Sem CNH multa ? quantos pontos ? vou poder tirar carta quando ?
Ola, eu estava no centro da cidade e tenho 17 anos , e policial mandou eu parar e pegou o documento da moto e pediu o meu documento,ele me atuou com 1 multa por estar sem CNH , mas ele ñ falou nada deu ser de menor, e ele mandou eu assinar.
e o documento da moto ñ está em meu nome está no nome de 1 amigo, então a multa vai para ele mas vai ter Perdas de pontos na carteira ? eu sendo menor de idade posso assinar a multa ? vou ter problema para tirar minha CNH daki 8 messes ? ele apenas pediu o documento da moto que estava ok e o meu RG me deu a multa e deixou uma amigo que estava passando por ali tirar a moto para mim, (amigo com CNH) o meu problema é sobre os pontos na carta , para tirar a outra CNH e a multa obrigado (quantos dias tenho para pagar ? )
Comments
Quanto ao seu amigo, ele sofrerá punição criminal, administrativa e pecuniária. Administrativa: perderá pontos na carteira por INFRAÇÃO gravíssima de trânsito do art. 163 do CTB (entrega de direção a pessoa desabilitada); pecuniária: deverá pagar multa máxima (3x - três vezes); criminal: incorrerá em CRIME de trânsito do art. 310 também do CTB, por confiar veículo a pessoa desabilitada.
Quanto a você, poderia ter incorrido em crime se estivesse gerando perigo de dano, como bem explicou o colega DanVic; se estava dirigindo normalmente, sem expor terceiros a algum perigo, não incorrerá. Como não tem CNH não pode ser punida administrativamente pela infração de trânsito cometida, mas isso não a isenta da multa.
E não, isso não prejudicará a retirada de sua CNH daqui 8 meses.
==============================
DanVic: agradeço por lembrar-me da questão do perigo de dano do condutor desabilitado; foi o único erro, e JÁ CORRIGI. Todavia me desculpe, mas você errou pior ao dizer que o proprietário não incorre em crime e que não perde pontos simplesmente porque não estava no local.
Recomendo que aceite minha correção, porque a lei determina muito claramente: mesmo não estando presente no local, o proprietário do veículo incorre no crime do artigo 310 do CTB. A letra da lei não exige sua presença ao lado do motorista. Quando o agente de trânsito constata a materialidade da infração do art. 163 (direção por pessoa desabilitada) sem que o proprietário esteja presente, basta lavrar o auto citando no campo observação a informação "proprietário ausente".
Olá! Consegui recorrer algumas multas de trânsito com os materiais deste site aqui abaixo. Se te interessar acesse o link:
Fonte(s):
http://bit.ly/1pFfIJX
Olha ignora a mensagem lá em cima,,,, sinceramente,,, tudo errado.
Sou policial militar e trabalho na área especializada em trânsito.
As vezes as pessoas respondem colocando artigos e tal, só enrolação para transparecer que sabem muito sobre o assunto.
Vou tentar te explicar sem precisar falar artigo de transito e lei nenhuma, o mais simples possível, sem tirar onda. Para você entender melhor.
Amigo, vou lhe explicar, olha:
Crime de trânsito é: entregar a direção à pessoa não habilitada, se seu amigo não estava com você não ocorreu crime. No seu caso, dirigir sem carteira é crime apenas se você estivesse gerando perigo de dano, ou seja, impinando a moto, dirigino perigosamente. Se seu colega não estava com você e se você estava dirigindo normalmente, NÃO É CRIME DE TRÂNSITO, NEM SE VOCÊ FOSSE MAIOR DE IDADE.
Agora a pena: APENAS ADMINISTRATIVAMENTE, o que isso significa? Significa que você vai ter apenas prejuízos financeiros. Só pagar a multa e pronto. Nada além da multa. Não vai ter outro prejuízo para o dono da moto e nem para a carteira habilitação de ninguém.
NÃO VAI SER TIRADO PONTO DE CARTEIRA NENHUMA, inclusive você pode tirar carteira normalmente quando fazer 18 anos.
Dirigir sem carteira não compensa porque imagina se você envolve em um acidente de transito, mesmo você estando certo, você perde a razão, e daí sim vai ser crime, o tal do PERIGO DE DANO, que eu te expliquei lá em cima. Moto apreendida e tal.
Abraços e cuidado.
Boa Sorte ! ! !
Estava dando uma pesquisada sobre o assunto e achei este site aqui que me ajudou bastante, pode te ajudar também! Acesse o link abaixo:
Fonte(s):
http://www.recursodemultas.vai.la/