Engenharia Química, alguem da área por favor.?
Olá, gostaria de saber de alguém da área da Engenharia Química como anda o mercado, com relação a empregabilidade, remuneração e ainda mais, gostaria de saber de que forma realmente atua um engenheiro química em uma indústria, qual é realmente a atividade realizada, eu sei que é uma ampla área mas gostaria de saber no geral. E se vale a pena hoje entrar para este ramo profissional.
Obrigado desde já.
Update:Então João, gostei muito da sua respostas, como você eu também estou no terceiro período do engenharia elétrica, numa universidade com uma ótima infraestrutura, UTFPR, a questão é que estou a 700 km de casa e isso é muito ruim pra mim, na minha cidade há uma universidade federal tbm a UNIFAL que possui os cursos de engenharia ambiental, minas e química. Como eu fazia curso técnico de automação, eu vim fazer elétrica, e tipo meu ensino médio foi muito pobre em relação a química e um pouco de física e matemática, agora que estou engrenando no curso. E o que eu tenho medo é de sair de uma área que ja tenho um pouco de noção de como as coisas são, as áreas e tal e ir pra uma desconhecida pra mim, por isso estou atrás de informações pra decidir o que eu faço, pois como no meio do ano abre o vestibular ( por meio do SISU) eu posso conseguir a vaga pois minha nota é satisfatoria, e eu preciso decidir o que fazer...
Comments
Cara.. eu nao sou engenheiro quimico (ainda.. daki uns 3 ou 4 anos, quem sabe? XD).. mas eu to fazendo o curso e, apesar de estar no 3º periodo ainda, ja sei de algumas coisas que posso comentar.
Questao de empregabilidade, cara... nao se preocupa.. desde vc faça uma faculdade seria, emprego nao falta.. engenheiro quimico sempre falta no mercado.. fica desempregado quem quer... jah quanto a remuneração.. bem, ai eu nao sei.. mas o pessoal que ta se formando esse ano que faz estagio diz que eles recebem mais ou menos R$1500,00 na empresa que eles trabalham.. isso noh ESTAGIO, o que eh muito alto jah...
mas eu acho ai que, com certa experiencia e uma boa formação, vc deve sair conseguindo tirar uns 3 ou 4 mil de inicio (talvez mais, muito pouco provavel que seja menos.. dependendo da empresa)..
Quanto a função do engenheiro quimico.. bem, qualquer tipo de engenheiro pode trabalhar na area administrativa, pra começo de cunversa.. maaas, a função de engenheiro quimico mesmo é muito importante: basicamente, ele eh o cara que comanda todo o processo de produção, do inicio ao fim, da entrada da materia prima até a saida do produto final... geralmente ele tambem esta enfurnado na parte de pesquisas e desenvolvimento e nao eh raro vc achar engenheiro quimico como sendo o "garoto-propaganda" da uma empresa, ja que ele eh um dos que mais conhece o produto que faz...
As principais funções (que eu lembro de cabeça) de um engenheiro quimico em qualquer empresa sao, de modo geral:
- Projetar e adaptar o processo de produção de acordo com as novas tecnologias e para reduzir os custos,
- Scale-up: pegar o que foi estudado em laboratorio e fazer em grande escala;
- Acompanhar, avaliar e dar manutenção no processo de produção;
- Atestar a qualidade do produto;
Enfim.. tem mais funções, mas soh lembrei dessas...
E se vale a pena entrar no ramo hoje? Cara.. dizem que os proximos anos serão os anos da engenharia, mas, alem de tudo, os proximos anos serão da engenharia quimica-ambiental.. eh claro que eu vo puxar corda pra falar que vale a pena, mas nao eh pq soh eu faço engenharia quimica, eh pq ela eh uma engenharia muito ampla, com mercado vasto e extremamente estável.. pra vc ter ideia, durante a crise de 2009, uma das profissoes que foi menos afetada foi a dos engenheiros quimicos, devido a sua imensa importancia dentro de uma industria...
Sei la.. ainda to novo pra falar melhor disso, mas essa eh a minha opiniao...