Como vender minha moto?
Tenho uma Fazer 250 Rancing Blue 2012/2013 (Edição limitada). É minha primeira moto, e não conheço os procedimentos de venda.
Qual o valor de mercado desse modelo? Onde coloco para vender? Vou na concessionária e peço para comprarem?
Procuro um comprador? E se ele não tiver o dinheiro á vista?
Poderiam me tirar essas dúvidas.
Comments
Primeiro, vá no www.fipe.br e pesquise o preço de lista da moto segundo o ano dela. Esse é o valor médio do mercado sudeste. Não significa que é esse preço que ela vale tampouco o preço pelo qual você vai vender. Mas já dá uma ideia.
Não adianta levar a moto para uma concessionária. Ela não vai comprar a sua moto. Se, num acaso muito grande, comprarem a sua moto, vão pagar bem abaixo da tabela FIPE. Aï você perde dinheiro. Por um motivo muito simples. A loja de moto ganha dinheiro vendendo a moto mais caro do que comprou. Ora, o preço da moto é o preço da tabela fipe, portanto a loja vai querer pagar BEM menos do que a FIPE para poder ganhar essa grana quando for vender a moto para o otár.. quer dizer, ... comrpador.
Portanto, o melhor a fazer é anunciar de graça no OLX ou no webmotors. COloque o preço um tiquinho mais alto e diga que tem espaço para negociar. Lave a moto bem lavada, dë um polimento nela, tire fotos de frente, de lado e de traz em um lugar aberto e de dia, com boa iluminação. Ponha as fotos no site de vendas, coloque o seu celular e aguarde aparecer interessados. Se não aparecer interessados, baixe o preço um tiquinho e vá reciclando até vender a moto.
Cuidados que você deve ter:
- Quando alguém pedir para ver a moto, marque num lugar perto de um posto de polícia. Se o interessado recusar .... ESCAPOU DE TER A MOTO ROUBADA ! ... Não deixe ele sair com a moto. Ele pode ver, pegar, ligar, mas não sair com a moto para "dar uma volta".
- Se possível, leve um amigo ou parente junto para mostrar a moto. Isso diminui as chances de ter a moto roubada por um falso interessado.
Se o comprador não tiver o dinheiro para pagar a vista, ele pode financiar a moto normalmente. O comprador vai ao banco, solicita o financiamento. Se o mesmo for aprovado, o banco paga a vista para você, deposita a grana na sua conta. A moto então é transferida para o novo proprietário.
Para transferir a moto para o novo proprietário, você e ele vão a um cartório e reconhecem a firma (custa uns 10 a 20 reais) no recibo de transferência. O licenciamento da moto, multas e ipva tem que estar tudo quitado. Se não estiver, você que tem que pagar (ou negociar isso com o comprador). Em seguida, você vai ao detran e comunica que vendeu a moto. O novo proprietário que paga a taxa de transferência (a não ser que você negocie com ele).
TUdo é negociável. Ele pode pagar uma parte a vista e o resto financiar. Você que negocia.
Comprar e vender motos usadas é uma excelente oportunidade de fazer um bom negócio. Apenas tenha o cuidado normal para não entrar numa roubada.
Pensando nisso