Computador "travando" a rede (ping da morte)?

Um computador do meu trabalho está travando a rede inteira, fazendo com que todos os outros computadores fiquem incomunicáveis (não conseguem pingar nada, nenhum deles), quando desconecto esse computador específico da rede ou o desligo, todos os outros computadores voltam ao normal.

Esse comportamento me lembrou o do ping da morte. É como se o computador tentasse enviar um ping muito grande, tornando o switch incapaz de lidar com isso, e consequentemente travando a rede inteira.

Isso é possível? Como? O que pode estar causando isso se for o caso?

Obrigado.

Comments

• Deve ser algum virus. Para fazer uma analise mais detalhada: Pegue um analisador de trafego (por exemplo Wireshark) e veja que tipo de trafego existe quando voce conecta este computador.

Veja por exemplo se há pacotes de broadcast (broadcast storm) do tipo 255.255.255.255.

Outra possibilidade é um loop na rede. Normalmente isso acontece quando existe dois switches ou duas portas estão ligadas entre si. Pela descriçao do problema, não parece ser isso mas se for e por via das dúvidas, habilite o protocolo STP ou RSTP (Spanning Tree Protocol). O sintoma clássico de um switch travado por LOOP é que todos os LEDS das portas do switch ficam piscando (parece uma árvore de natal hehehehehe)

Hoje em dia o "ping da morte" não chega a ser um problema porque a maioria dos sistemas operacionais já estão protegidos contra isso. O Ping da morte consiste em mandar pacotes de ping com tamanho grande e com isso acabar com a rede.

Finalmente eu sugiro voce trocar a placa de rede deste computador.

Sign In or Register to comment.