Ateus: Provem que tudo é fruto do acaso?
Todo dia alguém pede aos teístas provar cientificamente e existência de Deus. Bom, qualquer criança sabe que não há como provar cientificamente a existência divina.
Mas por outro lado, não há como provar que Deus não exista.
Como o ônus da prova cabe àquele que está afirmando, eu não posso pedir provas da não existência de Deus.
Mas posso pedir uma prova, ou pelo menos um raciocínio que tenha lógica, da existência de sua crença. Ou seja, de que tudo: o homem, a vida, o universo, são obras do acaso.
Bem, vocês volta e meia dizem que são mais inteligentes do que os teístas. Então, esta é a hora de mostrar sua inteligência.
Vamos lá.. me provem...
Update:Nelson Solista,
Idiota é a sua resposta. Pelo jeito quem está precisando estudar um pouco não sou eu, não.
Curtibinha,
Minha cara. Você não entendeu minha pergunta mesmo. Em nenhum momento eu desqualifiquei a teoria da evolução das espécies ou do Big Bang. Essas teorias demonstram que tudo ocorreu de forma automática. Sem uma intervenção direta de algum ser superior. Mas isso não prova que tudo tenha ocorrido ao mero acaso. Elas, por si só, não são provas de que o universo é apenas um acidente. Você citou Einstein no e-mail, né? Não foi ele quem disse que Deus não joga dados com o universo? Claro que ele não se referia ao deus cristão, ou judeu, como o de sua família. Mas que por trás de toda a complexidade do Universo, pode sim existir uma lógica que certamente não ocorreu ao acaso.
Comments
Em ciência existe um princípio lógico chamado de Navalha de Occam. O princípio afirma que a explicação para qualquer fenómeno deve assumir apenas as premissas estritamente necessárias à explicação do fenómeno e eliminar todas as que não causariam qualquer diferença aparente nas predicções da hipótese ou teoria. Em outras palavras, a explicação mais simples e mais abrangente tem maior possibilidade de ser a correta.O princípio recomenda assim que se escolha a teoria explicativa que implique o menor número de premissas assumidas e o menor número de entidades. O que eu quero dizer com isso?
Lavoisier (o "pai" da Química moderna), certa vez expunha seu sistema cosmológico ao Imperador Napoleão. Ao final de sua explicação, o Imperador o questiona: "Nesse vosso sistema não há espaço para Deus?", ao que Lavoisier retruca: "Deus não é uma hipótese necessária".
Se Deus existisse, teria deixado vestígios de sua identidade. O processo evolutivo nos mostra que o homem tem um código genético com cerca de 26.000 genes, dos quais mais de 97% são análgos ao dos símios (macacos), havendo cerca de 70% de similaridade com todos os animais mamíferos, sendo que 90% desse código genético são reminiscências evolutivas, ou seja, lixo genético, não apresentam mais funções metabólicas (o DNA é a chave de processamento das cadeias de proteínas).
Essa é só uma das dezenas de evidências biológicas ou arqueológicas do processo evolutivo natural do surgimento da espécie humana.
A natureza é governada por Leis Físicas, que são basicamente as 4 interações atômicas (força nuclear forte, fraca, eletromagnética e gravidade). Não existe traços de um "design inteligente", como supõem os criacionistas, mas sim de um processo de tentativa e erro (Seleção Natural).
Os princípios da vida podem ser replicados em laboratório, e embora não tenhamos a tecnologia ou o tempo necessários para reproduzirmos vida (na Terra o processo levou mais de 500 milhões de anos), podemos produzir enzimas, que são denominadas "os tijolos da vida", atravéz da reprodução das condições da Terra primitiva em condições controladas (Experiência de Miller).
Como vê, o princípio da Navalha de Occam se aplica perfeitamente à explicação do processo de surgimento da vida, e descarta a necessidade de um Criador externo, a menos que se reformule os conceitos antropomórficos e estigmatizados em torno do que seria esse Criador (para a ciência existe um princípio universal, que é a energia).
Ochente!! Pergunta infantil!!!Vai estudar!
eu respondo assim prove algum fato do antigo testamento e mostrenos que a teoria da evolução é falsa , que cada fossil de dinossauro sai de uma costela de adão , que cada personagem da biblia é real , que vc entende do assunto ? prove
KKKKKKKKKKk é impossivel
Sugiro q vc baixe ou compre e leia : Deus, um delÃrio-Richard Dawkins.
PS: Não sou ateu.
Caro amigo, sou eu de novo. Se você já leu o e-mail que eu mandei pra vc, vc já deve ter percebido que ele responde parte da pergunta.
Colega, o mundo, as pessoas, enfim, todas as coisas, não são fruto do acaso.
Como já disse a vc, as teorias do big-bang e da seleção natural são tão bem embasadas e tão consolidadas que é ridÃculo vc tentar desqualificá-las aqui de uma maneira tão fajuta.
A vida evoluiu a partir de formas extremamente rudimentares, até chegar ao ponto em que estamos, num processo de milhões e milhões de anos.
Caro internauta, se vc acha isso absurdo ou incompreensÃvel, sinto muito. Só não diga isso em público, pra ñ passar vergonha. Ressalto mais uma vez que são teorias tão consolidadas que é ridÃulo alguém tentar desqualificá-las atualmente. Recomendo a vc a aos outros companheiros do yahoo que leiam o livro "Deus, um delÃrio" , de Richars Dawkins.
Depois de ler esse livro, duvido que vc se atreva a fazer uma pergunta besta desse tipo de novo.
Nada acontece por acaso, tudo tem uma explicação lógica.
Não há como provar a "inexistência" de Deus. Assim como, não é possÃvel provar sua existência.
Qualquer livro pode ser adulterado (isso não isenta a BÃblia de tal risco), assim como, qualquer teoria cientÃfica pode ser derrubada (desde que surja uma mais lógica e/ou convincente).
A espiritualidade humana é um campo misterioso de mais para ser palpável. Aceitar argumentos que viemos do barro ou de uma explosão são ambos, no mÃnimo, acomodativos.
De um jeito ou de outro (barro ou explosão) o homem tenta justificar e entender o por que de ele estar na terra. Qual a missão dele e por aà vai.
A verdade é, que, Deus ou não-Deus, não temos como evidenciar.
Se Deus fez o mundo, quando o primeiro homem pecou Ele como é o todo poderoso poderia ter concertado exterminado os bonecos de barro e feito outros perfeitos, se Deus realmente existe e ele é quem manda por q todos tem medo da miséria, da doença, da morte,da dor, do sofrimento, existir não vem ao caso é Ele dizer pra q veio, protejer e livrar as criaturas feita por Ele, não sei p q essa coisa toda com Ele se filhos Dele nem somos, apenas criação .