As 10 pragas do Egito (Êxodo 7:2 e 4)
1 e 2 - Nilo em Sangue e Sapos mortos:
- O rio Nilo teria ficado vermelho graças à proliferação de algas vermelhas, produtoras de toxinas que matam os peixes e afugentam sapos e rãs. Ao fugir para as partes mais secas, eles invadem a cidade e morrem desidratados.
3 e 4 - Enxames de mosquitos e moscas:
- Com a morte de sapos e rãs, predadores naturais dos insetos, mosquitos como o Culicoides canithorax e moscas-de-estábulo como a Stomaxys calcitrans multiplicam-se descontroladamente entre outubro e novembro.
5 e 6 - Morte do gado e chagas nas pessoas:
- As moscas-de-estábulo carregam virus fatais para vacas e cavalos, que começam a morrer por causa dos enxames. E a infestação de Culticoides causam as doenças de pelo nos egípcios. O cenário é grave entre novembro e janeiro.
7 e 8 - Chuva de pedras e gafanhotos:
- A chuva de pedras seria, na verdade, de granizo, que fere homens e animais e destrói as plantações. O solo úmido atrai gafanhotos-do-deserto, que depositam seus ovos e, até março, devoram o que sobrou de alimento
9 - Escuridão:
- Os 3 dias de escuridão em março seriam consequência de uma densa tempestade de areia, que trancafia os egípcios em casa. O fenômeno, conhecido como khamsin, é comum até hoje nessa época do ano
10 - Morte dos primogênitos:
- Tradicionamente, primogênitos têm o privilégio de se alimentar quando não há alimento para todos. Mas o benefício se inverte ao comerem os cereais contaminados pelas fezes de gafanhotos.
-------------------------------------------
Qual a explicação mais lógica? Acima citada ou de castigos e milagres divinos?
Comments
Como você vai conseguir colocar isto na cabeça do povo, se o documentário canadense O Êxodo Decodificado, não conseguiu, pelo simples fato de que os cientistas não quiseram juntar as 'peças' do quebra cabeça que prova que o Êxodo nunca existiu e é 1 cópia do desaparecimento do povo que viveu junto a Esfinge.
http://video.google.com/videoplay?docid=-863213221...
A lógica não está totalmente arraigada no pensamento das pessoas como a religião está.
Salaam
O que me deixa pasmo é que ainda existam pessoas interessadas em arranjar explicações cientÃficas, filosóficas e racionais para essa história fantasiosa de Moisés e seus superpoderes.
Não temos, acaso, assuntos muito mais atuais e de real importância para que percamos tempo com as sandices da BÃblia?
Por que não deixamos simplesmente que os religiosos se deslumbrem com suas crenças e suas fantasias, e não vamos cuidar de coisas mais importantes?
Olá, queridos!
Sabe que foi assim mesmo, dessa mesmÃssima forma que o faraó perdeu um tempo precioso e "arrumou sarna prá se coçar"?
Ãéé, foi assim mesmo : PROCURANDO RESPOSTAS RACIONAIS E
FENÃMENOS NATURAIS PARA EXPLICAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO, E SE RECUSANDO A ACEITAR A PALAVRA DE DEUS QUE ADVERTIA DO QUE ACONTECERIA SE ELE NÃO LIBERTASSE E DEIXASSE IR O SEU POVO.
Mas o faraó teve que se curvar e reconhecer a Mão poderosa de DEUS, deixando ir embora o povo, podendo inclusive, eles levarem tudo o que quizessem carregar : jóias, ouro, animais, tudo enfim...
Embora pareça que ele "voltou à razâo" por mandar depois o exército
no encalço do povo. isso também foi a PROVIDÃNCIA DIVINA, pois se o exército do faraó não tivesse sido destruido quando o Mar Vermelho se fechou e afogou todos os soldados e cavalos com suas armas e carruagens dando assim um golpe fatal que enfraqueceu o poder do Egito para o futuro, o povo de DEUS
jamais teria sido realmente libertado pois o faraó estaria sempre em sua perseguição e acabaria por fazê-los novamente escravos.
Agora eu pergunto:-
QUAL FOI O FENÃMENO NATURAL QUE OCORRE COM ALGUMA FREQUÃNCIA, QUE ABRIU O MAR VERMELHO E O FECHOU DEPOIS DE O POVO QUE DEUS ESTAVA LIBERTANDO PASSASSE EM SEGURANÃA? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
EXISTE UMA EXPLICAÃÃO LÃGICA PARA ISSO ? ? ? ? ? ? ?
Lição para aprendermos : -
M I L A G R E S N Ã O S E E X P L I C A M -
S E A C E I T A M ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
Que O MARAVILHOSO DEUS, CRIADOR DOS CÃUS E DA TERRA,
O DEUS que nunca muda, mas permance eternamente, possa abençoar e iluminar a todos,
E aos que não crêem N'ELE e em SEU poder, ELE os ama assim mesmo e está ansioso em poder mostrar-lhes que tudo é verdade, que ELE é realmente poderoso, Podem acreditar, ELE fez isso comigo, alguém que não acreditava N'ELE nem na BÃBLIA, que achava que tudo era invencionice dos homens para dessa forma poderem controlar aos outros homens.
ELE me provou que existe, que me ama, que é poderoso e que está sempre ao nosso lado, como um PAI amoroso.
B E I J O S ! ! ! !
Isis e Osiris deveriam proteger os animais plantacao do Egito, nao foram capazes. Alguns deuses do Egito eram construidos com cabeca de animais, mostrando seu poder sobre eles.
Farao, considerado o proprio deus do Egito, nao protegeu seu proprio filho da morte.
Deus mostrou seu poder sobre os animais, a natureza e o homem. O homem passou a conhecer Deus, o Senhor de todas as coisas.
Olá você poderá consultar estes sites. E com certeza terá esta e outras respostas.
claro : êta povo desobediente!
A mais lógica ou mais humana seria a acima citada, mas p/ quem crer no DEUS da bÃblia como eu, castigo e milagre.
Fala sério eu não acredito q foi coincidência q estas coisas aconteceram bem na hora em q Moisés falava com faraó e depois orava a DEUS p/ isto tudo acontecer.
à coicidência d+ esta é minha visão.
de castigos e milagres
Quem for capaz de pensar um pouquinho, depressa chega à mesma conclusão que você. Quem pelo contrário está obcecado por Deus é claro que só vai pensar nos castigos/milagres de Deus...
ACIMA CITADA tem mais lógica, pois, CASTIGOS E MILAGRES divinos é uma "explicação axiomática"...
=-=-=-=-=-=-=
sei que vc não perguntou isso mais vou fazer um comentário extra sobre minha opinião a respeito da explicação:
=-=-=-=-=-=
a resposta acima citada não é melhor, porque mesmo sendo seu desfecho resultado de um sistema de implicações mutuamente ligadas e com uma certa dose de lógica, ela me parece sofista...
=-=-=-=-=-=
o que me adimira é nego acreditar sem ter comprovação nenhuma de que realmente MOISÃS foi lá e passou o CEROL profético no FARAÃ... então estamos falando de uma explicação de um FENÃMENO NÃO COMPROVADO!!!...
=-=-=-=-=-=
LÃGICA pra um MAR INTEIRO SE ABRIR, como se tivesse explicação LÃGICA PRA ISSO!!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
=-=-=-=-=-=
MILAGRE SE ACREDITA, NÃO SE EXPLICA é algo bom pra alienar as pessoas... que MEME poderoso hein!!!...