Eu tenho algum transtorno psicológico?

Vou descrever um pouco sobre os sintomas que acredito serem de algum transtorno de ansiedade que eu tenho:

- Sempre checo as coisas várias vezes. Isso inclui verificar uma meia dúzia de vezes de todos os zíperes da minha mochila estão fechados quando ando na rua e no banheiro verificar constantemente se a porta está trancada (para evitar algum constrangimento);

- Estudo muito e fico pensando que preciso estudar mais;

- Fico preocupado se não faço nada para exercitar o meu cérebro (como horas de estudo, leitura, etc.) durante o dia, porque sei que com a idade vou perdendo minha neuroplasticidade, ou seja, quanto mais trabalho meu cérebro agora, maior será minha capacidade cognitiva no futuro;

- Acordo meio pra baixo e pensando que minha situação atual de vida não está valendo a pena (mas não tenho desejos suicidas);

Por favor, se eu puder receber conselhos a minha qualidade de vida iria melhorar. Obrigado.

Comments

  • Tudo que vc citou, eu sinto mais ou menos igual. Quanto à mochila, eu sempre tenho a impressão que quando abro minha bolsa, meus documentos caíram no chão - mas com certeza é obra de uma péssima experiência que tive quando criança, que perdi meu RG. Quanto a estudar muito, eu também estudo demais, sou extremamente curiosa, gosto de diversos assuntos, e consigo estudar em torno de 10 a 12 horas por dia, com pausas suaves, e sinto muita culpa se tenho que sair durante o dia e não estudei o suficiente, ainda mais porque sou concurseira. E também acordo todo dia com um sentimento muito forte de angústia, a primeira sensação que tenho é de infelicidade e muita insatisfação e eu não só penso que a minha vida tá difícil, como eu sei que ela está por vários motivos. Mas é exatamente isso que me faz buscar passar em um concurso e poder me ajudar e ajudar à minha família.

    ***

    Olha, vou te contar algumas coisas que estão me ajudando a controlar essa minha ânsia por informação e conseguir viver um pouco mais a vida também:

    1 - Essa ânsia se chama "ansiedade de informação", é a vontade de saber mais, mais, mais. Só que aí vc perde a chance de viver a vida. Portanto, crie uma agenda num caderno, ou use o Outlook/Mozilla Thunderbird e planeje com sinceridade o que vc quer fazer do seu dia. Pense em seu dia como uma dia mais próximo de realizar seus objetivos, e trabalhe nele. Pergunte-se: toda essa leitura tá me ajudando no que pretendo estudar, ser profissionalmente, ou é hobby? E gerencie seu tempo para não ficar só fazendo isso e deixando de viver outras experiencias.

    2 - Respire bem fundo quando vier a vontade de entrar nos sites. Respire de novo, e foque-se na sua agenda, e pergunte-se: é isso mesmo que eu marquei para agora? E tente segui-la o máximo possivel. Crie gráficos de produção, o quanto vc realizou durante a semana, dos seus objetivos, isso incentiva muito e te ajuda a ver como usar seu tempo.

    3 - Vc não precisa saber de tudo, a ponto de ficar exausto. Selecione o que é importante durante a semana, e no fim de semana, vc le o que vc gosta, como um livro, algo mais light.

    4 - Faça uma atividade física durante a semana, ou e não der à noite, ou no fim de semana, mas saia um pouco ver parques, ou ande por bairros mais calmos, que vc nem conhece e que com certeza, vão arejar sua mente. Busque ouvir músicas boas e tranquilas como clássicas de Vivaldi, Bach, Mozart... Vá para o cinema, e se possível, adote um bichinho, nem que seja um peixinho

    (Faz um bem danado para pessoas ansiosas que nem a gente ter um bichinho (eu por via das dúvidas, tenho 3 gatinhos ^^.)

    ***

    (Não acho que vc tenha TOC que faz conferir muito as coisas tb, além de outros sintomas. Acho que vc tem um pouco de insegurança, e sente que lendo mais ou conferindo mais, vc tem segurança, mas a confiança em si brota em seguir a sua verdade e consciência, veja se é isso mesmo que vc quer para a sua vida, e se não, mude =).)

  • voce tem que parar de estudar tanto vc deve viver mais a vida rir brincar jogar videogame,e bom estudar mais no limite tente ser um pouco mais feliz e se importe menos com as coisasse nao vc ira concerteza ficar paranoico

  • Olha você tem um transtorno meio estranho,procure um psicólogo(a)

Sign In or Register to comment.