Por que há pessoas que têm medo da felicidade?

"Muita gente tem medo da felicidade.

Para essas pessoas, esta palavra significa mudar uma série de hábitos - e perder sua própria identidade.

Muitas vezes nos julgamos indignos das coisas boas que acontecem conosco.

Não aceitamos - porque aceitá-los nos dá a sensação de que estamos devendo alguma coisa a Deus.

Pensamos; " É melhor não provar o cálice da alegria, porque, quando este nos faltar, iremos sofrer muito.

Por medo de diminuir, deixamos de crescer.

Por medo de chorar, deixamos de sorrir."

- Paulo Coelho

Comments

  • O medo de ser feliz é se esconder no próprio casulo com medo de que algum mal possa acontecer. Exatamente como neste texto que você citou. A felicidade é sentida no ar, o cheiro do medo é sentido há quilômetros de distância. Não tem nada a ver com as batalhas da vida. A pessoa que tem força e enfrenta o mal de verdade, não tem medo de ser feliz, a única diferença é que ela não quer ser enganada por uma falsa felicidade (e quem quer?). Mas pessoas fracas que não batalham para conquistá-la, e vivem confortavelmente com sua felicidade teórica guardada à sete chaves, carregam no medo em si de ser feliz, o maior egoísmo. Não é possível ser feliz sozinho. Não existe felicidade se ela não for exteriorizada. O modo de pensar e agir faz parte de como vivemos, e a felicidade também está no modo de pensar e agir.

    Abraços.

  • Não tenho medo da felicidade pq creio firmemente que ela não existe, Guardian, simples assim. Se eu for viver com uma pessoa por amor, estou consciente de que a nossa vida jamais será um mar de rosa, claro que teremos momentos felizes e é isso que fará com que o relacionamento se fortaleça. Deve haver outras pessoas que têm o mesmo raciocínio que eu.

    Muitos relacionamentos naufragam exatamente pq as pessoas entram num relacionamento com essa ideia de felicidade permanente. E não é assim que ocorre na realidade não.

    Aliás, são os momentos cruciais que mostrarão a dimensão do amor. Quem foge nesses momentos ruins, será que amava mesmo?

    Bjinhos

  • Ultimamente eu confio não confiando,eu espero sem ter que exatamente esperar, medo de sofrer de novo sim, principalmente no amor,sou sincera e direta e objetiva, sou assim até pra comprar um sapato sou rápida pra compras,objetiva se saio de casa pra comprar algo tenho uma lista e sei onde e o que procurar, não sou uma mulher enrolada, que sai as compras e não compra o que realmente precisa, então objetiva na vida real, se gosto de alguém é porque gosto, não tem trapassa,ou golpe ou sei lá o que,então no amor sou assim objetiva, mas nem todos aceitam mulher decidida assusta alguns, então eu fico na minha ,melhor sozinha do que sofrer com pessoas complicadas eu sou descomplicada.

  • Muitos acreditavam que estariam cercados pela felicidade e que ela não iria embora, então vem a desilusão e a decepção, deixando um receio de ser feliz ou de tentar ser feliz novamente.

  • Me fez lembrar de uma conhecida minha que tinha muito medo quando estava sorrindo muito,

    ela sempre dizia,ahhh caramba amanhã vou chorar,e assim acontecia por ela dizia.

    -------------

    Quanto a felicidade,só tenho medo de estar equivocada ao que penso que poderia ser complemento da minha felicidade.

  • A felicidade causa "medo" quando a pessoa espera muito dela..... cria expectativas e quando não encontra o que quer, tende a desabar tudo.....

  • Guardian! :)

    Tudo que é proveitoso e compensador exige, naturalmente, abnegação, doação, trabalho, dedicação e muitos preferem evitar as responsabilidades que acompanham as verdadeiras conquistas, contentando-se apenas com a satisfação de desejos imediatistas.

    Em tempos em que se compra a felicidade é fácil deixar de perceber aonde reside o que de melhor e de mais duradoro pode haver, entregando-se a uma existência repleta de parafernalhas e vazia de significado...

    Abração!

  • Olá, Guardian.

    Sempre me pergunto isso. É realmente uma coisa muito sem sentido, ter medo de ser feliz. Mas creio que todos nós temos esse problema (eu mesmo já tive várias vezes). Penso que a nossa felicidade é alcançada quando realizamos as nossas vontades, quando estamos bem com nós mesmos e com aqueles que estão à nossa volta. Mas ao mesmo tempo, talvez por querermos aceitação e nos encaixar em determinado grupo, acabamos priorizando as vontades dos outros e colocando-as acima de todo o resto. Isso é o que nos torna infelizes, pois tentamos moldar a nossa personalidade com uma forma que não é realmente nossa. Se todo mundo pudesse se expressar do jeito que quer, acredito que seríamos bem mais felizes. Contudo, na sociedade em que vivemos hoje em dia, a espontaneidade e a atitude são características raras. Nascemos, crescemos e morremos apenas "seguindo o fluxo", ansiosos demais por construir nossa própria vida, mas não tanto a ponto de mudá-la para melhor. Sofremos coerção a todo momento, e também a todo momento perdemos nossa identidade achando que estamos criando uma. É uma espécie de ciclo, um hábito que desenvolvemos, infelizmente.

    https://www.youtube.com/watch?v=4uWxgow0-4s

    o/

  • Oi Guardian, boa noite...o texto do Paulo Coelho que você colocou resume muito bem o motivo das pessoas terem "medo" da felicidade...é o medo de perdê-la...por medo de perder, não deixam nem chegar...falta preencher o coração com mais amor, como diz um versículo bíblico,o amor expulsa o medo.

    Beijos *-*

Sign In or Register to comment.