como é possível melhorar a educação pública ?

Como fariam? Investiriam nos professores, nos alunos, nos administradores?

Por favor, sem críticas, apenas soluções possíveis e com muita discricionariedade.

( lembrem que o dinheiro é relativamente pouco )

Dicas, atualmente os professores participam da “teia do saber “, um curso de aprimoramento, mas não existe um acompanhamento posterior. Qual a solução ?

Os administradores têm que se aperfeiçoar na pratica, e os alunos coitados ficam com o que sobra.

Comments

  • As únicas soluções.

    Sem elas nada há a fazer.

    Primeiro -escolas em horário integral.Tipo CIEP

    Segundo - Votar a termos escolas de curso para professores, antigo normal. Três anos.

    Faculdade - Pedagogia e licenciaturas quatro anos como antigamente, cursos que tinham biologia, estatística.

    Estes cursos que foram criados na época de FHC para professores com três anos a toque de caixa não forma um professor com capacidade para direção, orientação , conteúdo e métodos.

    Esta farsa foi para mostrar ao mundo que todos professores tem curso superior. Como sempre enganação.

    Escolas com lazer, aulas sem faltas de professores, banho, alimentação e acompanhamento médico e odontológico.

    Bibliotecas, orientação pedágogica e psicológica.

    Como nos CIEPs levar no final da aula um litro de leite para casa.

    Escola integral acontece no primeiro mundo. Se é para imitarmos, imitemos o melhor.

  • Tempo integral em todas as series, professores mais capacitados, uma ajuda de custo aos estudantes para q naum precisem trabalhar pra ajudar em casa!

    E muito insentivo!

  • Maior investimento.

  • Virou consenso no Brasil associar o nosso fracasso educacional com as maquinações do sistema capitalista/neoliberal. Segundo essa leitura, calcada em Marx, interessaria aos "poderosos", à "elite", que o proletariado não fosse instruído ou, no máximo, recebesse uma educação totalmente "alienante", para que não questionasse suas mazelas, nem incomodasse o status quo e apenas continuasse fornecendo sua mão-de-obra barata para a manutenção do sistema. Essa leitura da situação se tornou absolutamente hegemônica.

    É pena, porque essa teoria – de que o capitalismo requer a falta de educação, ou a educação de baixa qualidade – é facilmente conversível em uma hipótese testável. Se a teoria estiver certa, espera-se que os países mais capitalistas sejam aqueles com os piores e mais excludentes sistemas educacionais, enquanto aqueles em que o capitalismo não conseguiu estender seus tentáculos malévolos deveriam ter populações formadas por cidadãos altamente instruídos e intelectualizados.

    Em realidade, o que ocorre é exatamente o oposto: quanto mais capitalista o país, melhor e mais abrangente é o seu sistema educacional.

    Por que no Brasil ainda se acredita no oposto? É a junção do mofo intelectual com a vigarice. Marx já cometia erros de interpretação da realidade quando escrevia seu Manifesto Comunista e O Capital, há 150 anos. O que se aplicava àquela realidade histórica, porém, não se aplica à nossa – o capitalismo mudou, e muito, neste século e meio.

    O período do início da Revolução Industrial era, sim, uma época em que a competência necessária ao trabalhador era mínima e sua jornada de trabalho era desumana. Para apertar parafusos em uma linha de montagem esfumaçada por dezesseis ou vinte horas por dia, em repetição incessante, era apenas necessário alguém que soubesse ler, se tanto. O capitalismo do século XXI, porém, é outro.

    Se o empresário não tiver trabalhadores competentes, será destruído pela competição das empresas de outros países, com gente qualificada. Só há, estranhamente, um único tipo de organização, que eu saiba, que se beneficie de uma população iletrada: são os partidos de esquerda.

    Nas últimas eleições presidenciais, segundo o Datafolha, Lula só perdeu em um grupo: o dos eleitores com ensino superior. Entre eles, em pesquisa de 17 de outubro – doze dias antes da eleição, portanto – Lula tinha 40% das preferências, contra 50% de Alckmin. Felizmente, para ele, a maioria de nossa população só tem ensino fundamental, grupo em que o petista liderava por 57% a 28%.

    Portanto, para melhorar a educação pública no Brasil, é necessária antes de tudo, uma mudança de conceito.

    .....

  • Apenas e tão somente fazendo com que os pais lembrem-se de acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus filhos desde os tempos do prezinho e cobrem deles bons resultados.

    O abandono dos pais para com os seus filhos tem gerado toda a ineficácia da educação pública no Brasil.

    Muitos pais nem sabem onde os filhos estão matriculados, como é que vão cobrar desempenho dos filhos? como é que vão descobrir como é a disciplina e o comportamento dos seus filhos durante as aulas.

    Sou professor a 20 anos e sei perfeitamente que os alunos das escolas públicas parecem não ter pai nem mãe, toda a carga de educar, no sentido âmplo da palavra, fica restrita às 3 ou 4 horas diárias que os alunos ficam em verdadeira algazarra no interior das escolas.

    E qualquer ação no sentido de disciplinar o alunado pode se transformar em penosos processos contra professores, impetrado por aluno e pais de alunos. Os professores apenas conseguem transfomar as escolas em creches-clubes para crianças e adolecentes que geralmente tem péssimo comportamento. o que muito dificulta a educação pelos professores e o entendimento do que seja a cidadania por parte dos alunos

    Este é o retrato de nossas escolas em todo o país, com alguns poucos casos de sucesso conseguidos por algumas escolas rurais, onde o professor é volorizado pelos pais de alunos e admirado pelos discentes.

    Lá os pais estão bem mais próximos dos filhos e dos professores, lá funciona muito diferente das escolas das cidades. No campo os pais se preocupam, e o elo fraco geralmente são os alunos e os professores que via de regra apresentam um nível menor que nas cidades e os filhos geralmente trabalhom junto com os pais para ganharem o sustento, mas nos últimos anos está havendo condições de os alunos disporem bem mais de tempo para os estudos, e tudo leva a crer que grandes avanços ocorreão na área rural.

    Um forte abraço.

  • O lema deve ser: "O governo deve adotar 1 aluno antes que o traficante o adote".

    O método de ensino brasileiro e as escolas são muito bons, em muitos países há segregação racial e social. Nas redes públicas brasileiras muitos pais vão buscar seus filhos de carro e o material escolar do aluno é caro.

    Penso que em 1° plano deve-se melhorar a alimentação da criança, 1 criança mal nutrida não consegue assimilar com facilidade as questões escolares, as da vida cotidiana são assimiladas facilmente.

    1.1 A votla da saúde escolar, toda escola deve voltar a ter em suas dependência 1 psicológo e 1 enfermeira; o acesso e gratuidade de óculos deve ser maior.

    2° Cuidado na escolha dos professores, até em redes particulares de ensino do mundo todo existem professores que não conseguem "passar a mensagem"; ele sabe como se faz, mas não consegue ensinar.

    3° Farda escolar completa, incluindo meias e sapatos: grátis, livros grátis, material escolar, pasta, canetas, tudo enfim ao alcance do aluno, não adianta dizer que a FAE (não sei se ainda existe) provém tudo isto, por conta de que os diretores e professores usam o material do aluno em proveito próprio e levam o seu p/ casa ou põe uniformes a venda em comércios não autorizados.

    4° Almoço, merenda e jantar, assim o aluno poderá sair p/ algum curso que deve ser oferecido a todos e não somente aos morados de favelas e morros, o mesmo vale p/ quadras esportivas tipo a de Mangueira, RJ; famosa em todo o mundo + que não dá acesso ao aluno que mora em "pista".

    5° Acesso total à informática e não computadores trancados em depósitos da escola e que são roubados e nunca acham os ladrões.

    6° Respeito:

    O aluno deverá ser examinado antes de entrar na escola, com isso será evitado a entrada de drogas e armas, tão comuns em colégios de todo o mundo.

    O aluno da rede pública de ensino tem que ser respeitado ao entrar em qualquer lugar de comércio público, há muito preconceito quando 1 aluno uniformizado adentra em 1 shopping ou livraria sendo ele da rede pública.

    7° A idade:

    Até 18 anos no horário diurno, 2° grau; a seleção do horário deve se dar por conta da idade e período do aluno. 1 aluno de 16 anos não pode estar no mesmo horário e na mesma classe de alunos que cursam as 3ª, 4ª série do 1° grau.

    Vocês podem dizer que já existe tudo isto, mas só em teoria, a realidade prática é 1 pouco diferente.

    ∟aninha

  • Investir nos professores, coisa que os governos não querem nem saber.Pagar melhores salários para que voltem a ser respeitados e possam investir no seu próprio aprimoramento e não em cursos bancados por governos que só querem "aparecer" e cujo conteúdo não serve para nada.Infelizmente, existem prof. c/ Q.I. tão baixo, q.são incapazes de educar qquer. criança.Não servem de ex. nem pela profissão miserável, nem pela pouca educação,resultado de anos e anos de abandono educacional.Isto não é crítica é proposta de solução possível, porém é exatamente o que não se deseja fazer.É a velha história dos 3 macaquinhos :não ouço,não vejo,não falo.

  • Investindo mais na área da Educação!

    Atualmente, segundo o relatório divulgado ontem, o índice está em 2,9% do PIB. Se forem incluídos os gastos com ensino superior, sobe para 3,9%. Os dados são referentes a 2004.

    Em 2007 foram investidos R$ 27,63 bilhões!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_da_Ed...

    Para o ministro da Educação, o PDE e o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) vão aumentar em 0,4% do PIB os investimentos com educação. “Se Estados e municípios também fizerem esforços, poderemos chegar à meta de 6% do PIB”.

    Ao contrário do que alguns falaram, na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o investimento era menor ainda!

  • Colega,...eu tive o PRIVILÉGIO de estudar em escola pública!!

    Em minha época, a fama do ensino particular era: PAGOU,PASSOU!

    As escolas públicas "não davam moleza"! Ou estuda ou estuda!...se quiser ser aprovado,..e seguir em frente!

    Você pede para não se tecer críticas!

    De que jeito?

    Se tínhamos escolas públicas ÓTIMAS,..e agora ," é isso que aí está,"

    de que jeito não fazermos críticas?

    Os "gênios" da educação, (inclusive um pessoalzinho que se identifica com a esquerda)...houveram por bem introduzirem "aprovação automática"..."destituir do professor sua autoridade dentro de uma sala de aula",..."alisar a cabeça de um monte de marginais que vão à escola para pertubar,..para depredar,...para humilhar professor,...com um argumento cretino: "É preciso acabar com esse sistema repressor!".

    Colega, devolva a autoridade do professor,...devolva o sistema de aproveitamento e aprovação do aluno,...lugar de marginal é na cadeia,não em escola! Acabem com a impunidade desses bestalóides

    que têm forma de gente! ..Enfim,..devolva à escola o objetivo por qual

    ela foi criada: Completar a educação de casa, e formar um cidadão de bem, através do conhecimento!

    Não é esvaziando cadeia e lotando escolas que vamos "melhorar"! Marginal é marginal dentro ou fora da cadeia, dentro ou fora da escola! Fera, se coloca na jaula, não no sofá da sala!

    Fascista, ...eu??? Não, Colega,. acho que sou ..digamos....REALISTA!!!

    Desculpe-me Colega,..PODE parecer discurso,.!!!

    Mas um dia a escola pública FOI tudo isto que citei!!!!.

    Porquê não voltar ????.

    OBS: E.. para não dizer que sou preconceituoso, observe, Colega, o bando de mediocridades que dominam nossa televisão! Os "ilustres" apresentadores (provávelmente formados em escolas onde aprenderam, no máximo a fazer cruzinhas, vomitando e assassinando a língua portuguêsa!)...e muitos de "carinhas" bonitinhas!! É um festival de" nós vai",..."nós vem,"..".pegar ela".. "abraçar ela."... namorar COM...!!

    E o mais grave: Se julgam formados em COMUNICAÇÕES!!!..

    É o triunfo do besteirol, da sandice, e da ignorância!!!

    Colega, "zapeie" os programas matutinos e os vespertinos da televisão e veja você como tenho razão!

  • Sem críticas, mas, é necessário fazer uma única observação: o dinheiro que foi dito ser pouco, é única e exclusivamente culpa pela falta de competência na aplicação dos recursos existentes para serem aplicados na educação, ou seja má distribuição e aplicação, existe muito dinheiro para ser investido na educação, o problema é que na maioria das vezes são desviados e tomam outros rumos.

    Apliquem como devem ser aplicado o dinheiro público na educação e colherão os resultados imediatamente.

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