Ajudem-me, amigos! Como explicar o que é ESPÍRITO?

Vou dar uma palestra sobre "vida espiritual cristã" e descobri que é muito difícil explicar o que é "espírito".

Será que vocês podem me ajudar e, se possível, me indicar algum material bibliográfico?

Update:

Vovó não negativa!

Vovó positiva!!!

Comments

  • A palavra ruach(hebraico)/pneuma(grego) é traduzida como espírito. Termo de origem latina.

    Significando, nas bíblias, mente, pensamento ou vento, além de espírito..

    No Gen 1 "um vento forte" (Jerúsalem) também é traduzido como "o espírito pairava"(Almeida). A primeira versão é a mais aplicável pois o termo ali usado é o mesmo de Deuteronômio 32:11.

    No Antigo Testamento tem-se o entendimento de que o "Ruach Kodech" (Espírito Santo) seria a pessoa fazer a vontade do Altíssimo por exemplo:

    Gênesis 41:38 Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o espírito de Deus?

    1 Samuel 10:10 Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de saul, e ele profetizou no meio deles.

    1 Samuel 19:23

    Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá.

    Números 14:24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.

    Também toma lugar da palavra fôlego de vida

    Gênesis 6:3 Então, disse o SENHOR: O meu espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.

    Simplesmente a palavra ruach vem mais ligada ao pensamento ou estado mental do seu possuidor:

    Gênesis 26:35 Ambas se tornaram AMARGURA DE ESPÌRITO para Isaque e para Rebeca.

    Gênesis 41:8 De manhã, achando-se ele de ESPÌRITO PERTUBADO, mandou chamar todos os magos do Egito e todos os seus sábios e lhes contou os sonhos; mas ninguém havia que lhos interpretasse.

    Gênesis 45:27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, REVIVEU-SE-LHE O ESPÌRITO.

    No hebráico e no grego (época em que foi escrito o NT) não existia letra maiúscula e minúscula. Era todas iguais. Então os termos senhor, Senhor ou SENHOR estão, de certa forma, erradas. Foram colocadas para induzir as pessoas a pensar como a igreja (século IV em diante) queria.

    Não existe Espírito e espírito. A palavra é uma apenas.

    A partir do momento que a ICAR determinou que o Espírito Santo deveria ser considerado uma pessoa esses termos foram alterados para defender a idéia.

    Hoje as pessoas usam a palavra espírito do jeito que acham melhor.

    Dizem que temos um espírito e que ele continua vivo.

    Outros dizem que é a força do Criador e que nos dá vida. Embora em Eclesiastes 3 nos dá uma noção diferente desse tipo de pensamento:

    18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

    19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

    20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

    Muito foi mudado no chamdo Novo Testamento.

    No AT não puderam fazer muito pois os judeus não deixaram e como eles não acreditam que YEHOSHUS(Jesus no hebráico) é o Messias, elas puderam dar um pequeno ajuste.

    Não adiantou muito pois o texto principal está em João 3:16.

    Lá está a sintese de todo o plano da redenção, que era tipificado pelo ritual do santuário.

    Não deixe esses textos te pertubarem pois, segundo Coelét(pregador/orador) em Eclesiaste 3

    1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

    2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

    Infelizmente você não poderá usar esses texto na sua igreja pois ela deve ter um outro tipo de doutrina e sua mensagem não seria aceita.

    Sugiro que você use o texto de Ezequiel 37 que vale de ossos secos e que definia a situação do povo de Israel e o que aconteceria se eles deixassem o RUACH KODECH agirem neles. Ali fala sobre os quatro ventos. Defina cada um numa visão espiritual de cada ocasião em que ele foi usado. Fale de como é bom estar na mão do Criador andando com o Seu Espírito(fazendo sua vontade).

    Se quiser posso mandar um esboço do que poderá explanar. Acho o texto muito lindo.

    Não aceite o que eu estou escrevendo como verdade, e nem de ninguem, faça como os Bereanos: Pesquise.

    Não toque no que acabei de expor na palestra, deixe que o Espírito Santo de D´us te usei para trazer paz e tranquilidade na combalida vida cristã com tantas tradiçoes de homens.

    Oséias 6:6 nos diz "Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o CONHECIMENTO de Deus, mais do que os holocaustos."

    E ainda em Isaías 29:13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em MANDAMENTOS DE HOMENS, QUE MAQUINALMENTE APRENDEU,

    Meu email é gimrode10.

    Fique na paz.

    "A minha paz (de estar em paz com o Pai) vos dou."

    Gilberto

    PS É ruim escrever em uma tela tão pequena.

    Se os textos, ou as idéias, não estejam claras, me perdoe.

  • Os dicionaristas Aurélio Buarque de Holanda e Antônio Geraldo da Cunha diriam que o Espírito seria a “parte imaterial do ser humano, alma” e Antenor Nascentes acrescenta palavras, dizendo ser o Espírito a “alma, essência; ser incorpóreo; parte incorpórea e imaterial do ser humano.”

    Afinal, “que é o espírito?”

    “- O princípio inteligente do Universo.”

    Aqui nesta resposta temos o elemento inteligente universal; na pergunta 76 Kardec insiste dizendo:

    “Como podemos definir os Espíritos?

    - Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material.”

    E para que não fique dúvida,na perg. 79, os Espíritos esclarecem as perguntas anteriores, afirmando que “os Espíritos são a individualização do princípio inteligente.” Esta individualização só pode ser firmada admitindo-se “a progressão dos Espíritos” ou a sua “evolução.”

    Por isso ditaram os Espíritos na perg. 540:

    “... É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo...”

    Diante do exposto acima, chegamos à conclusão de que não há como, nem meios, de podermos imaginar o Espírito em sua essência. Isto só é possível através de sua individualização, ou melhor,por meio de um corpo de natureza intermediária, um corpo fluídico: o perispírito.

    O que é o perispírito?

    Se fôssemos fazer esta pergunta ao prof. Aurélio, por certo ele nos responderia:

    “- Perispírito (de peri + espírito) S.M. Organismo homogêneo que desempenha, conforme os espíritas, todas as funções da vida psíquica ou da vida separada do corpo, funções essas correspondentes, na vida terrena, a outros tantos sentidos.”

    Ao abrir o Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras encontrei a seguinte resposta:

    “- Perispírito S.M. Segundo o Espiritismo, envoltório fluídico que uniria a alma humana ao corpo físico, e através do qual o espírito atuaria na matéria.”

    Sem dúvida alguma, é a resposta do prof. Antenor, que vem ao encontro aos postulados espíritas,principalmente no “... e através do qual o espírito atuaria na matéria.” Dizemos isto por saber que é o espírito a causa de todo fenômeno inteligente, e não podemos esquecer que o perispírito tem sua origem no fluido cósmico universal, e o espírito é uma criação de Deus que é inteligência suprema.

    Pela resposta do prof. Aurélio e do prof. Antenor, é possível identificar esse “organismo” ou “envoltório” em outras filosofias religiosas da Antigüidade e mesmo da atualidade. No livro “Da Alma Humana” de Antonio J. Freire, encontramos uma sinonímia interessante. Vejamos:

    “Mano-maya-kosha (Vedanta); kama-rupa (Budismo esotérico); baobhas (Zend-Avesta); kha (Egito); rouach (Cabala hebraica); imago (Tradicionalismo grego); khi (Tradicionalismo chinês); carne sutil da alma (Pitágoras); corpo sutil e etéreo (Aristóteles); astroeidê (Neoplatônicos da escola de Alexandria; evestrum (Paracelso); corpo fluídico (Leibnitz); duplo (Lepage Renour); alma (dr. H. Baraduc); aerassoma (Neognósticos); corpo astral (Hermetistas e Alquimistas).”

    Depois da descoberta da kirliangrafia pelo eletrotécnico russo Semion Davidovich Kirlian, em 1939, possibilitando o estudo mais profundo da aura humana e com os avanços da Parapsicologia, outros termos foram criados pelos pesquisadores, tais como, corpo bioplasmático, campos estruturadores da forma, corpo energético,corpo de plasma biológico, modelo organizador biológico, etc.

    Diante de toda essa parafernália terminológica, temos que dar razão a Allan Kardec, quando na introdução de “O Livro dos Espíritos”, escreveu estas primeiras palavras:

    “Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem,para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos.”

    Foi por isso que Allan Kardec criou uma palavra nova para falar de uma coisa antiga, e isso se torna patente, na perg. 93, nela inserindo o “como pretendem alguns”. Senão vejamos:

    Pergunta:“O Espírito propriamente dito vive a descoberto, ou, como pretendem alguns, é envolvido por alguma substância?

    Allan kardec: O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser.

    Daí conclui Kardec:

    “Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar ‘perispírito’.”

    Assim sendo, temos peri + espírito que quer dizer o seguinte:

    “Peri” – elem. Comp., do grego perí “movimento em torno” “acerca de, ao redor de”.

  • A ciência sabe que matéria não possui vida e muito menos inteligência, portanto ela reconhece que nós humanos, animais, enfim, matérias animadas, na realidade somos uma energia extra-material ( espírito ), pois um corpo vivo e um corpo morto são exatamente iguais fisicamente falando, compostos dos mesmo material e nada muda a não ser o fato de que o ser inteligente que o habitava não o habita mais. Ao contrário do que muitos acreditam, não é no cérebro que reside a inteligência, pois ele também não é muito diferente de um punhado de terra. Ele funciona apenas como um circuito transmissor e só isso.

  • A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

    A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia Judeo-Cristão (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

    A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

    Filosofia

    Espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. Ele é freqüentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também concebida como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).

    Na Antiguidade, o sopro e o que ele portava (o som, a voz, a palavra, o nome) continha a vida, seja em protótipo, em essência ou em potência (mítica). No tronco judaico-cristão das religiões diz-se que Deus soprou o barro para gerar o (ser no) homem. Dar um nome aos seres vivos ou não, emitir o som do nome (i.e, chamar por um nome, imitar as vozes animais, mimitizá-los, fazer do nome onomatopéia, apresentar-lhes na língua, dar-lhes uma palavra que lhes chame etc), fazer soar pela emissão do sopro vocal, significava possuir (ter o que é deles, a carne, a voz, i.e., ser-lhes o proprietário). Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o Homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito. Nos contos míticos, emitir um som significa chamar pelo ser que atente a tal som. Assim, o gênio da lâmpada de Aladino das (Mil e Uma Noites) aparecia quando Aladim esfregava a lampada maravilhosa, assim emitindo um ruído ou som que era exatamente o nome do gênio encarcerado.

    Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição. O termo espírito das leis vem de Montesquieu, que escreveu um livro sobre com este título, no qual ele descreve o sistema tripartite de repartição dos estados.

    Corpo e espírito

    Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

    Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

    Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para estas, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.

  • Boa noite, vê se esses dois sites possam te ajudar! Boa sorte na palesta. Bjs.

    http://comunhaonoespirito.blogspot.com/2008/07/vid...

    http://www.catequisar.com.br/txt/materias/especial...

  • Vou tentar ta bom? Mas tudo que vou escrever é do entendimento que tenho!

    Antes de nascermos Deus já nos conhecia pois nosso espírito estava em suas mãos.

    Ele nos deu um espírito puro, e para o conservarmos puros, temos que andar em seus caminhos e praticar Seus mandamentos!

    Nossas atitudes (através da nossa carne) é o que nos aproximam ou nos afastam de Deus, por isso precisamos estar sempre em oração, e as vezes em jejum para purificar nosso espirito, e termos uma comunhão mais íntima com o Pai!

    A vovó se lembra do Rei Davi? Ele era um homem segunto o Espírito de Deus.Quando ele pecou em adulterar com Betseba a mulher de Urias capitão se sua guarda, Deus se distancio dele e o puniu deixando seu filho (filho dele com Betseba) morrer!

    Tanto que ele se arrenpendeu e escreveu o Salmos 51 (muito lindo ) No versículo 10 ele diz: Cria em mim oh Deus um coração puro, e renova em mim um espírito INABALÁVEL (reto).

    O profeta Elias também era um homem temente a Deus , e seu espírito era reto diante aos olhos do Senhor, tanto era que não provou a morte, mas foi transladado ao céu em uma carruagem de fogo!!

    Seu sucessor Elizeu ,sabia que Elias era um homem de espírito reto, e pediu a Deus porção dobrada do espírito de Elias , para ser um bom profeta para o povo de Israel!!

    Quando temos o espírito reto, Deus se aproxima cada vez mais de nós nos ouvindo em orações e petições!!

    Deus nunca nos deixa sem respostas. Tanto é verdade, que quando alguns garotos zombaram de Elizeu, ele ficou aborrecido e orou a Deus, e Deus fez com que ursos atacassem os tais garotos!!

    Não é dizer que Deus é mal, mas Ele sabe que um bom homem não pode sofrer perturbações para que seu espírito não se contamine por pessoas usadas por satanás.

    Depois deste tempo, Deus enviou Seu filho Jesus para nos salvar.Jesus também era um profeta de espírito puro ,pois Nele nunca houve pecado!!

    Devemos resistir as fraquezas da carne para que nosso espirito não seja contaminado, ou possuido por satanás, mas devemos ser imitadores de Jesus!!

    Se estivermos com o espitito sem alimento( palavra de Deus) estaremos sujeitos as tentações da carne!!

    Quando morremos nosso espírito volta para Deus e Ele fica feliz ao saber que cuidamos de algo que ninguém pode matar a não ser ELE, então Deus os guarda em um lugar apropriado para o dia do Juízo!

    Nosso espírito também é um talento que Deus nos deu, por isso devemos fazê-lo crescer em boas obras!

    Em Hebreus cap 9 vers 27 esta escrito que: Ao homem é ordenado morrer uma vez depois disso o JUÍZO, sendo assim , nunca nosso espírito vai servir para outra criatura que vai chegar ao mundo, porque ele será JULGADO por Deus. Se aprovado , vamos para Sua casa estar com Jesus, e se condenado para o inferno , juntamente com satanás e seus demônios ("ta repreendido" em o Nome de Jesus kkkkkkkkk)

    Cada qual dará conta de si mesmo , perante ao tribunal de Cristo, por isso devemos estar com nosso espirito sempre reto perante aos olhos do Senhor.

    O que é estar com o espirito reto? É estar fazendo a sua vontade , praticando seus mandamentos, e fazendo a obra ao qual aos homens foram destinadas, e

    mostrar ao mundo o amor de Deus para conosco, cujo qual deu Seu único Filho para que não permanecessemos nas trevas mas que tivéssemos a vida eterna!!

    O que é vida eterna? É justamente ter nosso espírito vivo para uma nova vida com o Pai, brevemente no Paraíso!

    Haverá um tempo que os espíritos cheios de pecados (por causa do pecado da carne) serão lançados ao fogo do inferno pois não poderá habitar com o Pai no céu!

    Jesus disse: Que comunhão terá a luz com as trevas?

    Por isso os espiritos contaminados, não poderão habitar na mesma casa com os espiritos limpos certo? Espero ter explicado mais ou menos Vovó!!

    Beijocasssssss e bom ensino ta bom?

    Que o Espirito santo de Deus te dê sabedoria para esta aula!

    Tete

    Ps:Deixa eu colocar um pouco sobre a tal reencarnação!!

    Ela não existe com eu já mencionei acima :Ao homem é ordenado morrer etc...

    As pessoas que acreditam nesta aberração (para mim é aberração)

    tem que saber o seguinte:Deus é Deus e não vai permitir que uma criança venha ao mundo e adquira um espirito pecador!!

    Já imaginou Deus dizer: Bem, aquela mulher vai engravidar de um menino e Eu vou dar..........hummmmmmmmmmm deixa eu ver qual......... háaaaaaaaa este aqui ta bom: Vou dar este espírito a ela afinal quem usou este espirito foi um estuprador ,homicida, traficante e pedófilo ele matou vinte humanos, e seu espirito precisa alcançar a perfeição. Esta criancinha tem que fazer com que este espirito seja purificado através de seus bons atos e obras etc... caso ela não consiga ser" santa " vou colocá-lo em outra pessoa até que seja perfeito e possa ir para o Meu paraiso !

    Pode um coisa dessa Vovó?? Se fosse assim seria melhor botar fogo na humanidade não é mesmo?

    Quem é que vai pagar pelo seu, e o meu erro???Uma criança que ainda não chegou ao mundo que não pensa e não fala????

    Deus tem a quantidade de espíritos puros que Ele quiser, e não vai colocar espíritos podres ,de homens pecadores e bárbaros em sua criatura, mas vai lança-lo nos quintos do inferno isso sim, fala sério!!!

    As pessoas precisam entender que: Deus deu seu único Filho para pagar por nossos pecados e alcançarmos a vida eterna!!

    A morte de Jesus NÃO FOI EM VÃO, Ele pagou um alto preço para que tivessemos perdão!

    Como Deus no seu infinito amor e misericórdia, ficaria tentando consertar espiritos usando INOCENTES?????Isto é o fim sabia???

    Ele amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho para pagar em nosso lugar não é mesmo vovó??

    Este povo é cego mesmo sabia!!

    Só Jesus para tirar as escamas dos olhos desta gente!!

    Escrevi o que o Espírito Santo me orientou que eu escrevesse ta bom?

    Beijocasssssssssss e tudo de bom!!

  • Perguntinha Dificil eim.. hehehe....

    Devemos entender o conceito Básico de Alma e Espirito.

    Alma e espírito são palavras que podem ter mais de um significado. E, algumas vezes, são usadas praticamente com o mesmo sentido. É o que normalmente acontece com as palavras polissêmicas (quando uma palavra tem muitas significações). Um exemplo comum em português de termos desse tipo é manga, cujo significado deve ser determinado pelo contexto em que é usado. Assim, manga pode referir-se a uma fruta, a um pedaço de tecido e/ou a uma peça de automóvel. Seu verdadeiro sentido, no entanto, dependerá do contexto em que estiver sendo usado, como já falamos.

    A palavra alma relaciona-se com as necessidades básicas da vida e até mesmo com a própria vida. Então, poderá ser traduzida por “vida”, “alma”, “criatura”, “pessoa”, “apetite”(ou “desejo”), “mente” e o “próprio ser”. Tudo dependerá do contexto em que estiver sendo empregada.

    O Senhor afirmou em sua palavra que a alma pode morrer (Ez 18.4,20), pois, nesse contexto, o termo “morte” significa separação, e não extinção. O apóstolo Paulo diz que Deus nos vivificou quando ainda estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1). Mas o homem não pode matar a alma. Somente Deus pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo (Mt 10.28). Geralmente, os sectários (testemunhas-de-jeová e adventistas do sétimo dia) apreciam somente as opções de tradução que se referem à alma como atributos do corpo, o que é um equívoco.

    Enquanto a palavra alma ocorre muitas vezes nas Escrituras (cerca de 380) referindo-se às pessoas e abrangendo o relacionamento do eu com o mundo exterior, a palavra espírito ocorre cerca de 550 vezes em referência a pessoas e, algumas vezes, abrange o relacionamento do eu consigo mesmo e com Deus, de forma mais estreita.

    Temos, ainda, as posições dicotômicas (doutrina que afirma que o homem é composto de corpo e alma/espírito) e tricotômicas (doutrina que afirma que o homem é composto de corpo, alma e espírito). Tais diferenças ainda causarão muitas discussões, contudo, todos estamos conscientes da responsabilidade que as pessoas terão diante de Deus no dia do juízo. Assim como estamos conscientes de que as pessoas salvas em Cristo Jesus têm a vida eterna e, durante a morte física, estarão com o Senhor aguardando a ressurreição do corpo.

    “Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne” (Fp 1.22-24).

    Fonte:

    Revista DF

    Super beijo em seu coração..

    Shalom

  • Na Bíblia, a expressão "espíritos" se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos", "espíritos impuros" ou "demónios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, comummente denominado por Satanás e Diabo.

    Segundo a bíblia, embora impedidos de se materializar, estes "anjos decaidos" teriam grande poder e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão espírita, não delirio de possessão), e também usam coisas inanimadas (assombração), tais como casas ou objectos.

    Espirito Santo: O Espírito Santo é frequentemente simbolizado pelo sinal de uma pomba branca, baseado no relato do Espírito Santo a descer sobre Jesus Cristo, após este ter sido batizado no rio Jordão, embora o texto bíblico não diga que foi em forma de pomba, e sim como uma pomba, numa comparação. O livro de Atos descreve o Espírito Santo a descer sobre os Apóstolos durante o Pentecostes na forma de um vento e línguas de fogo, que repousavam sobre a cabeça dos Apóstolos. Baseado nesta imagem, o Espírito Santo é frequentemente simbolizado por uma chama.

    No Evangelho de João, no Novo Testamento, a ênfase é colocada, não no que o Espírito Santo fez por Jesus, mas no facto de Jesus ter dado o Espírito aos seus discípulos. No Cristianismo tradicional, o qual foi o mais influente para o desenvolvimento posterior da doutrina da Trindade, Jesus é visto como o cordeiro sacrificial, e como vindo aos homens para conceder o Espírito de Deus à humanidade.

  • Nós somos formado por Espírito, corpo alma...

    Corpo é a "matéria" e a parte física.

    Alma são nosso sentimentos, emoções, desejos..

    porém o Espírito é o que comanda, é o que nos controla dizendo o que e certo e errado.

    Por isso quando é o Espírito santo vem sobre nós é Ele que nos diz o que fazer e mostra o que é pecado ou não.

  • A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor"

    o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa,

    Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo

    Na Bíblia, a expressão "espíritos" também se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos", "espíritos impuros" ou "demónios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, comummente denominado por Satanás e Diabo.

    Segundo a bíblia, embora impedidos de se materializar, estes "anjos decaidos" teriam grande poder e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão espírita, não delirio de possessão), e também usam coisas inanimadas (assombração), tais como casas ou objectos.

    No Novo Testamento, o uso do termo "demónio", em gr. daimoníon, é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos e o modo em que esta palavra era usada no grego clássico. Originalmente, o termo daimoníon designava as divindades, que podiam ser boas ou ruins.

Sign In or Register to comment.