por que os planetas gasosos nao se formam perto de sua estrela?
por que os planetas gasosos nao se formam perto de sua estrela, eu nunca consegui entender isso, por que eles so se formam longe delas? se alguem puder me explicar
Update:jackson eu quis dizer longe no comparando os planetas terrestres que estao mais proximos do sol, mas obrigado por responder XD
Comments
Não estudei sobre isso, mas a minha lógica diz que os gases são atraidos pelo Sol com maior facilidade, por isso que os mais próximos do Sol são rochosos... já os mais distantes acumularam todo aquele gás que o Sol não conseguiu atrair pela sua distância...
Quando na formação do sistema solar, todo o gás estava sendo aglutinado no Sol... somente os gases mais distantes não foram atraidos, logo, formaram planetas...
Tem lógica não tem?!! hehehe
PS.: acabei de ver no wikipedia e a minha lógica está certa, veja:
Os planetas mais próximos são rochosos porque os materiais mais densos tendem a se concentrar mais próximos do sol, enquanto os com menor densidade longes do Sol.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planetas_tel%C3%BAric...
Abrçs...
Não é tão simples assim. Existem muitos casos em que planetas gasosos se formam bem próximos a estrela hospedeira (alguns tipos de planetas em tal situação, são chamados de Hot Jupters ou, em tradução livre, de Júpiteres Quente).
Do mesmo modo, encontra-se facilmente exoplanetas rochosos afastados da estrela hospedeira, onde se esperava encontrar os gasosos.
Acontece que temos a visão clássica de tomar o Sistema Solar como modelo-padrão a estudar os outros sistemas, pensando que aquilo que ocorre no Sistema Solar deve ocorrer nos outros. E, de fato, no Sistema Solar os planetas gasosos estão mais afastados do Sol e os rochosos (ou telúricos) mais próximos.
Uma teoria que é atualmente mais aceita, para o Sistema Solar, é a de que os materiais mais densos fiquem próximos do Sol. Mas nisso mesmo já existe algumas contradições. E claro que as condições em que o Sol se encontra favorece para que isso ocorra de certa forma.
Mas ainda não se sabe ao certo o porque de em outros sistemas haver exoplanetas rochosos mais afastados e haver Hot Jupters. Existem especulações a respeito, que no futuro podem ser teorias sólidas ou não. E isso, acredite, é um dos tópicos mais em alta para se estudar na AstrofÃsica atualmente, tanto o é que eu estudo isso na Universidade.
AÃ, fugindo um pouco da abordagem cientÃfica rigorosa, podemos questionar: se o Sistema Solar é diferente da maioria dos sistemas encontrados, seria ele, de certa forma, raro? Isso o torna especial? São apenas perguntas que fogem da abordagem cientÃfica, mas que a própria Ciência nos responderá um dia, esperamos.
--------------------------
Atualmente, conhece-se 609 sistemas planetários (um planeta em órbita em torno de uma ou mais estrela) e 99 sistemas multi-planetários (mais de um planeta em órbita em torno de uma ou mais estrela). E, sim, planetas podem orbitar mais de uma estrela ao mesmo tempo, o que não é raro! Pesquise estrelas binárias.
Isso foi um tema do passado, pq, o primeiro planeta descoberto pela humanidade, é um gigante gasoso maior que júpiter, que está tão proximo da estrela, que completa uma volta a cada 4 dias, esse planeta foi descoberto em 1995, enato a ciencia começlou a estudar melhor a formação de planetas gasosos perto de estrelas!!
nada se forma perto das estrelas por que no espaço a luz dicipa tudo é como se fosse uma efeito contrario a gravidade por ser mais leve os planetas gasosos vão mais longe na formação como saturno que tem a densidade mais baixa do que a água ou seja boiaria em uma banheira...
na grandeza do espaço se vc acha que Jupiter saturno urânio esta realmente longe do sol vc esta errado
pois nossos padrões de medidas esta bem longe da noção de comparação de tempo e espaço em relação ao espaço
o que pode provar minha teoria é os grandes espelhos que os cientistas estão bolando para "repelir" asteróides que supostamente possa colidir com a terra e a cauda do cometa hHarleyt também chega perto do sol e quando se aproxima volta para traz e desta vez com a cauda em sua frente e não atráz como de costume por que?
a luz do sol repele seus fragmentos bem assim como oproprio cometa
se o sol atraise a materia seriamos engolido bem assim como mercurio