OLA PESSOAL! ESTOU A PROCURA DE UM LIVRO DE PORTUGUES BOM E COMPLETO, ALGUEM PODE ME ORIENTAR?

PRECISO ENCONTRAR UM LIVRO DE PORTUGUÊS, BOM COMPLETO ONDE EU POSSA EXERCITAR MEUS CONHECIMENTOS, POIS ESTOU ME PREPARANDO PARA UM CONCURSO PUBLICO, OS LIVROS QUE EU ACHEI SÃO MUITO FRACO, NÃO EXPLICA DIREITO, TUDO MUITO BÁSICO, EU QUERIA UM LIVRO QUE ABORDACE TUDO AFUNDO. ALGUEM PODE ME INFORMAR, ALGUM LIVRO, AUTOR. VALEU!

Comments

• Os mais aplicados até tentam alguma coisa na biblioteca da cidade, dão uma olhada como quem estivesse folheando o jornal, mas acabam por desistir. Por que será?

Uma das respostas possíveis talvez seja o fato dele ter escolhido a gramática errada. Isso mesmo, existem tipos diferentes de gramática, e um deles é particularmente perigoso: as gramáticas normativas.

Como o nome já diz, as gramáticas normativas prescrevem normas, regras, dogmas, leis que não podem ser infringidas de nenhuma forma. É isso que assusta o estudante, que como sabemos, odeia decorar regras muitas vezes sem sentido.

O oposto das gramáticas normativas é chamado de gramática descritiva. Elas descrevem a língua e dão um certo espaço para possíveis variações baseadas no uso que é feito do português (ou de qualquer outra língua). Ao contrário das anteriores, elas não mordem, e um bom estudante terá grandes benefícios se puder consultar uma gramática quando surgirem dúvidas quanto à língua.

Como saber quando uma gramática é normativa e quando é descritiva? Bem, essa não é uma tarefa muito fácil para um leigo. Para facilitar, separei três gramáticas descritivas que são altamente indicadas para quem desejar se aprofundar nos estudos do português.

Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra

• Gramática Completa para Concursos e Vestibulares - Nova Ortografia e de Acordo com o Volp - 2ª Ed.

Autor: Almeida, Nilson Teixeira de

Editora: Saraiva

Categoria: Linguística / Português

Gramática completa para concursos e vestibulares traz a teoria gramatical completa explicada de um modo simples e mais de 500 testes de múltipla escolha selecionados de concursos públicos e vestibulares promovidos por diversas instituições brasileiras, constantes em uma lista no final do volume.

Bons estudos e acima de tudo BOA SORTE!

• depende,é gramática?

se for aí você compra o livro de evanildo brechara!

é o melhor tem TUDO coisas que você não vê nas outras gramáticas!

Sign In or Register to comment.