Olhando para fora sonha-se, mas olhando para dentro de nós mesmo despertamos, opinem?

Complicado! Não é mesmo?

Update:

Eis ali o amor perfeito, qual parece saltar dos Avateres Sidinei - Yeled, linda e meiga!! e Pr. Oliver.Só me resta parabenizá-los, que a Paz esteja sempre entre vocês.

Pr. Oliver! Não é isso que eu quis dizer, mas alguém acertou em cheio, eu o perguntaria: O que é o mundo lá fora? E o que está dentro do Senhor? Deu para entender?

Comments

• Olá Ruy,

meio complicado, mas interpretei desta forma:

Sonhar é iludir-se, é "delirar", é ver fantasias. E o externo, o lado de fora, é um mundo cheio de fantasias, cheio de impressões, raramente algo verdadeiro. Olhando-se para dentro de nós mesmos e dos outros, despertamos dos sonhos, das ilusões, vemos a verdadeira identidade daquele ser escondido num mundo fictício.

Já ouviu aquele ditado:

"Por fora bela viola, por dentro pão bolorento"?

Então, acho que sua citação quer dizer isso...

Um dia cheio de luz!

Juninho

• Opinando (ou melhor, "ópiando" mucho loco...)

P.: "...Olhando para fora sonha-se,..."

Resp.: a realidade externa existe em função de nossos "filtros egóicos" conscientes. Portanto, confundimos a "realidade" com aquilo que "pensamos ser" a realidade. Eis o "sonho".

P.: "...mas olhando para dentro de nós mesmo despertamos, opinem?..."

Resp.: como está escrito no portal do templo de Delphos: "Conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo".

A "meditação" (oriental, ou seja, o "desapegar-se" dos conceitos da razão, o puro estado de 'percepção sem julgamento', sem "formar juizos") é a chave para que possamos perceber aquilo que nos constitui (o sujeito) e separar daquilo que "jacta diante" de nós (o objeto).

Afinal, o 'objeto' é nada mais que o "espelho" do 'sujeito oculto' que precisamos conhecer ou reconhecer em nós mesmos (vide ao filme: "O Pequeno Buda", principalmente o final, pouco antes da "iluminação").

• puxa é uma grande verdade!!!

procuramos fora aquilo que etá dentro!

• Olhe, parabéns, é exatamente isso mesmo... Eu tenho lido muito a respeito desse assunto em muitos ensinamentos dos yogues indianos e também em livros de esoterismo e, por último, até mesmo em alguns livros espíritas... Sempre que nós nos envolvemos ilusóriamente com o mundo exterior, acabamos "iludidos" com tanta coisa que existe no nosso mundo, cada qual delas envolvendo o nosso ego e assim nos tornando pessoas "vazias" e "escravas" do desejo... Ao contrário, a "meditação" nos conduz ao "amago" de nosso próprio "eu" e nos põe em imensa sintonia com DEUS e, assim, depois de procurarmos meditar todos os dias com o tempo conseguiremos realizar meditações com um alto grau de total desligamento do plano material e com imensa "sintonia" com DEUS e com a espíritualidade superior e nesse estágio evolutivo, com certeza absoluta conseguimos adquirir imensa paz interior e passamos a sentir imensa serenidade... Nesse grau evolutivo é comum entrarmos em "sintonia" com a espiritualidade superior e com os bons espíritos... Na Índia a meditação, desde milênios é muito comum e tradicional entre todos os mestres yogues e entre todos os praticantes de yoga... Airton Sena praticava meditação todos os dias (certa vez eu assisti um documentário com ele e nela ele dizia que praticava o zen-budismo)... O Magnânimo Mestre e Senhor Jesus também praticava orar e meditar diariamente... Eu pratiquei meditação durante muito tempo e depois cometi o "erro" de parar de meditar mas agora estou voltando a praticar a meditação... Eu sigo uma excelente técnica de um dos grandes mestres yogues indianos ensinada num livro de yoga que eu li há muitos anos atrás... Acho a técnica excelente e os resultados muito bom...

Leia livros espíritas...... Estude..... Analise... Reflita....

Boa sorte!!!

• É complicado...

Mas é porque quando olhamos para fora, estamos vendo os erros e acertos dos outros, enquanto precisamos amadurecer nosso interior, que fica esquecido.

Quando olhamos para dentro, sem vaidade ou egocentrismo, podemos definir virtudes e melhorar defeitos, procurando-nos tornarmos sempre melhor.

Axé

Pandora

• Quando pensamos fora de nossa consciência sonhamos com um Deus....

Quando olhamos para dentro de nós, nosso próprio conhecimento, despertamos para a realidade de que não existe Deus...

Acho que foi isso que você quis dizer....

Mas eu não concordo... Claro que não... sou cristão convicto.

Paz

• Não é complicado não.

Enquanto pessoas se preocuparem com o exterior tentando mudar tudo a sua volta, esquecem-se que a única coisa que realmente podemos mudar é nossa própria conduta, e isso esta no interior de cada um, quando essa consciência for maioria a tal mudança externa acontece por conseqüência.

"Se cada homem que tenta mudar o mundo desse três voltas em torno de si mesmo, já teríamos um bom começo"

(provérbio chinês)

• Ruy, o que se vê por fora é o mesmo que se vê por dentro, daí a necessidade de estarmos cônscios se vivemos a sonhar cordados ou dormindo. É preciso conviver com ambos os sonhos, porque é a "realidade" de cada um nestes planos nos quais escolhemos transitar temporariamente. Separar o que é mais real do que sabemos ser ilusório, conforme nossas necessidades, é tarefa muito difícil, porque implica em julgamento e opções muitas vezes dolorosas devido ao nosso apego aos mais variados tipos de sonho. Como dizia certo poeta; "A vida é um sonho. O rei sonha que é rei e, no seu delírio, que comanda. Eu sonho que estou acorrentado nesta masmorra. Mereço colher o mal ou o bem? O maior bem, ou mal, são em si pequeninos, porque a vida é um sonho. E um sonho é um sonho, nada mais" (Calderon de La Barca). Creio que nem mesmo espíritos puros estão totalmente despertos. Plenamente acordado, só Deus! Um fraternal abraço do Ossola.

• Meu caro , depende o que vc cultiva em seu interior.

Sujo=Marcos 7:21

Limpo=Mateus5:8

Salvação=14:27

Leia.

Jesus te Ama.

• Sim, as respostas na verdade estão dentro, quando tentamos procurar deus em livros, sites e igrejas (?), é só olhar para a luz da razão dentro de si.

Sign In or Register to comment.