Gente o que é vale fluvial...vale 10pontos...?

Tenho que fazer um trabalho de geografia e não sei o que é vale fluvial...

tenho que sabe completo....

Comments

• Fluvial igual Rio =agua doce

Fluvial é um adjetivo que refere-se a águas de qualquer rio.

É comum o emprego do termo bacias fluviais em alusão às bacias hidrográficas, transporte fluvial em alusão a transportes realizados em rios e manancial fluvial em alusão ao manancial de rios de uma região

• Vale: s. m. Geomorf - Região alongada e rebaixada do relevo. Os vales podem ter muitas origens, e constituem uma forma geomorfológica importante no entendimento da evolução do relevo.

Os vales mais comuns são formas esculpidas pela erosão fluvial, às vezes com um nítido condicionante estrutural ou tectônico. Em regiões glaciais os vales são esculpidos pelas geleiras.

Um vale é o local por onde escoam, permanentemente ou temporariamente, as águas das chuvas e dos rios.

À linha que une os pontos mais profundos de um vale dá-se o nome de talvegue. O mapa do talvegue de um rio, seus tributários e dos vales por onde escoa temporariamente a água da chuva, é conhecido como mapa de drenagem. Este mapa tem importância capital na interpretação geomorfológica da área.

À área drenada por um rio e seus tributários, delimitada pelo divisor de águas mais externo, damos o nome de bacia hidrográfica

• É depressão de vertentes muito inclinadas, que foi escavada por um curso de água.

Sign In or Register to comment.