como fazer estalação elétrica de uma lampâda com dois interruptores para ligar e desligar?
eu fu num hotel que no inicio do quarto usando uma lampâda e dois lugares diferentes para ligar essa lampâda como eu faço isso? eu sei fazer estalação padrão
eu fu num hotel que no inicio do quarto usando uma lampâda e dois lugares diferentes para ligar essa lampâda como eu faço isso? eu sei fazer estalação padrão
Comments
Se chama interruptores paralelos, vc acha o esquema na net, é bem facil, mas não sei como desenhar. Basicamente, vc liga o fase no meio de um deles, dos extremos saem 2 fios que vão direto de um interuptor a outro, e o outro borne do meio que sobrou voce liga na lampada, e o outro lado da lampada, no neutro.
simples, vem 2 fios pra vc da companhia elétrica certo, positivo e negativo, isso em 110 volts
leve os ate a lampâda, ira ascender
corte o fio positivo onde quer que esteja o interruptor
ligue cada ponta do fio cortado em cada uma das duas conexões do interruptor.
faça o mesmo processo para quantas lampâdas e interruptores quiser, usando apenas o fio positivo nos interruptores, o mesmo fio negativo pode ir direto em todas as lampâdas sem passar pelo interruptor.
Compre dois interruptores paralelos, se forem PIAL na embalagem há o esquema para a ligação.
Basicamente cada um dos interruptores envia à lâmpada o neutro ou a fase, então se o interruptor A estiver mandando a fase e o B também a fase a lâmpada ficará apagada, se ambos estiverem mandando o neutro também ficará apagada mas se mandarem um o neutro e outro a fase então ela acende.
Se vc pensar bem vai verificar que se um dos interruptores for acionado a lâmpada vai apagar se estava acesa e acender se apagada