Produto com defeito! Prazo para devolução do Dinheiro?
Comprei uma placa-mãe nessa segunda (01/09/2008) em uma loja no centro da cidade.
Chegando em casa constatei que a mesma não funcionava direito. Mas como todos os componestes do computador eram novos demorei pra me certificar que era realmente a placa-mãe que impedia o computador de funcionar.
Hoje, 05/06/2008, voltei na loja. Eles testaram a placa-mãe e concluiram que ela estava realmente com defeito.
Eles alegaram que não tinham mais o produto na loja e me deram um prazo de 15 a 20 dias útéis para substituir a mesma. Falaram que precisariam mandar a placa para o fabricante, e o mesmo realizaria mais testes, para assim enviar uma placa nova.
As questões são as seguintes:
1) Será que eles realmente enviarão a placa para o fabricante? Ou eles só querem ganhar tempo?
2) Eu tenho direito a pedir o dinheiro de volta? Qual seria o prazo para eu pedir e qual seria o prazo para eles me entregarem o dinheiro???
4) Qual seria o prazo máximo estipulado por lei para eles resolverem o problema (ou me dando um produto novo ou devolvendo o dinheiro)???
Obrigado!
Comments
Duvido que queiram ganhar tempo, mas se for o caso...são burros.
Tem como pedir o dinheiro de volta sim. O CDC fala que se o produto apresentar vício de qualidade (é diferente de defeito!!!), deve ser enviado à autorizada (tem que ser na sua cidade), caso não tenha autorizada, a loja deve efetuar a troca, pois são solidários e respondem da mesma forma. A autorizada tem 30 dias para efetuar o conserto, e caso não conserte, a lei manda que ele troque por outro novo, em perfeitas condições de uso, ou ainda devolva o valor pago, corrigido (à escolha do consumidor). Tudo isso está elencado no art.18 do CDC.
O ruim disso tudo é que vc vai provavelmente precisar de ajuda do Procon da sua cidade para conseguir tudo isso, pq apesar de estar na lei, as empresas sempre descumprem, e caso vc formalize a reclamação no órgão, haverá sanção administrativa para a empresa, e assim, eles vão te atender rapidinho.
Espero ter ajudado!
Ah, detalhe: se vc nao tem nota fiscal, exija. Vc vai precisar dela pra efetuar a reclamação e solicitar a troca ou o $.
VIXII PERDEU!!
Com certeza te entregarão um novo micro
Aqui vai umas dicas:
Se o seu micro tem lacre Anote o numero dele antes e ao receber veja se o novo tem o mesmo numeo de série (note a cor do lacre).
No caso de portáteis (noteboks) anote o numero de série e as caracteristicas do equipamento.
Caso tenha um adesivo com o cnpj da empresa veja se o micro defeituoso e o novo tem o mesmo adesivo (Se o gabinete tiver residuos de um adesivo. Significa que ele foi aberto e a placa mãe trocada.)
Segundo o procon você tem o direito de receber o dinheiro de volta caso fique insatifeito com o produto .
Recomendo a procurar o pro con para saber mais e exigir os seus direitos.