Amortização antecipada da dívida do FIES?
Senhores, infelizmente como muitos pago o alto preço do FIES ( os novatos no FIES tem juros menores ).
Me formei em 2005, ate então pagava aqueles juros trimestrais de 50,00 , depois comecei pagando cerca de 218.40 mês e hoje pago 330,81.
Quero fazer um planejamento e montar uma planilha visando acabar com essa dívida o qt antes.
Hoje em dia está assim no extrato : Valor da Parcela 330,81, Amortização:210,42, juros :120,39 , , valor do empréstiomo 17.035,20 , prazo 140, vcto da última prestação 15/09/2013.
Podem me ajudar na elaboração da planilha e como funciona a antecipação de parcelas a fim de antecipar o fim da dívida ?
Obrigado
Comments
Bem, como vou explicar isto, para alguém que não entende de matemática financeira é um pouco complicado.
A primeira dica que vou te dar é entrar no próprio site do FIES, la você pode obtê-la detalhadamente. Mas posso tentar te ensinar a fazer o cálculo.
Matemática financeira é muito simples e com o excel é mais fácil ainda. Para você obter sua taxa de juros, basta dividir o valor dos juros pelo valor do saldo devedor. Vai dar 0,007 alguma coisa. Na prática, a correção, juro do seu contrato é de 0,72% a.m. Praticamente o que você ganha na poupança.
para elabora uma planilha, você vai precisar colocar estes elementos na seguinte ordem.
Saldo devedor em dia tal: este valor que você tem
Saldo devedor após 30 dias= saldo devedor * taxa de juros (1,0072)
Saldo devedor após o paagmento da prestação = este saldo atualizado menos o valor da prestação. Você vai observar que este valor é igual à diferença entre o saldo devedor do dia inicial e este após o pagamento é a AMORTIZAÇÃO. Amortização quer dizer o quanto você efetivamente abate da dívida.
A tabela de capitalização do juros do FIES é a PRICE> Sua característica é de oferecer prestações fixas. Como o saldo devedor no início do contrato é maior que no final, os juros são mais altos, dentro do valor da prstação, e à medida que você vai efetuando os pagamentos, como ele decresce, aumenta a amortização, o quanto você realmente abate.
A tabela do site da caixa já é bem detalhada, é uma planilha com todos estes dados que você teria no excel, opde fazer a conta para poder ter certeza.
Outra coisa, você pode calcular e verá que é mais vantajoso pagar em prestações. Como eu disse, o juro do fies é de apenas 0,72%a.m e FIXO, não vai mudar nada, mesmo que a inflação dispare. Então o idela é você pegar o dinheiro da antecipação, colocar num fundo de investimento, que rende isto ou um pouco mais, e ainda vai ter um lucrinho no final. É uma grande besteira você adiantar prestações do FIES.
Nao efetuei o pagamento da amortização duas vezes, como faço pra pagar??
o que é antecipar a fase de amortização do fies
Veja isso com o FIES de como funciona.