O que é : ergogénico ? (Vale 10 pontos)?
Estou a fazer uma tese sobre os efeitos da cafeína na biologia humana, e aparece-me dezenas de vezes a palavra "ergogénico" .
Sou Portuguesa e preciso deste termo cientifico em portugues, pois penso que está em brasileiro!
Ajudem-me por favor, vale 10 pontos para a melhor resposta .
Desde já, Obrigado
Comments
produz ou intensifica o trabalho
ergogênico eu ñ sei mas posso dizer ,q egocêntrico lembra sim mas você acha no google ou no dicionario
o que são produtos ergogênicos ?
Muito já se falou do esporte de alto rendimento, e, se você é interessado neste assunto, deve ter alguma curiosidade para saber um pouco sobre as substâncias ergogênicas. Diferente da testosterona que foi utilizada por Floyd Landis na volta da França, divulgado na última semana. Aliás, você sabe o que são os ergogênicos? Você imagina o que o Kaka ingere antes dos jogos, ou mesmo o Guga antes de uma competição? São substâncias capazes de aprimorar a capacidade de realizar um trabalho fÃsico ou desempenho atlético, muito utilizado em atletas de alto rendimento. Alguns exemplos dessas substâncias são a cafeÃna, a creatina, a carnitina, a insulina, o guaraná e o GH (Hormônio do Crescimento), entre outros.
A cafeÃna é encontrada em bebidas, plantas e alguns remédios. Quando ingerida antes do exercÃcio, possui efeito diurético, principalmente para os que não estão acostumados a usar. Segundo alguns estudos, corredores que ingeriram a cafeÃna equivalente a 2 xÃcaras de café (330mg) uma hora antes de um treino exaustivo, correram 15 minutos à mais do que quando correram sem tomar.
vê se ajuda
um remedio