veja bem, se vc precisa muito dele vá enrolando, dê algumas dicas, outras vc diz q tb não sabe, mas nunca se negue... não entregue no mole...

  • Voce só é obrigada a fazer o trabalho que depende de sua formação técnica. Já a ensinar é outro departamento. Ela não pode te obrigar a isso. A não ser que ela te contrate como professora se vc assim quiser.

  • Então estou passando por isso tbm.. mudei de chefe recentemente e ele e um CARRASCO...

    Mas pensa pelo lado bom, ela vai perceber q vc é INTELIGENTE e vai valorizar mais o seu trabalho... ´É uma oportunidade de vc mostrar q conhece sobre o assunto...

    é lógico q tem um limite... Caso ela ABUSE de seus conhecimentos senta com ela e conversa...

    Ajude ela sim.. pode se abrir grandes portas futuramente pra vc!

    bjs

Sign In or Register to comment.