alguém sabe o que é teorema de Pitágoras?

eu tenho teste amanhã sobre teorema de Pitágoras

e eu não sei quase nada pq a professora não deu revisão

Comments

  • ^^

    Oiie...

    Tuudo beem???

    bem:*****O Teorema de Pitágoras talvez seja o mais importante teorema de toda a matemática. Com ele pode-se descobrir a medida de um lado de um triângulo retângulo, a partir da medida de seus outros dois lados.

    Pitágoras disse:

    A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

    Exemplificando:

    a² = b² + c²

    Em qualquer triângulo retângulo esta regra se aplica. Lembre-se que triângulos retângulos são triângulos que tenham um ângulo interno medindo 90º .

    É possível utilizar a regra de pitároras em praticamente todas as figuras geométricas planas, pois, de alguma forma elas podem ser divididos em triângulos.

    Por exemplo um quadrado. Podemos determinar a medida da bissetriz de um ângulo interno usando a mesma fórmula, basta perceber que a bissetriz seria a hipotenusa de um triângulo inscrito no quadrado:

    Assim, h² mediria:

    a²+b²

    beijao

    :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

  • o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos ( ou algo assim, pq tia Analy já saiu da escola faz décadas).

  • Geralmente usamos o teorema de Pitágoras para descobrir a parte desconhecida do triangulo. A hipotenusa é a parte 'oposta' ao angulo reto. Para descobrirmos a hipotenusa fazemos assim: H² = c² + d² (soma dos catetos)

    Para descobrir o cateto é só subtrair pela hipotenusa, por exemplo: C² = h² - d²

    Boa sorte

    beijos

    e espero ter ajudado

  • a² = b² + c²

  • nossa vc ta ferrada

    mas axo que posso te ajudar

    O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

    Se c designar o comprimento da hipotenusa e a e b os comprimentos dos catetos, o teorema afirma que:

    quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

    C² = a² + b² essa é formula mais usada

    e mais facil vc entra no google e dijitar teoremas de pitagoras a

    vai aparecer varia esplicaça ate com exercicios

    bjos

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Pit%C3%A1g...

  • O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos. Em outras palavras:

    hip²= CO²+CA²

    onde:

    hip= hipotenusa

    CO= cateto oposto

    CA= cateto adjacente

    A hipotenusa é sempre o lado maior, e os outros dosi lados são os catetos. Espero ter ajudado!

  • A soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado da hipotenusa.

  • O teorema de Pitágoras diz que: O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dois catetos:

    Sendo assim:

    hipotenusa= a

    cateto= b

    cateto= c

    Ou seja:

    (a)²:(b)²+(c)²

    certinho

  • Maynina,

    Espero que tenha feito uma boa prova, não respondi sua pergunta antes porque só fui vê-la agora, muito depoisw de sua prova. Vou responder agora porque este teorema vai lhe acompanhar sempre, pela faculdade, pela vida profissional, tudo.

    Pitágoras foi um filófofo grego que viveu séculos antes dfe Cristo e ele defendia que a matemática era a única ciência que podia responder a todas as questões que explicavam o Universo, ou seja: TUDO é matemática.

    O teorema prova que se você fizer três quadrados, usando os 3 lados de um triângulo retângulo como um dos 4 lados desses 3 quadrados, a soma da área dos quadrados menores,que se chama catetos, será igual ao quadrado de lado maior, que se chama hipotenusa, representado pela fórmula c2+c2=h2, fala um desenho de um triângulo retângulo, os lados menores devem ter 3 e 4 cm. o lado maior, a hupotenusa, deve ter 5c. Desenhe e usando estes 3 lados, desenhe um quadrado sobre cada lado, você vai ter um triângulo no centro e, ao redor, 3 três quadrados.

    Se você calcular a área dos dois menore vai dar 3x3=9 e 4x4=16 se somar vai dar 25 que é a área do quadrado maior: 5x5= 25 ou seja 9+16=25.

    Parece complicado, mas desenhe e vai ver que é facílimo. Difícil foi uma pessoa, há mais de 2.500 anos descobrir isso sozinho. Boa sorte

  • O triângulo retângulo tem três lados a saber

    (a) hipotenusa -->> o lado mais longo de um triângulo retângulo, aquele que é oposto ao ângulo reto.

    (b) e (c) Catetos ---> os outros dois lados.

    O teorema diz que -----> a² = b² + c²

    O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.

    Exemplo: Determine a hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 4 e 3.

    resposta:

    a² = b² + c²

    a² = 4² + 3²

    a² = 16 + 9

    a² = 25

    a = 5

Sign In or Register to comment.