O fim de Judas poderia sem melhor elaborado?

{Jigsaw: Você traiu Jesus, quero jogar um jogo (pleonasmo) com você}

Comments

• Pelo que eu me lembro nas lendas bíblicas tem dois finais de Judas, se não gosta da versão que ele se suicidou tem outra.

Quando Mateus[1] relata a forma que Judas morre, ele diz em Mt. 27:1-3:

27:1 E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; 27:2 E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos. 27:3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, 27:4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. 27:5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

No entanto, o relato eclesiológico de Lucas diz em Atos 1:18-19:

1:18 Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. 1:19 E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.

A questão bem conhecida é: Judas se enforcou ou morreu de uma queda?

• Jogar um jogo não é pleonasmo! O verbo possui várias semânticas e pode ser aplicado de várias formas. Ex: Jogar uma pedra. Aqui, o verbo exerce o sentido (coloquial) de arremessar algo.

Depois dessa aula básica de português para leigos, retirar-me-ei sem dar uma resposta clara para a sua pergunta.

Passar bem.

• Eles poderiam ter dado mais enfase é claro, rsrs mas o suicídio teria que acontecer, rsrs

• Tipo descer para baixo,subir para cima?

Sign In or Register to comment.