Seria isso estar acima do conceito de Tempo ?
Se Deus é o Criador de tudo, também o é do Tempo... Então, Ele existe independente do Tempo existir... Por isso, sempre existiu, pois antes do tempo ser criado, não havia passagem do mesmo!
Mas, agora que o Tempo existe, como Ele se comporta nele? Está em todos os tempos e instantes ao mesmo tempo? É como um "Presente" no Passado, Presente e Futuro?
Se o tempo fosse uma linha de 5 cm numa folha de papel, Deus seria como uma enorme mão que cobrisse a linha toda? O "Um" sobre todos os pontos / instantes?
Ou seja, Onipresente no Tempo?
Update:Daniel, toma cuidado... Se você já está pensando parecido comigo, daqui a pouco vai ser tão doido quanto eu ^^
Update 3:Nielk46, assim eu fico emcabulado, kkkkk
E essa foi uma das poucas perguntas que me fizeram aprender algo mesmo... Meu conceito de tempo mudou em 3 respostas!
Esse site tem seus momentos úteis ^^
Comments
Segundo Santo Agostinho, Deus não é no tempo, o qual é uma criatura de Deus: o tempo começa com a criação. Antes da criação não há tempo, dependendo o tempo da existência de coisas que vem-a-ser e são, portanto, criadas.
^^
mais ou menos.
O tempo em si não existe. Nosso cérebro divide os fatos em uma linha temporal por incapacidade de vislumbrar a plenitude, vislumbrar tudo que "já está escrito"
O tempo é só mais uma dimensão, que temos dificuldade em enxergar como tal.
Imaginemos um mundo em só duas dimensões. É um mundo plano, em uma folha de papel. Imagine duas rodinhas de papel como seus habitantes.
Elas enxergam as duas dimensões, e só.
Agora pense em uma esfera de borracha, e coloque-a no mundo das duas dimensões.
As duas rodinhas de papel a verão como um ponto - aquele que toca a folha.
Corte a esfera no meio, e ponha uma metade cortada nesse mundo, com o corte para baixo. As rodinhas a verão como uma outra rodinha, exatamente como elas.
Mas no fundo é a mesma esfera - a que antes era um ponto.
Assim é com o aumento de uma nova dimensão. O mesmo elemento é visto de modos diferentes, mas ele existe em todas as suas versões, quando se é capaz de enxergá-lo em todas as dimensões.
Como eu vejo uma terceira dimensão, enxergo a esfera em todas as suas seções retas ("cortes"). Só as rodinhas bidimensionais é que só vêem uma de cada vez.
Logo, eu sou "onipresente" em tudo o que é tridimensional.
Para o que tem a quarta dimensão (aqui o tempo), eu só vejo uma "seção" de cada vez. E vejo-a como se os elementos se modificassem.
Considerando-se o conceito de um criador de todas as dimensões, ele estará no nível máximo de todas elas, ou seja, as vê todas simultaneamente.
Beijos
Makoto, parabéns por sua instigante pergunta! Propiciou um nível de respostas muito bom, especialmente da Paris Whitney e do Frei Bento, do Assis e da Maria Regina.
Bem, deixee-me colocar mais uma questão, a saber, da "revolução copernicana" de Kant: Antes de Kant, nós estávamos no espaço e no tempo, depois de Kant, o espaço e o tempo estão em nós". Não me lembro do livro e autor da frase. Mas na "Crítica de Razão Pura" o espaço é uma forma de intuição externa e o tempo, interna.
Um abraço!
Deus seria a gravidade?
Diz a religião na qual Jesus cresceu aqui na Terra, que, ao acharmos uma resposta certa, o mais importante é acharmos então a pergunta mais certa pra ela rsss
Deus É.
E o comportamento dEle É absoluto.
Então se comporta com o o tempo com o mesmo senhorio que se comporta "em relação" às outras criaturas.
A resposta serve para isso:
A forma de identificar se foi diante de Deus que estiveste, ou se diante de uma alucinação, é justamente essa, o tempo.
Apenas Deus está além de todos os pontos instantes dos 5 cm da linha, e cobre toda a tua folha.
Estar diante de Deus é algo que não aceita conjugação de tempo.
Se estás, estiveste e estarás.
Se estiveste, estás e estarás.
Esse instante diante dEle, não tem como ficar pra ti dentro de uma escala de tempo.
Simultaneamente passa a acontecer em todos os pontos/instantes do teu presente, passado e futuro.
Se Ele está realmente diante de ti agora, então ele está em todos os tempos aos quais tu, (mas não Ele), está sujeito.
Ele É.
A Paz de Jesus.
a ciência já sabe por meio da lei da relatividade que o tempo faz parte da matéria, tempo espaço massa,
e que em certas regiões do espaço não existe tempo e que o tempo ele não flui como um rio, ele / existe e e´estático,
eu na minha santa ingnorancia imagino que do outro lado da vida não existe tempo, não da forma como conhecemos, e infelizmente devido a não conhecermos sequer podemos imaginar como é
Tempo é algo incompreensível (ou falsamente compreensível) para a esmagadora maioria das pessoas, mas sabe-se que o tempo não passa da mesma maneira para todos no universo, pois depende da velocidade que nos encontramos. No plano espiritual o entendimento piora de vez, portanto não há uma resposta satisfatória para sua pergunta.
Makoto, o tempo para nós é a relação do movimento de rotação e translação da Terra.
Se sairmos do controle da Terra, este tempo é diferente, pois a relação passa a ser outra.
Parece q Ele poderia fazer isso se assim quisesse. Einstein disse q era impossível recuar no tempo, apenas avançar. Cálculos modernos dizem q tb é possível recuar no tempo - Teoria das super cordas.
Entretanto, ao analisar a bíblia, notamos q Deus acompanha sua lei estabelecida, quer dizer, Ele permanece no mesmo tempo nosso. Contudo, qd necessário Ele 'abre a janela do futuro' dá uma espiada e toma suas providências, mas Ele não faz isso deliberadamente e sim apenas qd necessário para seus propósitos...