A crença em seres mitológicos(todas religiões)passou a ser uma epidemia de descendência?
Será que os genes da evolução critica voltarão a operar e sairemos da crise de autoconfiança?
Deixaremos de depositar nossos medos em seres sobrenaturais e entenderemos que realmente quem resolve e decide nossos problemas somos nós mesmos?
Comments
Seres humanos tecem mitos como as aranhas tecem teias. Inevitavelmente, ainda que seja em lugares completamente inúteis.
O mito dos deuses (Jesus, Alá, Thor, Vishnu, e mais 6 mil) é só um, de muitos outros, exemplos.
Acho que isso não é memético... mas sim, genético. A gente é geneticamente predisposto a procurar padrões, mesmo aonde não existem.
Como o ser humano vive em comunidade, com outras pessoas pra lá e pra cá fazendo coisas, passaram a supor que seres humanos bem grandões em algum lugar muuuuuito longe fizeram o mundo. E nasce assim o teísmo.
Acho que, com o tempo, politeísmo e monoteísmo vão se esvaindo. Daqui a algum tempo, vão ter paródias do cristianismo e do islamismo do mesmo jeito que fazem dos deuses greco-romanos.
É o que penso. Abraços!!!
Ninguém sai por aí berrando "a gravidade existe, acreditem nisso!", como os religiosos fazem com seus deuses.
Se alguém duvida da gravidade, demonstra-se ao vivo ela.
Idem com outras disciplinas. Você não precisa "ter fé" nos cloroplastos, pode vê-los em microscópios.
Você não precisa ter fé em evolução, pode fazer experiências com bactérias em laboratório (ou, se as mudanças que você deseja são modestas, até ratos, mariposas e pombos servem).
Mecânica Quântica? Sim, você precisa de alguns anos de matemática para entendê-la. Mas você pode conferir os resultados teóricos com experimentais sem ele, e assim confirmá-la.
Você pode comparar as taxas de urânio e de chumbo em rochas, e compará-las com a meia-vida do urânio, pra determinar a idade da rocha.
Ciência não exige fé. Exige evidências.
Outra coisa, não confunda símio (humanos, gorilas, chimpanzés etc.) com macaco (bugios, macaco-aranha, micos etc.). Nossos ancestrais nunca foram "macacos", esse é o outro lado da árvore dos primatas. Eram símios assim como nós, chimpanzés e gorilas e etc.
Ah, sim: TEMOS ANCESTRAIS COMUNS COM AS AVES, TAMBÉM. Assim como com as bactérias e com os fungos e com as plantas e com o resto da vida na Terra. Erros de DNA compartilhados, embriologia comparada, fósseis, só pra citar algumas coisas.
[A diferença é que aves são parentes distantes, "primas de segundo grau", enquanto mamíferos são "primos de primeiro grau" e primatas são "irmãos", fazendo uma analogia].
Sugiro que você estude mais sobre método científico. É só uma sugestão.
o meme se espelha como um vírus e pode ser pernicioso e pergigo. A irracionalidade ainda está entre nós no século XXI
acho que sim
Creio que , um dia, quando muito mais críticos e sábios formos, passará!
Muitas vezes ouvi pessoas mais evoluidas falarem que nem todos têm a capacidade de entender, agora vejo que trata-se de trocar a fé em algo exterior pela fé em nossa essência interior que é superior.
Bom eu acredito que se voce colocar duas colheres a mais de farinha de trigo e um ovo amenos ficaria mais densa a calda .
nao entendeu minha resposta ? nem eu sua pergunta .
A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido.
Bertrand Russell, ateu
A crença em Deus por exemplo, é algo q atravessou milênios tornando isso algo real, um fato! Portanto, a medida q nosso conhecimento vai abranngendo-se, tbm percebemos coisas óbvias e já comprovadas como é o caso da existência de Deus(q ñ é mitológica). Nossos medos podem ser depositados até no travesseiro, mas qm os encara sempre somos nós! E é nesse ser q vai além da compreensão q encontramos forças para superar tais medos. E autoconfiança, é a ambição humana em td querer, td saber! Até hj ñ puseram um pensamento óbvio em suas mentes: "Tudo posso, mas nem tudo me convém" se é certa essa afirmação, ql o pq dessa autoconfiança q levaria apenas a uma ambição sem futuros!?