Como faço para bootar windows no ubuntu ?

Tenho 2 hd's um de 10gb e um de 80gb o de 10 está o ubuntu e o de 80 esta o windows e gostaria de saber como faço para criar aquele menuzinho de seleção de sistema operacional que eu sei que existe

Por favor ajudem

Comments

• Não esqueça que o Ubuntu cria o menu de boot, denominado Grub e a partir do momento que você instalou o Linux no hd de 80 seu computador tem que estar configurado para dar o boot por esse hd (o de 80gb), aí esse menu aparecerá e se você escolher o windows o hd de 80 deixará de executar o boot e passará o processo de boot automaticamente para o hd de 10gb (com o windows), verifique e tente fazer isso primeiro, se não der certo...

Formata tudo. Issomesmo, formata o hd de 10 Gb e cria a partição c: que não ocupe o espaço total do hd, senão não dá pra instalar o Ubuntu no mesmo hd, vamos supor uns 6gb para o windows e o resto deixa sem formatação, formata e termina a instalação do windows. Tendo terminado coloque o cd do Ubuntu e faça a instalação no mesmo hd do windows e use e espaço não formatado e crie uma nova partição de preferência com o formato de arquivo ext3 ou ReiserFs usando o restante do espaço do hd. Terminada a instalação do Ubuntu retire o cd da unidade e veja seu novo dualboot, formate o hd de 80gb e deixa ele só pra arquivos, pelo menos se precisar formatar seu computador os arquivos permanecerão intactos. Agora se você não estiver disposto a formatar o computador mais uma vez terá que configurar o computador para iniciar o sistema operacional pelo hd de 80 gb(com Ubuntu), ao iniciar o sistema você vai precisar de privilégios administrativos(root)para editar o arquivo menu.lst que está presente no diretório raiz no caminho /boot/grub/menu.lst. Verifique as linhas de comando do Ubuntu, acho que vai estar mais ou menos assim

title Ubuntu 8.10(por exemplo)e mais algumas coisas

root(hd0,1)Nesta linha que você vai fazer a alteração, como o Ubunto está no segundo hd essa linha deve ficar assim

root(hd1,1) onde:

hd1 - Indica que é o segundo hd

,1 - Indica que está na segunda partição, provavelmente nomeada /dev/sda2/

reinicie o micro e veja o Grub em ação.

• Dual boot Windows Vista / Ubuntu 8.04

Recentemente troquei de computador e agora estou usando um Laptop HP 17″, processador Turion 64X2, 4Gb RAM e 250Gb HD. Essa máquina veio com o WIndows Vista Home Premium instalada.

Bom, assim que eu recebi a máquina, procedi às atualizações do Windows e logo em seguida, eu reparticionei o disco rígido em unidades menores.

Comecei então minha primeira grande “brincadeira”. Instalei o Virtual PC no Windows Vista para instalar em uma máquina virtual o Linux Ubuntu 8.04. Foi uma decepção… o comportamento do Virtual PC deixava muito a desejar…

Para quem não sabe, o Windows Vista (ou XP) é um sistema operacional “pago” que pertence à Microsoft. Ele custa no Brasil cerca de um salário mínimo. O Ubuntu, por sua vez, é um sistema operacional “Free” ou gratuito, e não fica devendo nada à versão comercial… Aqui no Brasil é muito comum encontrarmos cópias piratas do Windows… isso inclusive em escolas, igrejas, delegacias de polícia, etc… e é triste saber que em um páis com tantas dificuldades e escassez de recursos como o nosso, existem prefeituras, governos e gestões que gastam o dinheiro pagando essas licenças de uso (do Windows) para corporações estrangeiras, que em nada geram riqueza aqui no Brasil… Bom… esse é um assunto que vai longe e nem vou abordar a questão do Software Livre aqui…

Mas.. eu não iria me entregar tão facilmente ! Fiz o download do Virtual Box (da SUN Microsystems) e rapidamente instalei o Ubuntu como máquina virtual. Instalou super tranquilo e fui fazendo tudo quanto foi update e instalação para ver o funcionamento… Como era uma máquina virtual, algumas coisas não funcionaram, como por exemplo, eu não consegui usar a resolução de 1440 X 900 no Ubuntu como máquina virtual, também tive um pouco de dificuldade para configurar o monitor LCD…

http://www.wsystem.com.br/index.php?option=com_con...

• voce pode optar pelo seguinte:

1. num so disco mete os dois sistemas operativos mas em partições diferentes...aparecerá o menu para escolher qual deles quer inicar;

2. crie um volume (grupo de discos) mas isso torna-se mais dificil para qem n tem mta experiencia, vai ter de transformar o disco em dinâmico e da mt mais trabalho....

opinião pessoal, optaria pelo 1

:)

beijinhos

• ele cira automatico quando vc instala o ubuntu. agora se nao tem noseu pc, é pq o hd que esta sendo inicado primeiro é o do windows, faça assim, quando ligar o pc aperta f12,e escolhe o hd do ubuntu. se isso nao resolver da uma lida ae

http://brazovsky.blogspot.com/2007/04/configurar-o...

Sign In or Register to comment.