Como seria o aspecto da superfície terrestre se não houvesse intemperismo?

a professora de ciências mandou fazer o trabalho com as respostas no livro mas não tem a resposta no livro nem na net não sei o que fazer!!!

Me ajudem!!! Por favor... Obrigada

Comments

  • Pelo que eu entendo é mais ou menos o seguinte:

    Sem o Intemperismo não haveria degradação e nem enfraquecimento físico e químico das rochas, assim sendo a única força que moldaria a terra seria a eroção da água e dos ventos, esta que levaria muito mais tempo para cumprir sua função. Assim, em locais onde há montes, colinas e montanhas estes seriam bem mais ásperos e crespos sendo mais parecidos com o estalaguinites e em outros locais seria totalmente plano como a superfície de um lago sem vida.

  • A resposta desta pergunta é simplesmente especulação, mas vamos por aí...

    Caso não houvesse intemperismo a crosta terrestre teria pouca mutação.

    As grandes mudanças seriam provocadas pelas variações de temperatura do sol sobre a superfície da terra e também pelos vulcões e terremotos. Nos locais limítrofes com os mares poderia ainda ocorrer maremotos. Sem os intemperismos (que é fisicamente impossível) não teríamos as variações provocadas pelas chuvas somente.

    Bons estudos.

  • Seria parecida com a dos planetas e satélites onde isso não ocorre: como da Lua, Ganimedes e Mercúrio.

  • Seria muito montanhoso e íngreme. Esta é a resposta certa.

    Uma vez que o intemperismo causa degradação e transporte dos solos.

    Sem ele a paisagem seria áspera, com formações rochosas pós erupção.

    Muito similar a planetas e satélites sem atmosfera, como a Lua por exemplo, apesar de na Lua existir intemperismo causado pelo Sol e por variação de temperatura.

Sign In or Register to comment.