Por favor me ajudem. Como posso demostrar ...?

Como posso ter a unidade de pressao no SI e vomo posso demostrar que o produto das unidades de pressao e volume é igual à unidade de trabalho?

Comments

• Deve-se partir do pressuposto que a pressão é uma grandeza física que depende da força aplicada em uma determinada área. Ou seja, ela se encontra associada à força e à área. Sendo diretamente proporcional à primeira e inversamente, à segunda. Logo,:

P = F/A

A unidade de força no sistema internacional é o Newton. E a de área é o metro quadrado. Portanto, a pressão terá como unidade o N/m².

Quando nos referimos a massas gasosas, o produto da pressão pela variação de volume corresponde ou ao trabalho realizado sobre o sistema que contempla o gás ou realizado pelo sistema em sua vizinhança. Nesse sentido, é interessante entender conceitos de energia interna, entalpia etc. Pode-se dizer que:

T = P.*delta*V

A unidade de medida pode ser deduzida facilemte. Recorde-se de que, pelo SI, a unidade de volume é o m³:

T = F.d = Newton . metro

P.*delta*V = Newton/metro² . metro³ = Newton . metro.

Provado, então, matematicamente, a correspondência entre pressão no cálculo do trabalho em corpos gasosos.

Sign In or Register to comment.