Escolaridade nas religiões no Brasil?

"Para o ano 2000, a média de anos de escolaridade

dos membros declarados do candomblé e da umbanda foi de 7,2 anos,

quando a média da população total do Brasil era igual a 5,9 anos, a dos espíritas kardecistas 9,6 anos, a dos católicos 5,8 anos e a dos evangélicos pentecostais 5,3 anos. "

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n52/a15v1852.pdf, (Scientific Eletronic Library Online), p. 234.

Minha pergunta:

Como vc definiria o resultado desta pesquisa?

Update:

Nec's...

Eu li sim.

"Certamente esse segmento (brancos), que não é a maioria, declara-se afrobrasileiro

no quesito de religião do censo com maior freqüência que os pobres e

negros." Mas o que tem de errado nos brancos serem de religiões afros?

"Uma das mais profundas mudanças observadas no candomblé nas últimas

décadas do século XX foi sua universalização, quando passou de religião étnica a

religião de todos, com a incorporação, entre seus seguidores, de novos adeptos

de classe média e de origem não africana. "

Comments

  • Segundo a pesquisa um mito cai por terra:

    - De que seguidores dos culto afro e umbanda seria analfabetos e iletrados. Sim existe pessoa de baixa escolaridade na Umbanda e estamos aberto a todos que de boa vontade e amor queiram servir a DEUS auxiliando ao próximo.

    No casa que participo tem engenheiro do programa espacial brasileiro que representa o Brasil junto a China, temos psicólogas (3, uma brasileira e 2 francesas). Temos engenheiros de transmissão da rede globo.

    Já tivemos uma Física da Universidade do Chile, mas esta retornou para seu país. Além de uma egípcia e 2 bolivianas, todas com doutorado.

    No meio acadêmico as religiões mediunicas tem despertado mais interesse que o ateísmo.

    Eu infelizmente sou um simples bacharel em História.

  • Oieee Lee ,

    Na verdade esse pequeno trecho está fora do CONTEXTO TOTAL do texto referido.

    Vejamos o trecho ampliado

    "Uma das mais profundas mudanças observadas no candomblé nas últimas

    décadas do século XX foi sua universalização, quando passou de religião étnica a

    religião de todos, com a incorporação, entre seus seguidores, de novos adeptos

    de classe média e de origem não africana. Segundo o censo demográfico do

    IBGE, apenas 16,7% dos umbandistas se constituíam, no ano 2000, de pessoas

    que declararam ser de cor preta, cifra que para os dos adeptos do candomblé

    também foi expressivamente pequena: 22,8%. Surpreendentemente, o censo de

    2000 mostrou também que as religiões afro-brasileiras apresentaram a segunda

    maior média de anos de escolaridade de seus seguidores declarados, ficando atrás

    apenas do espiritismo kardecista, religião sabidamente de classe média e de seguidores

    com escolaridade elevada. Para o ano 2000, a média de anos de escolaridade

    dos membros declarados do candomblé e da umbanda foi de 7,2 anos,

    quando a média da população total do Brasil era igual a 5,9 anos, a dos espíritas kardecistas 9,6 anos, a dos católicos 5,8 anos e a dos evangélicos pentecostais 5,3

    anos. SÃO INDICADORES INEQUÍVOCOS DA PENETRAÇÃO DA CLASSE MÉDIA BRANCA ESCOLARIZADA. CERTAMENTE ESSE SEGMENTO, QUE NÃO É A MAIORIA, DECLARA-SE AFROBRASILEIRO NO QUESITO DE RELIGIÃO DO CENSO COM MAIOR FREQÜÊNCIA QUE OS POBRES E NEGROS "

    Bom, a própria pesquisa do IBGE assume que traz inequívocos quanto aos dados.

    Frente a isso lendo a matéria completa concordo que os entrevistados não sabem se auto classificar em renda ,instrução e etnia..

    Como classificar grau de instrução se os proprios entrevistados não sabem se pertencem a etnia branca ,negra ou se são catolicos (pois frequentam centros ) ou espiritas que cultuam santos catolicos e são adeptos ao sincretismo ?

    Pessoas que não sabem nem o que se dispõem a crer.

    Leiam a matéria completa e entenderam as colocações.

    Resumindo defino o resultado como o próprio IBGE :INCONCLUSIVO !!!

    é isso...Hugs For You !!!

  • É outro indicativo da realidade da sociedade brasileira.

    Isto é algo que pode ser percebido facilmente por aqui.

  • Olá Lee Amy.

    Como diz o meu avô "quanto mais se estuda mais a mente fica aberta e ampla ao conhecimento matando a ignorancia".Porem existem religiosos que mesmo tendo um baixo nivel de escolaridade,possuem uma sabedoria de vida e cientifica invejavel a muitos letrados e universitarios que acham que sabem tudo e mais um pouco,porem sem duvida a escolaridade influi negativamente ou positivamente na educação e na perpepção do mundo e do ser humano em si livrando o homem da ignorancia da falta de conhecimento que o conduz a alienação total.

    No Brasil o que me preocupa é o crescimento do ramo pentecostal que em minha opinião é o cancer brasileiro,pois atrai pessoas sem estudo e que não tem discernimento e senso critico para julgar as coisas se tornando presa facil de lideres fanaticos e gananciosos que tornam essas pessoas escravas da Biblia ao faze las crer cegamente nela a ponto de negar coisas obvias a aceitaveis do mundo e principalmente as descobertas da ciencia que contrariam a Biblia em si e muitos pastores se utilizam dela a bel prazer para lucrar e ganhar dinheiro as custas da burrice e da ignorancia geradas pela falta da educação e conhecimento.

    Abraços do Ramon Gladiador Azul.

  • Com certeza mostra um painel, deve ser analizado para compreensão das políticas educacionais e a renovação das Bibliotecas Brasileiras na aquisição de Livros que contemplem seus leitores que segundo vejo dá destaque aos Espíritas e Espiritualistas em detrimento das Religiões Abstracionistas que detem o poder político e econômico no País e que mesmo sem saber criam um país conivente com a situação de exclusão da maioria. Axé a todos, ótima pergunta.

  • Nível de escolaridade tem tudo a ver com nível de renda familiar, portanto acho que representa bem o universo brasileiro. Ficou faltando os dados de judeus e ateus que, imagino, sejam altos.

  • Muito interessante esse censo. Comprovou algumas coisas que já havia observado, como o baixo grau de escolaridade dos evangélicos (estou sendo ofensivo, sim). Mas fiquei surpreso com o pessoal do candomblé (agora não estou querendo ser ofensivo).

    Pena que faltou a média dos ateus e agnóssticos, que acredito eu, deve ser razoavelmente alta.

  • E daí?

  • Hoje em dia os Pastores incentivam os membros a estudarem, creio que essa nova geração de Fieis vem com melhor escolaridade.

Sign In or Register to comment.